Modelação de problemas utilizando a Teoria de Grafos: uma aplicação ao estudo da gestão do material circulante numa rede metropolitana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/726 |
Resumo: | Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
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Modelação de problemas utilizando a Teoria de Grafos: uma aplicação ao estudo da gestão do material circulante numa rede metropolitanaMaterial circulanteOtimizaçãoGestão de frotaTeoria de grafosRelatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.O planeamento de uma rede ferroviária pode ser perspetivado de diferentes modos. Terá de se estudar a necessidade de ligações, desenhar a rede de linhas, estabelecer horários de circulação, contratar funcionários, adquirir material circulante, definir um plano de manutenção, antecipar a resposta a condições adversas, etc.. Neste âmbito, a classe de problemas que é usualmente denominada na literatura inglesa por problemas de rolling stock é posterior à definição dos horários de circulação de comboios e foca-se na alocação do material circulante disponível aos serviços previstos durante um determinado período horário, isto é, às viagens previstas nos horários dos comboios. Pretende-se gerir esse material de forma a que os custos sejam minimais, custos esses que estão geralmente relacionados com a realização de viagens sem passageiros ou com tempo de inatividade de comboios nas estações. Problemas de rolling stock podem ser descritos em linguagem matemática recorrendo-se à teoria dos grafos. Tipicamente, estações de comboios nos instantes de tempo de abertura e fecho da rede e nos restantes instantes em que sejam referidas nos horários, serão os vértices de um grafo que ilustrará o papel de cada unidade circulante ao longo de um dia. Serão representadas por arestas todas as possibilidades de movimentação dos comboios, bem como os seus períodos de inatividade. Das restrições impostas pela realidade física e pelo operador da rede resulta um sistema de equações e inequações, que serão consideradas em conjunto com uma função objetivo que se pretende minimizar. O objetivo principal deste relatório é a modelação e resolução de um problema de rolling stock inspirado no metro do Porto. Será considerado um exemplo em que tomamos apenas três linhas, mas que é facilmente generalizável a situações mais complexas. Recorremos ao software de otimização Lingo para a resolução numérica desse problema, conseguindo desta forma, indicar quantos comboios são necessários para assegurar a prestação dos serviços previstos, bem como de que forma deverão ser movimentados.IC-OnlineAbel, Carlos Alberto Sequeira B.2013-01-23T16:43:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.702998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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