Work engagement e a satisfação: o papel das recompensas na organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/48195 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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Work engagement e a satisfação: o papel das recompensas na organizaçãoWork engagement and satisfaction: the role of rewards at the organizationSatisfaçãoRecompensasEngagementSatisfactionRewardsEngagementCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO engagement representa uma forma de relação positiva com o trabalho, que influência significativamente a performance dos trabalhadores e a satisfação no trabalho (Harter, J. K., Schmidt, F. L., & Hayes, T. L., 2002). A literatura mostra-nos que os benefícios, as recompensas e o apoio da organização promovem o engagement dos indivíduos (Schaufeili & Baker, 2004). O presente estudo visa verificar se existe uma relação entre a satisfação e o engagement e se as recompensas fornecidas influenciam estas duas dimensões. De forma avaliar a satisfação, foi utilizada a adaptação do Job Satisfaction Survey, por João Malheiro (2009) e para avaliar o engagement, o Uretch Work Engagement (UWES-9), adaptado por Santos (2011). Através do questionário biográfico, elaborei questões acerca das recompensas fornecidas pela organização. Os resultados obtidos evidenciam uma correlação positiva entre o engagement e a satisfação. Os resultados apontam para uma maior satisfação nos trabalhadores que recebem “comissões”, “custos de educação e formação” assumidos pela organização, quem usufrui “condições” e “ferramentas de trabalho” e “despesas de representação”. No entanto, maior engagement não parece estar relacionado com quem recebe “seguro de saúde”. O nível salarial parece não comprometer significativamente os níveis de satisfação, mas parece contribuir para os níveis de engagement.Engagement represents a positive form of work, which significantly influences workers' performance and job satisfaction (Harter, J. K., Schmidt, F. L., & Hayes, T. L, 2002). The literature shows us that the benefits, rewards and support of the organization promote the engagement of individuals (Schaufeili and Baker, 2004). In this sense, the present study aims to verify if there is a relationship between satisfaction and engagement and if the rewards provided by the organization influence these two dimensions. In order to evaluate satisfaction, an online questionnaire was developed, where the Job Satisfaction Survey was adapted by João Malheiro (2009) and Uretch Work Engagement (UWES-9), adapted by Santos (2011). To address the rewards, through the biographical questionnaire, we raised questions about the rewards provided by the organization. The results obtained evidenced a positive correlation between engagement and satisfaction. The exploratory factorial analysis points to significant results for those who receive rewards, specifically “commissions”, “education and training”, “work tools”, “representation expenses” and “good conditions” at satisfaction level. However, greater engagement does not seem to be related to who gets “health insurance”. The salary level does not seem to significantly compromise levels of satisfaction and engagement.Veloso, Ana Luísa de Oliveira MarquesUniversidade do MinhoFernandes, Ana Francisca Barbosa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48195por201718766info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:59.610162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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