Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Leitão, Leopoldo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.192
Resumo: Este estudo exploratório, ao considerar a Equitação Terapêutica como uma área de intervenção tridimensional, pretendeu enfatizar alguns dos aspectos relacionais implícitos e averiguar se, após a aplicação da Equitação Psico-Educacional – EPE (uma sessão semanaldurante dezasseis semanas), em cinco crianças (entre os cinco e os dez anos) diagnosticadas com autismo,se registariam: melhorias ao nível do desenvolvimentoe do comportamento; dados que pudessem confirmar a eficácia do tratamento; progressos na adequação de cada participante às diferentes tarefas propostas no decurso das sessões. A metodologia utilizada centrou-se na redacção integral de todas as sessões; na utilização da Grelha de Observação (individual/sessão) para Equitação Psico-Educacional (EPE), com crianças autistas; na aplicação, aos participantes, do Psychoeducational Profile Revised (Schopler et al.,1994) antes (teste) e depois (reteste) da aplicação do tratamento; na aplicação quinzenal, aos pais, do Autism Treatment of Evaluation Checklist (Rimland &Edelson, 2000); e, por último, na utilização de técnicas de audiovisual, com uma periodicidade mensal.Os resultados mostraram-se concordantes com a totalidade das hipóteses colocadas. Estas evidências convidam a uma reflexão sobre a importância do papel catalizador do cavalo, no seio de uma “nova relação” técnico-criança, que deve ser investida como central e transformadora.
id RCAP_0f97fa12132bef0d70fe07958b2e453b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismoequitação psico-educacional; autismo; relação terapêutica; núcleo interventivo transformador; psicoterapia; reabilitaçãoEste estudo exploratório, ao considerar a Equitação Terapêutica como uma área de intervenção tridimensional, pretendeu enfatizar alguns dos aspectos relacionais implícitos e averiguar se, após a aplicação da Equitação Psico-Educacional – EPE (uma sessão semanaldurante dezasseis semanas), em cinco crianças (entre os cinco e os dez anos) diagnosticadas com autismo,se registariam: melhorias ao nível do desenvolvimentoe do comportamento; dados que pudessem confirmar a eficácia do tratamento; progressos na adequação de cada participante às diferentes tarefas propostas no decurso das sessões. A metodologia utilizada centrou-se na redacção integral de todas as sessões; na utilização da Grelha de Observação (individual/sessão) para Equitação Psico-Educacional (EPE), com crianças autistas; na aplicação, aos participantes, do Psychoeducational Profile Revised (Schopler et al.,1994) antes (teste) e depois (reteste) da aplicação do tratamento; na aplicação quinzenal, aos pais, do Autism Treatment of Evaluation Checklist (Rimland &Edelson, 2000); e, por último, na utilização de técnicas de audiovisual, com uma periodicidade mensal.Os resultados mostraram-se concordantes com a totalidade das hipóteses colocadas. Estas evidências convidam a uma reflexão sobre a importância do papel catalizador do cavalo, no seio de uma “nova relação” técnico-criança, que deve ser investida como central e transformadora.ISPA - Instituto Universitário2012-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.192https://doi.org/10.14417/ap.192Análise Psicológica; Vol 22, No 2 (2004); 335-354Análise Psicológica; Vol 22, No 2 (2004); 335-3541646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/192http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/192/pdfGonçalves Leitão, Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:20Zoai:ojs.localhost:article/192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:46.133154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
title Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
spellingShingle Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
Gonçalves Leitão, Leopoldo
equitação psico-educacional; autismo; relação terapêutica; núcleo interventivo transformador; psicoterapia; reabilitação
title_short Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
title_full Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
title_fullStr Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
title_full_unstemmed Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
title_sort Relações terapêuticas: Um estudo exploratório sobre Equitação Psico- -Educacional (EPE) e autismo
author Gonçalves Leitão, Leopoldo
author_facet Gonçalves Leitão, Leopoldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Leitão, Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv equitação psico-educacional; autismo; relação terapêutica; núcleo interventivo transformador; psicoterapia; reabilitação
topic equitação psico-educacional; autismo; relação terapêutica; núcleo interventivo transformador; psicoterapia; reabilitação
description Este estudo exploratório, ao considerar a Equitação Terapêutica como uma área de intervenção tridimensional, pretendeu enfatizar alguns dos aspectos relacionais implícitos e averiguar se, após a aplicação da Equitação Psico-Educacional – EPE (uma sessão semanaldurante dezasseis semanas), em cinco crianças (entre os cinco e os dez anos) diagnosticadas com autismo,se registariam: melhorias ao nível do desenvolvimentoe do comportamento; dados que pudessem confirmar a eficácia do tratamento; progressos na adequação de cada participante às diferentes tarefas propostas no decurso das sessões. A metodologia utilizada centrou-se na redacção integral de todas as sessões; na utilização da Grelha de Observação (individual/sessão) para Equitação Psico-Educacional (EPE), com crianças autistas; na aplicação, aos participantes, do Psychoeducational Profile Revised (Schopler et al.,1994) antes (teste) e depois (reteste) da aplicação do tratamento; na aplicação quinzenal, aos pais, do Autism Treatment of Evaluation Checklist (Rimland &Edelson, 2000); e, por último, na utilização de técnicas de audiovisual, com uma periodicidade mensal.Os resultados mostraram-se concordantes com a totalidade das hipóteses colocadas. Estas evidências convidam a uma reflexão sobre a importância do papel catalizador do cavalo, no seio de uma “nova relação” técnico-criança, que deve ser investida como central e transformadora.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.192
https://doi.org/10.14417/ap.192
url https://doi.org/10.14417/ap.192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/192
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/192/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 22, No 2 (2004); 335-354
Análise Psicológica; Vol 22, No 2 (2004); 335-354
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131594640850944