Biblioteca escolar - sala de aula: parceiros na promoção da literacia da informação: estudo de caso numa escola de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Alice Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15040
Resumo: Este estudo escolhe como tema principal a Literacia da Informação e a necessidade de os professores bibliotecários e os professores das turmas se assumirem como parceiros na sua implementação para que o desempenho dos alunos melhore e a Escola cumpra a sua missão de preparar cidadãos ativos e capazes. A metodologia utilizada, de índole qualitativa, usa o estudo de caso único intrínseco, tendo sido utilizados como instrumentos: o inquérito por questionário, a análise de documentos, a observação direta, a entrevista e notas de campo. Está organizado em duas partes principais: abordagem teórica e estudo empírico. Na primeira parte faz-se uma revisão da literatura procurando recuperar, por um lado, leituras de contextualização e diplomas legais/normativos; por outro, leituras de referência tendo em conta a aproximação ao tema da literacia da informação e das práticas pedagógicas que a potenciam. Parte-se do pressuposto de que é possível, através do trabalho colaborativo envolvendo a equipa da biblioteca escolar e os professores das disciplinas, elevar os níveis de literacia da informação dos alunos fomentando a aprendizagem baseada em trabalho de pesquisa. A segunda parte do trabalho apresenta o estudo empírico realizado numa escola básica de 2.º e 3.ºciclos de Évora. O estudo realizado evidencia o muito trabalho a fazer para que o desenvolvimento da literacia da informação seja uma realidade. A escola e os seus órgãos pedagógicos precisam de planificar um processo de ensino efetivo da literacia da informação. Se se pretender um trabalho consistente, não chega elaborar materiais de apoio, escolher um guião de pesquisa e dinamizar atividades isoladas. É necessário traçar um plano de ação concertada entre os professores das disciplinas e os professores bibliotecários de forma a integrar a literacia da informação na prática dos alunos ao longo do percurso escolar; ABSTRACT:This study chooses as its main theme the Information Literacy and the need for teacher librarians and class teachers to assume as partners in its implementation to improve student performance and to help the school fulfill its mission of preparing capable and active citizens. The used methodology of qualitative nature, uses the intrinsic single case study, having been used as instruments: a survey by questionnaire, document analysis, direct observation, interviews and field notes. It is organized into two main parts: theoretical approach and an empirical study. In the first part a literature review is made seeking to recover on the one hand, background readings and legal acts / rules; and, on the other hand, readings of reference taking into account the approach to the issue of information literacy and the pedagogical practices that potentiate it. It takes it from the assumption that it is possible through the collaborative work involving the school library team and the teachers, to raise the levels of information literacy of the students by promoting learning based on research work. The second part of the paper presents the empirical study made in a 2nd and 3rd cycles basic school at Évora. The study evidences the much work to be done so that the development of information literacy can be a reality. The school and its pedagogical bodies need to plan a process of effective teaching of information literacy. If a consistent work is wanted it is not enough to produce support materials, choose a research guide and stimulate isolated research activities. It is necessary to draw a plan of concerted action between the subject teachers and the librarian teachers so as to integrate information literacy in the practice of the students throughout their school time.
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