Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4510 |
Resumo: | A presente investigação foca-se no bullying, que é um tema que tem vindo a ser alvo de grande atenção em meio escolar. Desenvolveu-se um estudo retrospectivo, que pretende contribuir para um maior conhecimento deste fenómeno em Portugal. O problema de investigação, consiste em averiguar até que ponto os indivíduos dos cinco grupos (não-envolvidos, testemunhas, bullies, vítimas e bully/vítimas) se sentem satisfeitos com a sua vida actual, através da resposta a um questionário de autorelato online que inclui quatro dimensões: bullying retrospectivo, bem-estar subjectivo, auto-estima e satisfação com o suporte social. Participaram no estudo 616 jovens-adultos, com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, que relataram as experiências de bullying ocorridas durante o seu período escolar, enquanto testemunhas (39,3%), bullies (4,2%), vítimas (23,2%), bully/vítimas (4,4%), ou não-envolvidos (28,9%). Os participantes do sexo masculino referiram um maior envolvimento em situações de bullying escolar, quer como bullies, quer como bully/vítimas, mas não se registaram diferenças significativas em relação à idade. Nas vítimas encontraram-se diferenças significativas quando comparadas com os não-envolvidos, nomeadamente menor percepção de bem-estar subjectivo (maior presença de afectos negativos e ausência de afectos positivos e menor satisfação com a vida), menor auto-estima e menor satisfação com o suporte social, sendo que as variáveis dependentes em estudo se encontram positivamente relacionadas. São portanto, extremamente necessários, programas preventivos e de intervenção que reduzam tais consequências, a longo prazo, nos indivíduos que experienciaram situações de bullying escolar, sobretudo para as vítimas que mantêm um perfil de risco ao longo dos anos. |
id |
RCAP_0fa1f0c87f8f03701c039b1913ab2714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4510 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuaisBullying retrospectivoAuto-estimaBem-estar subjetivoSuporte socialRetrospective bullyingSelf-esteemSubjective well-beingSocial supportA presente investigação foca-se no bullying, que é um tema que tem vindo a ser alvo de grande atenção em meio escolar. Desenvolveu-se um estudo retrospectivo, que pretende contribuir para um maior conhecimento deste fenómeno em Portugal. O problema de investigação, consiste em averiguar até que ponto os indivíduos dos cinco grupos (não-envolvidos, testemunhas, bullies, vítimas e bully/vítimas) se sentem satisfeitos com a sua vida actual, através da resposta a um questionário de autorelato online que inclui quatro dimensões: bullying retrospectivo, bem-estar subjectivo, auto-estima e satisfação com o suporte social. Participaram no estudo 616 jovens-adultos, com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, que relataram as experiências de bullying ocorridas durante o seu período escolar, enquanto testemunhas (39,3%), bullies (4,2%), vítimas (23,2%), bully/vítimas (4,4%), ou não-envolvidos (28,9%). Os participantes do sexo masculino referiram um maior envolvimento em situações de bullying escolar, quer como bullies, quer como bully/vítimas, mas não se registaram diferenças significativas em relação à idade. Nas vítimas encontraram-se diferenças significativas quando comparadas com os não-envolvidos, nomeadamente menor percepção de bem-estar subjectivo (maior presença de afectos negativos e ausência de afectos positivos e menor satisfação com a vida), menor auto-estima e menor satisfação com o suporte social, sendo que as variáveis dependentes em estudo se encontram positivamente relacionadas. São portanto, extremamente necessários, programas preventivos e de intervenção que reduzam tais consequências, a longo prazo, nos indivíduos que experienciaram situações de bullying escolar, sobretudo para as vítimas que mantêm um perfil de risco ao longo dos anos.The present investigation focuses on bullying, a topic which has been the target of great attention within the school environment. A retrospective study was performed in order to contribute to a better understanding of this phenomenon in Portugal. The focus of the investigation is to determine the extent of self satisfaction and happiness of people within the following five groups; those with no involvement in bullying, those who have witnessed bullying, the bullies themselves, victims of bullying and those who have been both bullies and victims. The subjects were asked to respond to an online questionnaire relating to the following topics; retrospective bullying, subjective well being, self-esteem and satisfaction with social support. The study consisted of 616 young adult participants aged between 23 and 40 years, who described their experiences of bullying during their school years as belonging to the following categories; bystanders (39.3%), bullies (4.2%), victims (23.2%); bully/victims (4.4%) and uninvolved (28.9%). A higher proportion of those involved in situations of school bullying, either as bullies or both bullies and victims of bullying, were male participants, with no significant correlation with age observed. When comparing the responses of the uninvolved to those who were victims of bullying, significant differences were observed. Victims of bullying displayed a lower perception of their subjective well being (as demonstrated by a greater presence of negative emotions, lack of positive emotions and less life satisfaction), less self esteem and a lower satisfaction with social support, and the dependent variables within the study are found to be positively related. The results of the study therefore show that it is extremely necessary to introduce preventative and intervention programmes in order to reduce the long-term consequences on those who were subjects of bullying during their school years, especially for those who maintain a profile of high risk throughout the years.2013-02-04T15:31:04Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4510porLobo, Liliana Filipa Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:15.511396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
title |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
spellingShingle |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais Lobo, Liliana Filipa Dionísio Bullying retrospectivo Auto-estima Bem-estar subjetivo Suporte social Retrospective bullying Self-esteem Subjective well-being Social support |
title_short |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
title_full |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
title_fullStr |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
title_full_unstemmed |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
title_sort |
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais |
author |
Lobo, Liliana Filipa Dionísio |
author_facet |
Lobo, Liliana Filipa Dionísio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Liliana Filipa Dionísio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying retrospectivo Auto-estima Bem-estar subjetivo Suporte social Retrospective bullying Self-esteem Subjective well-being Social support |
topic |
Bullying retrospectivo Auto-estima Bem-estar subjetivo Suporte social Retrospective bullying Self-esteem Subjective well-being Social support |
description |
A presente investigação foca-se no bullying, que é um tema que tem vindo a ser alvo de grande atenção em meio escolar. Desenvolveu-se um estudo retrospectivo, que pretende contribuir para um maior conhecimento deste fenómeno em Portugal. O problema de investigação, consiste em averiguar até que ponto os indivíduos dos cinco grupos (não-envolvidos, testemunhas, bullies, vítimas e bully/vítimas) se sentem satisfeitos com a sua vida actual, através da resposta a um questionário de autorelato online que inclui quatro dimensões: bullying retrospectivo, bem-estar subjectivo, auto-estima e satisfação com o suporte social. Participaram no estudo 616 jovens-adultos, com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, que relataram as experiências de bullying ocorridas durante o seu período escolar, enquanto testemunhas (39,3%), bullies (4,2%), vítimas (23,2%), bully/vítimas (4,4%), ou não-envolvidos (28,9%). Os participantes do sexo masculino referiram um maior envolvimento em situações de bullying escolar, quer como bullies, quer como bully/vítimas, mas não se registaram diferenças significativas em relação à idade. Nas vítimas encontraram-se diferenças significativas quando comparadas com os não-envolvidos, nomeadamente menor percepção de bem-estar subjectivo (maior presença de afectos negativos e ausência de afectos positivos e menor satisfação com a vida), menor auto-estima e menor satisfação com o suporte social, sendo que as variáveis dependentes em estudo se encontram positivamente relacionadas. São portanto, extremamente necessários, programas preventivos e de intervenção que reduzam tais consequências, a longo prazo, nos indivíduos que experienciaram situações de bullying escolar, sobretudo para as vítimas que mantêm um perfil de risco ao longo dos anos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2011-11 2013-02-04T15:31:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4510 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134864485646336 |