O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ana Rita Marques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Arriaga, Sofia (Orientadora), Amaral, Inês (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/520
Resumo: O bullying, visto como “um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e sistemático, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros” (Souza, Simão & Caetano, 2014, pg. 582) existe desde sempre, embora seja considerado recente o seu estudo, enquanto fenómeno com grande impacto, principalmente na vida das crianças e jovens. E as novas tecnologias trouxeram uma nova dimensão ao bullying tradicional – o cyberbullying - ou seja, a violência perpetrada através da internet. Havendo um vínculo estreito entre os dois conceitos, e estando tão presentes na sociedade contemporânea, principalmente entre os adolescentes, sentimos necessidade de desenvolver uma investigação mais profunda sobre esta temática. Optámos assim por correlacionar o bullying, com o cyberbullying, com o apoio social e ainda com o isolamento, porque é relevante e urgente compreender a ligação entre estes fenómenos. Procurámos então saber se na sociedade atual, os jovens que se sentem mais satisfeitos com o apoio que recebem dos outros, estão menos sujeitos ao bullying/cyberbullying (quer seja como vítimas ou como agressores) e se há também alguma relação com o isolamento, dado que esta geração parece mais afastada das relações offline, entre outros fatores devido ao tempo que passam na internet. Neste sentido, o nosso interesse final está na prevenção e intervenção com os jovens e com as relações interpessoais que vivenciam. O estudo incidiu sobre alunos do 3º ciclo de uma escola portuguesa, tendo uma amostra de 145 alunos, com uma idade média de 13,52 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados consistiram num Questionário Sociodemográfico, no EVAE - Escala de vitimização e agressão escolar (Cunha,S.M-s/d); no CQ_A-Questionário Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villardón, & Padilla, 2009 - cuja versão portuguesa foi traduzida e adaptada por Pinto e Cunha, em 2011); na ESSS- Escala da Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, J., 1999) e um Questionário sobre a utilização da internet, criado por nós. Concluímos sumariamente que, nos resultados obtidos, não se confirmaram diferenças estatisticamente significativas na EVAE, CBQ E CBQ-V. No entanto, verificámos diferenças estatisticamente significativas na ESSS, mais concretamente nas dimensões da Satisfação com a Família, na Intimidade e na Atividade Social. / Bullying is seen as “a conscious, intentional, hostile and systematic behaviour, from one or more people, with harmful intent towards others” (Souza, Simão & Caetano, 2014, p. 582). Even though its study is considered recent, bullying as a phenomenon of great impact particularly in the lives of children and juveniles has always existed. Additionally, the new technologies have brought a new dimension to the traditional bullying – cyberbullying – i.e. violence attained through the Internet. There is a close relation between these two concepts and being so prevalent in present-day society, especially amongst adolescents, we have identified a need to develop a more in depth research on this subject. We correlate bullying, cyberbullying, social support and isolation aiming to understand the relevant and crucial connections between these occurrences. We then inquired if in nowadays society the youths who feel more fulfilled with the support they receive from others, are less exposed to bullying/cyberbullying (either as victims or aggressors) and if there is any correlation with isolation, as this generation appears more absent of offline relationships, due, among other factors, to the time they expended on the Internet. Our ultimate goal lies in the prevention and intervention with the youths and with the interpersonal relationships they experience. The study focused on students from the 3rd cycle of basic education from a Portuguese school, with a sample of 145 students with a mean age of 13.52 years old. The data was collected using tools such as a Sociodemographic Questioner, a scholar victimization and aggression scale: EVAE (Cunha,S.M-s/d), a Cyberbullying Questioner: CQ_A-Questionário Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villardón, & Padilla, 2009 – Portuguese version translated and adapted by Pinto e Cunha, in 2011), a scale of social support satisfaction: ESS (Ribeiro, J., 1999) and an internet usage Questioner developed by us. In summary, we concluded that the acquired results do not confirm statically significant differences between EVAE, CBQ and CBQ-V. However, statistical differences were observed in ESSS, more specifically in areas of Family Satisfaction, Intimacy and Social Activity.
id RCAP_b709c8e0910eab27a2275366837e2b91
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.Bullying - BullyingCyberbullying - CyberbullyingSuporte Social - Social SupportO bullying, visto como “um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e sistemático, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros” (Souza, Simão & Caetano, 2014, pg. 582) existe desde sempre, embora seja considerado recente o seu estudo, enquanto fenómeno com grande impacto, principalmente na vida das crianças e jovens. E as novas tecnologias trouxeram uma nova dimensão ao bullying tradicional – o cyberbullying - ou seja, a violência perpetrada através da internet. Havendo um vínculo estreito entre os dois conceitos, e estando tão presentes na sociedade contemporânea, principalmente entre os adolescentes, sentimos necessidade de desenvolver uma investigação mais profunda sobre esta temática. Optámos assim por correlacionar o bullying, com o cyberbullying, com o apoio social e ainda com o isolamento, porque é relevante e urgente compreender a ligação entre estes fenómenos. Procurámos então saber se na sociedade atual, os jovens que se sentem mais satisfeitos com o apoio que recebem dos outros, estão menos sujeitos ao bullying/cyberbullying (quer seja como vítimas ou como agressores) e se há também alguma relação com o isolamento, dado que esta geração parece mais afastada das relações offline, entre outros fatores devido ao tempo que passam na internet. Neste sentido, o nosso interesse final está na prevenção e intervenção com os jovens e com as relações interpessoais que vivenciam. O estudo incidiu sobre alunos do 3º ciclo de uma escola portuguesa, tendo uma amostra de 145 alunos, com uma idade média de 13,52 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados consistiram num Questionário Sociodemográfico, no EVAE - Escala de vitimização e agressão escolar (Cunha,S.M-s/d); no CQ_A-Questionário Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villardón, & Padilla, 2009 - cuja versão portuguesa foi traduzida e adaptada por Pinto e Cunha, em 2011); na ESSS- Escala da Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, J., 1999) e um Questionário sobre a utilização da internet, criado por nós. Concluímos sumariamente que, nos resultados obtidos, não se confirmaram diferenças estatisticamente significativas na EVAE, CBQ E CBQ-V. No entanto, verificámos diferenças estatisticamente significativas na ESSS, mais concretamente nas dimensões da Satisfação com a Família, na Intimidade e na Atividade Social. / Bullying is seen as “a conscious, intentional, hostile and systematic behaviour, from one or more people, with harmful intent towards others” (Souza, Simão & Caetano, 2014, p. 582). Even though its study is considered recent, bullying as a phenomenon of great impact particularly in the lives of children and juveniles has always existed. Additionally, the new technologies have brought a new dimension to the traditional bullying – cyberbullying – i.e. violence attained through the Internet. There is a close relation between these two concepts and being so prevalent in present-day society, especially amongst adolescents, we have identified a need to develop a more in depth research on this subject. We correlate bullying, cyberbullying, social support and isolation aiming to understand the relevant and crucial connections between these occurrences. We then inquired if in nowadays society the youths who feel more fulfilled with the support they receive from others, are less exposed to bullying/cyberbullying (either as victims or aggressors) and if there is any correlation with isolation, as this generation appears more absent of offline relationships, due, among other factors, to the time they expended on the Internet. Our ultimate goal lies in the prevention and intervention with the youths and with the interpersonal relationships they experience. The study focused on students from the 3rd cycle of basic education from a Portuguese school, with a sample of 145 students with a mean age of 13.52 years old. The data was collected using tools such as a Sociodemographic Questioner, a scholar victimization and aggression scale: EVAE (Cunha,S.M-s/d), a Cyberbullying Questioner: CQ_A-Questionário Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villardón, & Padilla, 2009 – Portuguese version translated and adapted by Pinto e Cunha, in 2011), a scale of social support satisfaction: ESS (Ribeiro, J., 1999) and an internet usage Questioner developed by us. In summary, we concluded that the acquired results do not confirm statically significant differences between EVAE, CBQ and CBQ-V. However, statistical differences were observed in ESSS, more specifically in areas of Family Satisfaction, Intimacy and Social Activity.ISMTRepositório ISMTGarcia, Ana Rita MarquesArriaga, Sofia (Orientadora)Amaral, Inês (Orientadora)2016-05-05T13:28:33Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:49:40Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:49:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
title O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
spellingShingle O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
Garcia, Ana Rita Marques
Bullying - Bullying
Cyberbullying - Cyberbullying
Suporte Social - Social Support
title_short O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
title_full O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
title_fullStr O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
title_full_unstemmed O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
title_sort O Uso da Internet, o Bullying, o Cyberbullying e o Suporte Social em jovens do 3º Ciclo – Um Estudo não Experimental Correlacional realizado numa Escola Portuguesa.
author Garcia, Ana Rita Marques
author_facet Garcia, Ana Rita Marques
Arriaga, Sofia (Orientadora)
Amaral, Inês (Orientadora)
author_role author
author2 Arriaga, Sofia (Orientadora)
Amaral, Inês (Orientadora)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório ISMT
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ana Rita Marques
Arriaga, Sofia (Orientadora)
Amaral, Inês (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying - Bullying
Cyberbullying - Cyberbullying
Suporte Social - Social Support
topic Bullying - Bullying
Cyberbullying - Cyberbullying
Suporte Social - Social Support
description O bullying, visto como “um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e sistemático, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros” (Souza, Simão & Caetano, 2014, pg. 582) existe desde sempre, embora seja considerado recente o seu estudo, enquanto fenómeno com grande impacto, principalmente na vida das crianças e jovens. E as novas tecnologias trouxeram uma nova dimensão ao bullying tradicional – o cyberbullying - ou seja, a violência perpetrada através da internet. Havendo um vínculo estreito entre os dois conceitos, e estando tão presentes na sociedade contemporânea, principalmente entre os adolescentes, sentimos necessidade de desenvolver uma investigação mais profunda sobre esta temática. Optámos assim por correlacionar o bullying, com o cyberbullying, com o apoio social e ainda com o isolamento, porque é relevante e urgente compreender a ligação entre estes fenómenos. Procurámos então saber se na sociedade atual, os jovens que se sentem mais satisfeitos com o apoio que recebem dos outros, estão menos sujeitos ao bullying/cyberbullying (quer seja como vítimas ou como agressores) e se há também alguma relação com o isolamento, dado que esta geração parece mais afastada das relações offline, entre outros fatores devido ao tempo que passam na internet. Neste sentido, o nosso interesse final está na prevenção e intervenção com os jovens e com as relações interpessoais que vivenciam. O estudo incidiu sobre alunos do 3º ciclo de uma escola portuguesa, tendo uma amostra de 145 alunos, com uma idade média de 13,52 anos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados consistiram num Questionário Sociodemográfico, no EVAE - Escala de vitimização e agressão escolar (Cunha,S.M-s/d); no CQ_A-Questionário Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villardón, & Padilla, 2009 - cuja versão portuguesa foi traduzida e adaptada por Pinto e Cunha, em 2011); na ESSS- Escala da Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, J., 1999) e um Questionário sobre a utilização da internet, criado por nós. Concluímos sumariamente que, nos resultados obtidos, não se confirmaram diferenças estatisticamente significativas na EVAE, CBQ E CBQ-V. No entanto, verificámos diferenças estatisticamente significativas na ESSS, mais concretamente nas dimensões da Satisfação com a Família, na Intimidade e na Atividade Social. / Bullying is seen as “a conscious, intentional, hostile and systematic behaviour, from one or more people, with harmful intent towards others” (Souza, Simão & Caetano, 2014, p. 582). Even though its study is considered recent, bullying as a phenomenon of great impact particularly in the lives of children and juveniles has always existed. Additionally, the new technologies have brought a new dimension to the traditional bullying – cyberbullying – i.e. violence attained through the Internet. There is a close relation between these two concepts and being so prevalent in present-day society, especially amongst adolescents, we have identified a need to develop a more in depth research on this subject. We correlate bullying, cyberbullying, social support and isolation aiming to understand the relevant and crucial connections between these occurrences. We then inquired if in nowadays society the youths who feel more fulfilled with the support they receive from others, are less exposed to bullying/cyberbullying (either as victims or aggressors) and if there is any correlation with isolation, as this generation appears more absent of offline relationships, due, among other factors, to the time they expended on the Internet. Our ultimate goal lies in the prevention and intervention with the youths and with the interpersonal relationships they experience. The study focused on students from the 3rd cycle of basic education from a Portuguese school, with a sample of 145 students with a mean age of 13.52 years old. The data was collected using tools such as a Sociodemographic Questioner, a scholar victimization and aggression scale: EVAE (Cunha,S.M-s/d), a Cyberbullying Questioner: CQ_A-Questionário Cyberbullying (Calvete, Orue, Estevez, Villardón, & Padilla, 2009 – Portuguese version translated and adapted by Pinto e Cunha, in 2011), a scale of social support satisfaction: ESS (Ribeiro, J., 1999) and an internet usage Questioner developed by us. In summary, we concluded that the acquired results do not confirm statically significant differences between EVAE, CBQ and CBQ-V. However, statistical differences were observed in ESSS, more specifically in areas of Family Satisfaction, Intimacy and Social Activity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-05T13:28:33Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/520
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548699669102592