O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2610
Resumo: Trabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
id RCAP_0fb01df711b78b79ea6ac9c44f98cd27
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológicacoordenação pedagógicasaberes docentesformação continuadaeducação profissional e tecnológicapedagogical coordinationteaching knowledgecontinuing educationprofessional and technological educationTrabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SantarémEste estudo está situado no Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém. Refere-se à gestão da formação continuada docente, em um campus do Instituto Federal de Brasília, e objetivou perceber o papel da coordenação pedagógica na formação continuada docente e sua correlação com os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e desenvolvida como estudo de caso, cuja recolha de dados foi por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados demonstrou o reconhecimento de determinados saberes como importantes para atuação na educação profissional e tecnológica; que esses mesmos saberes não estão consolidados e se constituem em lacunas a serem superadas; que a instituição desenvolve uma formação continuada pontual e sem sistematização e planejamento; que, em virtude dessa ausência de planejamento, a formação continuada desenvolvida não contribui para a consolidação dos saberes docentes.This study is located in the Master in Educational Administration, of the Polytechnic Institute of Santarém. It refers to the management of continuing teacher education in a campus of the Federal Institute of Brasília, and aimed to understand the role of pedagogical coordination in continuing teacher education and its correlation with teaching knowledge in professional and technological education. It is a qualitative research, exploratory and developed as a case study, whose data collection was through a semi-structured interview. Data analysis demonstrated the recognition of certain knowledge as important for acting in professional and technological education; that these same knowledge are not consolidated and constitute gaps to be overcome; that the institution develops a continuous formation punctual and without systematization and planning; which, due to this lack of planning, the continued formation developed does not contribute to the consolidation of the teaching knowledge.Barbas, Maria PotesRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémReynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima2019-06-26T15:09:23Z2019-06-052019-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2610TID:202254003por202254003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:47Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:36.583071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
title O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
spellingShingle O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima
coordenação pedagógica
saberes docentes
formação continuada
educação profissional e tecnológica
pedagogical coordination
teaching knowledge
continuing education
professional and technological education
title_short O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
title_full O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
title_fullStr O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
title_full_unstemmed O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
title_sort O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica
author Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima
author_facet Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbas, Maria Potes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Reynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv coordenação pedagógica
saberes docentes
formação continuada
educação profissional e tecnológica
pedagogical coordination
teaching knowledge
continuing education
professional and technological education
topic coordenação pedagógica
saberes docentes
formação continuada
educação profissional e tecnológica
pedagogical coordination
teaching knowledge
continuing education
professional and technological education
description Trabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T15:09:23Z
2019-06-05
2019-06-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2610
TID:202254003
url http://hdl.handle.net/10400.15/2610
identifier_str_mv TID:202254003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202254003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036070813696