A sustentabilidade ambiental na indústria da moda: as identidades do slow fashion e do fast fashion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15556 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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A sustentabilidade ambiental na indústria da moda: as identidades do slow fashion e do fast fashionCriação de valor partilhadoModaIdentidade corporativaSustentabilidade ambientalRelações públicasShared value creationFashionCorporate identityEnvironmental sustainabilityPublic relationsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A responsabilidade social das organizações representa uma área útil na construção da sua identidade, do seu propósito e da sua reputação. Este trabalho debruça-se, em particular, na sua evolução rumo à criação de valor partilhado, em particular, na relação com a identidade corporativa no contexto da sustentabilidade ambiental. O estudo encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na revisão bibliográfica, através de contributos teóricos sobre os conceitos chave. A segunda parte corresponde a estudo comparativo entre marcas de slow fashion e fast fashion, no qual são exploradas as identidades corporativas, o posicionamento sobre sustentabilidade ambiental, assim como a sua comunicação, com o objetivo de compreender de que modo a criação de valor se reflete na identidade das marcas de vestuário slow fashion no contexto da sustentabilidade ambiental. Os resultados revelaram que o conceito de criação de valor partilhado se reflete na identidade das marcas slow fashion, através da linearidade existente entre os valores e missão corporativos com a sustentabilidade ambiental comunicada.ABSTRACT: The social responsibility of organizations represents a useful area in the construction of their identity, purpose and reputation. This study focuses, in particular, on its evolution towards the shared value creation, in particular, on its relationship with corporate identity in the context of environmental sustainability. The study is divided into two parts. The first consists of a literature review, through theoretical contributions on key concepts. The second part focus on a comparative study between slow fashion and fast fashion brands, in which corporate identities, the position on environmental sustainability, as well as their communication are explored, with the intention of understanding how value creation is reflected in the identity of slow fashion clothing brands in a context of environmental sustainability. The results revealed that the concept of shared value is reflected in the identity of slow fashion brands, through the linearity between the values and corporate mission, along with environmental sustainability communicated.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialJorge, Nuno da SilvaRCIPLGodinho, Cláudia do Carmo2023-02-13T15:15:12Z2022-11-232022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15556TID:203188543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:12.396773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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