À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cristiana Sofia da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24583
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0fbd00a15d0e87caf9ed1b16876ad468
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto372.41Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPereira (2006) afirma que “[u]m dos desafios que a sociedade espera da escola, como promotores de competências indispensáveis a uma qualidade de vida pessoal e social, é a criação de hábitos de leitura nos mais jovens.” (p. v). Desta forma, é imprescindível que as crianças percebam a importância da leitura para as suas vidas, não só pelas competências sociais, culturais, emotivas, educativas e curriculares que outorga, mas também pelo gosto e prazer que confere. Este projeto de investigação-ação pretende analisar as conceções relativas à leitura de alunos do 2.º ano de escolaridade. Através da observação foi possível identificar nesta turma um desinteresse por obras de literatura infantil. Assim, pretendia-se analisar como a “magia de um conto” poderia influenciar o gosto pelo ato de ler nestas crianças. Através de um questionário foi possível analisar o ambiente familiar destes alunos, no que confere à realidade literária com que as crianças se deparam todos os dias, assim como sobre o perfil literário dos pais dos mesmos. O questionário foi sujeito a uma análise estatística simples. Com a análise dos dados pôde-se concluir que os alunos, assim como os pais, não atribuem a devida importância à leitura, levando a um projeto que tome como objetivo a promoção da leitura. Neste trabalho são descritas as fases que complementaram o projeto em causa, nomeadamente, a exploração de momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura de obras de literatura infantil. De seguida, estas fases são analisadas tendo em conta os objetivos predeterminados, assim como à luz de toda uma base concetual. Por fim, são consideradas algumas conclusões acerca dos resultados obtidos. Posteriormente são analisadas as aprendizagens que os participantes desta investigação alcançaram, mais propriamente o professor e os alunos. Por fim, são enunciadas as limitações que se sucederam ao longo deste projeto. De modo a dar continuidade ao mesmo são ainda apresentadas algumas propostas de atividades para prosseguimento do mesmo.Pereira (2006) says "one of the challenges that society expects from school, as promoters of essential skills to life and social quality, is creating readings habits in the younger." (p. v.). In this way, it is essential that children realize the importance of reading for their lives, not only by social, cultural, emotional, educational and curriculum which gives, but also by the taste and pleasure. This action-research project intends to analyze the reading concessions of 2nd year primary-school students. Through observation was possible to identify this class a detachment for works of children's literature. So, it was intended to analyze how the magic of stories could influence the taste by the act of reading in these children. Through a questionnaire it was possible to analyze the family environment of these students, in which literary reality with which children face every day, as well as on literary profile of parents. The questionnaire was subject to a simple statistical analysis. With the data analysis might conclude that students, as well as parents, do not give due importance to reading, leading to a project that aims to take the promotion of reading. In this paper are described the phases that complemented the project concerned, inter alia, the exploitation of moments of pre-reading, reading and post reading of works of children's literature. Then, these phases are analyzed taking into account the goals, as well as in the light of an entire conceptual base. Finally, some conclusions are considered on the results obtained. Later on are analyzed the learnings that participants reached in this research, more properly the teacher and the students. Finally, are listed the limitations that followed throughout this project. In order to give continuity to the project are exposed some proposals for future activities.Silva, Carlos M.Universidade do MinhoMoreira, Cristiana Sofia da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:06.801091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
title À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
spellingShingle À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
Moreira, Cristiana Sofia da Silva
372.41
title_short À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
title_full À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
title_fullStr À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
title_full_unstemmed À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
title_sort À descoberta do prazer de ler através da magia de um conto
author Moreira, Cristiana Sofia da Silva
author_facet Moreira, Cristiana Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cristiana Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 372.41
topic 372.41
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24583
url http://hdl.handle.net/1822/24583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133085207363584