Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ângela Maria Castro Bragança
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24507
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português)
id RCAP_ef1c593d69132f82f6e932fc4396d373
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis372.41806.90:372.88372.88:806.90Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português)A disciplina de Língua Portuguesa constitui um lugar crucial no desenvolvimento da capacidade crítica dos indivíduos, e especificamente na formação de leitores críticos. No programa de Português do ensino básico em vigor o aspeto da leitura crítica é abordado de forma insuficiente e pouco clara, apesar de alguns textos recomendados por este documento oficial, nomeadamente textos narrativos ficcionais, apelarem efetivamente a este tipo de leitura. No presente estudo pretende-se conhecer as potencialidades oferecidas pelos textos do cânone literário para o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica. Para tal, discutimos o conceito de leitura crítica, no quadro dos princípios da literacia crítica, enquanto mobilização de estratégias de interrogação dos sentidos que os textos ocultam e da capacidade de um posicionamento desconstrutor desses mesmos sentidos. À luz daquele conceito, procuramos indagar acerca das potencialidades oferecidas pelo texto narrativo “Arroz do Céu”, de José Rodrigues Miguéis, para o desenvolvimento de práticas de literacia crítica e, por conseguinte, de promoção na formação de leitores críticos. A metodologia de análise adotada assenta no método de análise crítica do discurso narrativo ficcional elaborado por John Stephens (1992) e incide sobre dois aspetos da construção da narrativa – Story e Discourse -, ou seja, a análise dos elementos que constituem a história propriamente dita e o modo como esses elementos são codificados, de forma a realizar-se o estabelecimento da Significance, o significado implícito configurador de ideologias, que constituem o âmbito de incidência da atenção do leitor crítico que se quer formar. Da análise efetuada, parece-nos poder concluir que o texto objeto deste estudo oferece um forte potencial configurador do desenvolvimento de práticas de literacia crítica. Por conseguinte, uma leitura deste conto que não inclua a componente crítica aqui defendida é limitativa e potenciadora de reprodução de ideologias conformistas e de estereótipos sociais. O nosso estudo aponta para a necessidade de adoção de práticas de literacia crítica no contexto da aula de língua portuguesa, particularmente no que diz respeito à leitura de textos literários, de forma a permitir a todas as crianças e jovens o recurso a estratégias de construção de um posicionamento libertador e emancipatório.At school, the language subject plays an important role in the development of the individuals’ critical capacity and specifically in the promotion of critical readers. In Portugal, critical reading is insufficiently and unclearly approached in educational official documents, although literary texts children read at school, particularly narrative fictional texts, appeal to this type of critical reading. The present study aims to understand how literary canon texts contribute to the development of critical reading skills through the development of critical literacy practices in the language subject. To this end, we discuss the concepts of critical and critical reading and define the concept of critical literacy as questioning strategies of reading the implicit meanings of the texts and allowing a deconstructive positioning of those meanings. Taking those concepts into account, we studied the potential offered by the narrative "Arroz do Céu”, by José Rodrigues Miguéis, for the development of critical literacy practices. The research methodology adopted is based on the method of critical discourse analysis of narrative fiction developed by John Stephens (1992) and focuses on two aspects of the narrative construction - Story and Discourse - , the elements that constitute the story itself and how these elements are encoded so that the narrative Significance is established, which means the implicit meaning where ideologies operate, the scope of incidence of the critical reader's attention. From the analysis presented here, we seem to be able to conclude that the text object of this study offers a strong potential for Critical Literacy practices in the classroom. Therefore, reading this narrative based on reading methods that do not include the critical component here advocated can mean the reproduction of social stereotypes and the reader’s positioning in limiting and conformist ideologies. Our study shows the importance of critical literacy practices in the context of the language subject classroom, particularly concerning narrative fiction, in order to enable all children and young-adults to build liberating and emancipatory positionings.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoCampos, Ângela Maria Castro Bragança20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:20.850601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
title Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
spellingShingle Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
Campos, Ângela Maria Castro Bragança
372.41
806.90:372.88
372.88:806.90
title_short Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
title_full Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
title_fullStr Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
title_full_unstemmed Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
title_sort Contributos para o entendimento da aula de Português como espaço de promoção de uma literacia crítica : uma leitura crítica de "Arroz do céu", de José Rodrigues Miguéis
author Campos, Ângela Maria Castro Bragança
author_facet Campos, Ângela Maria Castro Bragança
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Iris Susana Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ângela Maria Castro Bragança
dc.subject.por.fl_str_mv 372.41
806.90:372.88
372.88:806.90
topic 372.41
806.90:372.88
372.88:806.90
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24507
url http://hdl.handle.net/1822/24507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133060536467456