Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13289 |
Resumo: | O meu processo de gestão e organização do processo ensino-aprendizagem revelou ser um ciclo de decisões, que torna dependentes as dimensões de planear, conduzir e avaliar. Sustentado na avaliação formativa e no bom clima relacional, o processo ensino-aprendizagem revelou-se profícuo no desenvolvimento dos alunos. O ano de estágio na Escola Básica e Secundária Gama Barros enriqueceu as minhas competências, por se alastrar a áreas nunca antes pensadas e dominadas. A coadjuvação num núcleo de Dança e a interação com populações especiais valorizou o contexto escolhido em Junho de 2015. Este contexto apresenta indicadores socioeconómicos que despertou o interesse em estudar o fenómeno do Bullying nesta escola. Os resultados apresentados, ainda que abaixo dos resultados nacionais apresentados pela UNICEF e pelo Health Behaviour School-aged Children, são alarmantes por afetarem cerca de 270 dentro da população de 1426 alunos. No âmbito da relação com a comunidade, é enaltecida a coadjuvação da direção de turma, a participação e organização de visitas de estudos, assim como a dinamização de atividades para o agrupamento de escolas. |
id |
RCAP_0fc7c1c44fc3d8449499fe677734a0ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemSinergiaCiclo de decisõesAvaliação formativaFeedbackAprendizagens significativasClima relacionalDiferenciação e inclusãoPhysical EducationTeaching-learning processSynergyDecisions cycleFormative assessmentMeaningful learningRelational climateDifferentiation and inclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO meu processo de gestão e organização do processo ensino-aprendizagem revelou ser um ciclo de decisões, que torna dependentes as dimensões de planear, conduzir e avaliar. Sustentado na avaliação formativa e no bom clima relacional, o processo ensino-aprendizagem revelou-se profícuo no desenvolvimento dos alunos. O ano de estágio na Escola Básica e Secundária Gama Barros enriqueceu as minhas competências, por se alastrar a áreas nunca antes pensadas e dominadas. A coadjuvação num núcleo de Dança e a interação com populações especiais valorizou o contexto escolhido em Junho de 2015. Este contexto apresenta indicadores socioeconómicos que despertou o interesse em estudar o fenómeno do Bullying nesta escola. Os resultados apresentados, ainda que abaixo dos resultados nacionais apresentados pela UNICEF e pelo Health Behaviour School-aged Children, são alarmantes por afetarem cerca de 270 dentro da população de 1426 alunos. No âmbito da relação com a comunidade, é enaltecida a coadjuvação da direção de turma, a participação e organização de visitas de estudos, assim como a dinamização de atividades para o agrupamento de escolas.My management and organization of the teaching-learning process have revealed to be a decisions cycle, which turns dependents the dimensions of planning, leading and evaluate. Supported on formative assessment and good relationship climate, the reaching-learning process proved fruitful on the development of students. The internship enriched my skills because it spread to new areas. The assistance to a core dance and the interaction with special populations valued the context chosen in June of 2015. This context presents socioeconomic indicators that sparked interest in studying the phenomenon of bullying in this school. The results presented, although below the national results presented by UNICEF and the Health Behaviour School-aged Children, are alarming to affect about 270 within the population of 1426 students. In the context of the relationship with the community is uplifted the assistance of the class management, participation and organization of extern visits, as well as the promotion of activities for the group of schools.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Tiago Samuel Frade Dias2017-03-13T18:20:10Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13289TID:201684063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:17.478194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias Educação Física Processo ensino-aprendizagem Sinergia Ciclo de decisões Avaliação formativa Feedback Aprendizagens significativas Clima relacional Diferenciação e inclusão Physical Education Teaching-learning process Synergy Decisions cycle Formative assessment Meaningful learning Relational climate Differentiation and inclusion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
author |
Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias |
author_facet |
Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Processo ensino-aprendizagem Sinergia Ciclo de decisões Avaliação formativa Feedback Aprendizagens significativas Clima relacional Diferenciação e inclusão Physical Education Teaching-learning process Synergy Decisions cycle Formative assessment Meaningful learning Relational climate Differentiation and inclusion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Educação Física Processo ensino-aprendizagem Sinergia Ciclo de decisões Avaliação formativa Feedback Aprendizagens significativas Clima relacional Diferenciação e inclusão Physical Education Teaching-learning process Synergy Decisions cycle Formative assessment Meaningful learning Relational climate Differentiation and inclusion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O meu processo de gestão e organização do processo ensino-aprendizagem revelou ser um ciclo de decisões, que torna dependentes as dimensões de planear, conduzir e avaliar. Sustentado na avaliação formativa e no bom clima relacional, o processo ensino-aprendizagem revelou-se profícuo no desenvolvimento dos alunos. O ano de estágio na Escola Básica e Secundária Gama Barros enriqueceu as minhas competências, por se alastrar a áreas nunca antes pensadas e dominadas. A coadjuvação num núcleo de Dança e a interação com populações especiais valorizou o contexto escolhido em Junho de 2015. Este contexto apresenta indicadores socioeconómicos que despertou o interesse em estudar o fenómeno do Bullying nesta escola. Os resultados apresentados, ainda que abaixo dos resultados nacionais apresentados pela UNICEF e pelo Health Behaviour School-aged Children, são alarmantes por afetarem cerca de 270 dentro da população de 1426 alunos. No âmbito da relação com a comunidade, é enaltecida a coadjuvação da direção de turma, a participação e organização de visitas de estudos, assim como a dinamização de atividades para o agrupamento de escolas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-13T18:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/13289 TID:201684063 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/13289 |
identifier_str_mv |
TID:201684063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131079418839040 |