Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13289
Resumo: O meu processo de gestão e organização do processo ensino-aprendizagem revelou ser um ciclo de decisões, que torna dependentes as dimensões de planear, conduzir e avaliar. Sustentado na avaliação formativa e no bom clima relacional, o processo ensino-aprendizagem revelou-se profícuo no desenvolvimento dos alunos. O ano de estágio na Escola Básica e Secundária Gama Barros enriqueceu as minhas competências, por se alastrar a áreas nunca antes pensadas e dominadas. A coadjuvação num núcleo de Dança e a interação com populações especiais valorizou o contexto escolhido em Junho de 2015. Este contexto apresenta indicadores socioeconómicos que despertou o interesse em estudar o fenómeno do Bullying nesta escola. Os resultados apresentados, ainda que abaixo dos resultados nacionais apresentados pela UNICEF e pelo Health Behaviour School-aged Children, são alarmantes por afetarem cerca de 270 dentro da população de 1426 alunos. No âmbito da relação com a comunidade, é enaltecida a coadjuvação da direção de turma, a participação e organização de visitas de estudos, assim como a dinamização de atividades para o agrupamento de escolas.
id RCAP_0fc7c1c44fc3d8449499fe677734a0ef
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemSinergiaCiclo de decisõesAvaliação formativaFeedbackAprendizagens significativasClima relacionalDiferenciação e inclusãoPhysical EducationTeaching-learning processSynergyDecisions cycleFormative assessmentMeaningful learningRelational climateDifferentiation and inclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO meu processo de gestão e organização do processo ensino-aprendizagem revelou ser um ciclo de decisões, que torna dependentes as dimensões de planear, conduzir e avaliar. Sustentado na avaliação formativa e no bom clima relacional, o processo ensino-aprendizagem revelou-se profícuo no desenvolvimento dos alunos. O ano de estágio na Escola Básica e Secundária Gama Barros enriqueceu as minhas competências, por se alastrar a áreas nunca antes pensadas e dominadas. A coadjuvação num núcleo de Dança e a interação com populações especiais valorizou o contexto escolhido em Junho de 2015. Este contexto apresenta indicadores socioeconómicos que despertou o interesse em estudar o fenómeno do Bullying nesta escola. Os resultados apresentados, ainda que abaixo dos resultados nacionais apresentados pela UNICEF e pelo Health Behaviour School-aged Children, são alarmantes por afetarem cerca de 270 dentro da população de 1426 alunos. No âmbito da relação com a comunidade, é enaltecida a coadjuvação da direção de turma, a participação e organização de visitas de estudos, assim como a dinamização de atividades para o agrupamento de escolas.My management and organization of the teaching-learning process have revealed to be a decisions cycle, which turns dependents the dimensions of planning, leading and evaluate. Supported on formative assessment and good relationship climate, the reaching-learning process proved fruitful on the development of students. The internship enriched my skills because it spread to new areas. The assistance to a core dance and the interaction with special populations valued the context chosen in June of 2015. This context presents socioeconomic indicators that sparked interest in studying the phenomenon of bullying in this school. The results presented, although below the national results presented by UNICEF and the Health Behaviour School-aged Children, are alarming to affect about 270 within the population of 1426 students. In the context of the relationship with the community is uplifted the assistance of the class management, participation and organization of extern visits, as well as the promotion of activities for the group of schools.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Tiago Samuel Frade Dias2017-03-13T18:20:10Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13289TID:201684063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:17.478194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias
Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Sinergia
Ciclo de decisões
Avaliação formativa
Feedback
Aprendizagens significativas
Clima relacional
Diferenciação e inclusão
Physical Education
Teaching-learning process
Synergy
Decisions cycle
Formative assessment
Meaningful learning
Relational climate
Differentiation and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
author Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias
author_facet Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Tiago Samuel Frade Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Sinergia
Ciclo de decisões
Avaliação formativa
Feedback
Aprendizagens significativas
Clima relacional
Diferenciação e inclusão
Physical Education
Teaching-learning process
Synergy
Decisions cycle
Formative assessment
Meaningful learning
Relational climate
Differentiation and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Sinergia
Ciclo de decisões
Avaliação formativa
Feedback
Aprendizagens significativas
Clima relacional
Diferenciação e inclusão
Physical Education
Teaching-learning process
Synergy
Decisions cycle
Formative assessment
Meaningful learning
Relational climate
Differentiation and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O meu processo de gestão e organização do processo ensino-aprendizagem revelou ser um ciclo de decisões, que torna dependentes as dimensões de planear, conduzir e avaliar. Sustentado na avaliação formativa e no bom clima relacional, o processo ensino-aprendizagem revelou-se profícuo no desenvolvimento dos alunos. O ano de estágio na Escola Básica e Secundária Gama Barros enriqueceu as minhas competências, por se alastrar a áreas nunca antes pensadas e dominadas. A coadjuvação num núcleo de Dança e a interação com populações especiais valorizou o contexto escolhido em Junho de 2015. Este contexto apresenta indicadores socioeconómicos que despertou o interesse em estudar o fenómeno do Bullying nesta escola. Os resultados apresentados, ainda que abaixo dos resultados nacionais apresentados pela UNICEF e pelo Health Behaviour School-aged Children, são alarmantes por afetarem cerca de 270 dentro da população de 1426 alunos. No âmbito da relação com a comunidade, é enaltecida a coadjuvação da direção de turma, a participação e organização de visitas de estudos, assim como a dinamização de atividades para o agrupamento de escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-13T18:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13289
TID:201684063
url http://hdl.handle.net/10400.5/13289
identifier_str_mv TID:201684063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131079418839040