Blended learning no ensino superiror
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.19619 |
Resumo: | Esta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador. |
id |
RCAP_0fd8cb5f8b50e5884ffbe25677e84c53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Blended learning no ensino superirorBLENDED LEARNING EN EDUCACIÓN SUPERIORBLENDED LEARNING DANS L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEURBlended learning no ensino superirorArtigosEsta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador.This research explores the possible combinations between face-to-face, blended and distance learning. It has the general objective of analyzing the participation and interaction of the students in two pedagogical models of the face-to-face higher education. Its field of study is two higher education institutions in Brazil, one public and the other private, with two locational undergraduate courses, which use up to 20% of the total hours of the course in distance education. It is characterized as a multiple case study. The exploratory type qualitative approach is used, having as corpus the institutional documents, the reports of participant (unstructured) observation in six disciplines and the statements of 70 students, collected through the application of the following research instruments: a semi-structured questionnaire and interviews. For the analysis of the data, the methodology of content analysis proposed by Bardin (2011) was used. The results, based on the students’ speech, reinforce the desire for a truly hybrid education that connects the modalities, which allows the student to have more autonomy and protagonism and values the teacher as mediator.Esta investigación explora las posibles combinaciones entre aula, semi-aula y aprendizaje a distancia. Tiene el objetivo general de analizar la participación e interacción de los estudiantes en dos modelos pedagógicos de educación superior en el sitio. Su campo de estudio son dos instituciones de educación superior en Brasil, una pública y otra privada, que tienen como locus dos cursos de pregrado en el campus, que utilizan hasta el 20% de la carga total de cursos en la modalidad de educación a distancia. Se caracteriza por ser un caso de estudio múltiple. Se utiliza el enfoque cualitativo exploratorio, con documentos institucionales, informes de observación participante (no estructurados) en seis disciplinas y las declaraciones de 70 estudiantes, recopilados mediante la aplicación de los siguientes instrumentos de investigación: un cuestionario semiestructurado y entrevistas. . Para el análisis de datos, se utilizó la metodología de análisis de contenido propuesta por Bardin (2011). Los resultados, del discurso de los alumnos, refuerzan el deseo de una educación verdaderamente híbrida, que conecte las modalidades, que le permita al alumno tener más autonomía y protagonismo y que valore al maestro como mediadorCette recherche explore les combinaisons possibles entre l'enseignement en classe, semi-classe et à distance. Il a pour objectif général d'analyser la participation et l'interaction des étudiants dans deux modèles pédagogiques d'enseignement supérieur sur place. Son domaine d'étude est deux établissements d'enseignement supérieur au Brésil, l'un public et l'autre privé, ayant comme lieu deux cours de premier cycle sur le campus, qui utilisent jusqu'à 20% de la charge totale de cours dans la modalité d'enseignement à distance. Il est caractérisé comme une étude de cas multiple. Il utilise l'approche qualitative de type exploratoire, ayant pour corpus les documents institutionnels, les rapports d'observation des participants (non structurés) dans six sujets et les discours de 70 étudiants, collectés grâce à l'application des instruments de recherche suivants: un questionnaire semi-structuré et des entretiens . Pour l'analyse des données, la méthodologie d'analyse de contenu proposée par Bardin (2011) a été utilisée. Les résultats, du discours des élèves, renforcent la volonté d'une éducation véritablement hybride, qui relie les modalités, qui permet à l'élève d'avoir plus d'autonomie et de protagonisme et qui valorise l'enseignant comme médiateur.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19619por1646-2335Savione Machado, NatháliaMattar, Joaoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.650324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blended learning no ensino superiror BLENDED LEARNING EN EDUCACIÓN SUPERIOR BLENDED LEARNING DANS L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR Blended learning no ensino superiror |
title |
Blended learning no ensino superiror |
spellingShingle |
Blended learning no ensino superiror Savione Machado, Nathália Artigos |
title_short |
Blended learning no ensino superiror |
title_full |
Blended learning no ensino superiror |
title_fullStr |
Blended learning no ensino superiror |
title_full_unstemmed |
Blended learning no ensino superiror |
title_sort |
Blended learning no ensino superiror |
author |
Savione Machado, Nathália |
author_facet |
Savione Machado, Nathália Mattar, Joao |
author_role |
author |
author2 |
Mattar, Joao |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Savione Machado, Nathália Mattar, Joao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Esta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.19619 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.19619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950788972544 |