Blended learning no ensino superiror

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savione Machado, Nathália
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mattar, Joao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.19619
Resumo: Esta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador.
id RCAP_0fd8cb5f8b50e5884ffbe25677e84c53
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Blended learning no ensino superirorBLENDED LEARNING EN EDUCACIÓN SUPERIORBLENDED LEARNING DANS L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEURBlended learning no ensino superirorArtigosEsta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador.This research explores the possible combinations between face-to-face, blended and distance learning. It has the general objective of analyzing the participation and interaction of the students in two pedagogical models of the face-to-face higher education. Its field of study is two higher education institutions in Brazil, one public and the other private, with two locational undergraduate courses, which use up to 20% of the total hours of the course in distance education. It is characterized as a multiple case study. The exploratory type qualitative approach is used, having as corpus the institutional documents, the reports of participant (unstructured) observation in six disciplines and the statements of 70 students, collected through the application of the following research instruments: a semi-structured questionnaire and interviews. For the analysis of the data, the methodology of content analysis proposed by Bardin (2011) was used. The results, based on the students’ speech, reinforce the desire for a truly hybrid education that connects the modalities, which allows the student to have more autonomy and protagonism and values the teacher as mediator.Esta investigación explora las posibles combinaciones entre aula, semi-aula y aprendizaje a distancia. Tiene el objetivo general de analizar la participación e interacción de los estudiantes en dos modelos pedagógicos de educación superior en el sitio. Su campo de estudio son dos instituciones de educación superior en Brasil, una pública y otra privada, que tienen como locus dos cursos de pregrado en el campus, que utilizan hasta el 20% de la carga total de cursos en la modalidad de educación a distancia. Se caracteriza por ser un caso de estudio múltiple. Se utiliza el enfoque cualitativo exploratorio, con documentos institucionales, informes de observación participante (no estructurados) en seis disciplinas y las declaraciones de 70 estudiantes, recopilados mediante la aplicación de los siguientes instrumentos de investigación: un cuestionario semiestructurado y entrevistas. . Para el análisis de datos, se utilizó la metodología de análisis de contenido propuesta por Bardin (2011). Los resultados, del discurso de los alumnos, refuerzan el deseo de una educación verdaderamente híbrida, que conecte las modalidades, que le permita al alumno tener más autonomía y protagonismo y que valore al maestro como mediadorCette recherche explore les combinaisons possibles entre l'enseignement en classe, semi-classe et à distance. Il a pour objectif général d'analyser la participation et l'interaction des étudiants dans deux modèles pédagogiques d'enseignement supérieur sur place. Son domaine d'étude est deux établissements d'enseignement supérieur au Brésil, l'un public et l'autre privé, ayant comme lieu deux cours de premier cycle sur le campus, qui utilisent jusqu'à 20% de la charge totale de cours dans la modalité d'enseignement à distance. Il est caractérisé comme une étude de cas multiple. Il utilise l'approche qualitative de type exploratoire, ayant pour corpus les documents institutionnels, les rapports d'observation des participants (non structurés) dans six sujets et les discours de 70 étudiants, collectés grâce à l'application des instruments de recherche suivants: un questionnaire semi-structuré et des entretiens . Pour l'analyse des données, la méthodologie d'analyse de contenu proposée par Bardin (2011) a été utilisée. Les résultats, du discours des élèves, renforcent la volonté d'une éducation véritablement hybride, qui relie les modalités, qui permet à l'élève d'avoir plus d'autonomie et de protagonisme et qui valorise l'enseignant comme médiateur.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19619por1646-2335Savione Machado, NatháliaMattar, Joaoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.650324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Blended learning no ensino superiror
BLENDED LEARNING EN EDUCACIÓN SUPERIOR
BLENDED LEARNING DANS L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR
Blended learning no ensino superiror
title Blended learning no ensino superiror
spellingShingle Blended learning no ensino superiror
Savione Machado, Nathália
Artigos
title_short Blended learning no ensino superiror
title_full Blended learning no ensino superiror
title_fullStr Blended learning no ensino superiror
title_full_unstemmed Blended learning no ensino superiror
title_sort Blended learning no ensino superiror
author Savione Machado, Nathália
author_facet Savione Machado, Nathália
Mattar, Joao
author_role author
author2 Mattar, Joao
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savione Machado, Nathália
Mattar, Joao
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Esta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.19619
url https://doi.org/10.25755/int.19619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950788972544