BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.12213 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição. |
id |
RCAP_a71f4a9b382603792d126de875dbaafb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTAArtigosEste artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.12213por1646-2335Oliveira Sousa, SidineiJunior, Klaus Schlünzeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.207821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
title |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
spellingShingle |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA Oliveira Sousa, Sidinei Artigos |
title_short |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
title_full |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
title_fullStr |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
title_full_unstemmed |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
title_sort |
BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA |
author |
Oliveira Sousa, Sidinei |
author_facet |
Oliveira Sousa, Sidinei Junior, Klaus Schlünzen |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Klaus Schlünzen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Sousa, Sidinei Junior, Klaus Schlünzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.12213 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.12213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950180798464 |