Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, M. Bernardo de
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: Ramos, João Farinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.9/2408
Resumo: Os filões mineralizados da Quinta de Vale de Figueiras (Covelinhas-Régua), evidenciados por antigas explorações abandonadas, situam-se na zona interna de metamorfismo de contacto induzido pela pequena mancha granítica de Covelinhas no Complexo Xisto-Grauváquico que constitue a unidade geológica encaixante. Estudos mineralógicos e geoquímicos revelam a presença de uma mineralização complexa caracterizada pela associação Cu, Zn, Fe, Sn, Bi, Ag, As, Pb e S. A análise paragenética sugere a sobreposição de três etapas de mineralização: 1) de temperatura mais elevada (500°-550°C) constituída por cassiterite, arsenopirite e quartzo; 2) uma fase mesotermal (= 250°C) com formação de estanite, blenda, calcopirite, enargite, pirite, galena, sulfossais de Ag, Bi, Pb e outros e ainda quartzo; 3) uma fase mais tardia, hidrotermal, de muito baixa temperatura envolvendo a deposição de hidrocassiterite (varlamoffite), covelite, quartzo e óxidos de Fe hidratados. Assinala-se a associação espacial próxima da jazida filoniana estanífera com escarnitos mineralizados em scheelite. Contudo, anota-se a ausência de volframite e scheelite nos filões de Vale de Figueiras.
id RCAP_0feff97947e7218536a482a0dd78bdc2
oai_identifier_str oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/2408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)MineralogiaFilõesJazigos mineraisMinas de estanhoEstanhoVale de Figueiras (concelho de Peso da Régua, Portugal)Portugal (Nordeste)Os filões mineralizados da Quinta de Vale de Figueiras (Covelinhas-Régua), evidenciados por antigas explorações abandonadas, situam-se na zona interna de metamorfismo de contacto induzido pela pequena mancha granítica de Covelinhas no Complexo Xisto-Grauváquico que constitue a unidade geológica encaixante. Estudos mineralógicos e geoquímicos revelam a presença de uma mineralização complexa caracterizada pela associação Cu, Zn, Fe, Sn, Bi, Ag, As, Pb e S. A análise paragenética sugere a sobreposição de três etapas de mineralização: 1) de temperatura mais elevada (500°-550°C) constituída por cassiterite, arsenopirite e quartzo; 2) uma fase mesotermal (= 250°C) com formação de estanite, blenda, calcopirite, enargite, pirite, galena, sulfossais de Ag, Bi, Pb e outros e ainda quartzo; 3) uma fase mais tardia, hidrotermal, de muito baixa temperatura envolvendo a deposição de hidrocassiterite (varlamoffite), covelite, quartzo e óxidos de Fe hidratados. Assinala-se a associação espacial próxima da jazida filoniana estanífera com escarnitos mineralizados em scheelite. Contudo, anota-se a ausência de volframite e scheelite nos filões de Vale de Figueiras.Repositório do LNEGSousa, M. Bernardo deRamos, João Farinha2014-04-12T14:08:50Z1987-01-01T00:00:00Z1987-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.9/2408porSousa, M. Bernardo de; Ramos, J. M. Farinha - Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal). In: Memórias e Notícias, Nº 103 (1987), p. 13-32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T12:27:24Zoai:repositorio.lneg.pt:10400.9/2408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:18.280504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
title Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
spellingShingle Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
Sousa, M. Bernardo de
Mineralogia
Filões
Jazigos minerais
Minas de estanho
Estanho
Vale de Figueiras (concelho de Peso da Régua, Portugal)
Portugal (Nordeste)
title_short Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
title_full Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
title_fullStr Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
title_full_unstemmed Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
title_sort Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal)
author Sousa, M. Bernardo de
author_facet Sousa, M. Bernardo de
Ramos, João Farinha
author_role author
author2 Ramos, João Farinha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do LNEG
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, M. Bernardo de
Ramos, João Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Mineralogia
Filões
Jazigos minerais
Minas de estanho
Estanho
Vale de Figueiras (concelho de Peso da Régua, Portugal)
Portugal (Nordeste)
topic Mineralogia
Filões
Jazigos minerais
Minas de estanho
Estanho
Vale de Figueiras (concelho de Peso da Régua, Portugal)
Portugal (Nordeste)
description Os filões mineralizados da Quinta de Vale de Figueiras (Covelinhas-Régua), evidenciados por antigas explorações abandonadas, situam-se na zona interna de metamorfismo de contacto induzido pela pequena mancha granítica de Covelinhas no Complexo Xisto-Grauváquico que constitue a unidade geológica encaixante. Estudos mineralógicos e geoquímicos revelam a presença de uma mineralização complexa caracterizada pela associação Cu, Zn, Fe, Sn, Bi, Ag, As, Pb e S. A análise paragenética sugere a sobreposição de três etapas de mineralização: 1) de temperatura mais elevada (500°-550°C) constituída por cassiterite, arsenopirite e quartzo; 2) uma fase mesotermal (= 250°C) com formação de estanite, blenda, calcopirite, enargite, pirite, galena, sulfossais de Ag, Bi, Pb e outros e ainda quartzo; 3) uma fase mais tardia, hidrotermal, de muito baixa temperatura envolvendo a deposição de hidrocassiterite (varlamoffite), covelite, quartzo e óxidos de Fe hidratados. Assinala-se a associação espacial próxima da jazida filoniana estanífera com escarnitos mineralizados em scheelite. Contudo, anota-se a ausência de volframite e scheelite nos filões de Vale de Figueiras.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-01-01T00:00:00Z
1987-01-01T00:00:00Z
2014-04-12T14:08:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.9/2408
url http://hdl.handle.net/10400.9/2408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, M. Bernardo de; Ramos, J. M. Farinha - Mineralogia e geologia da jazida estanífera de Vale de Figueiras (Covelinhas, Peso da Régua, NE Portugal). In: Memórias e Notícias, Nº 103 (1987), p. 13-32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130218699423744