A escola e a intervenção nos maus tratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrias, Patrícia Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11027
Resumo: A medida política educativa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) foi reformulada através do Despacho Normativo n.º 55/2008, que visava introduzir equipas multidisciplinares, incluindo os assistentes sociais, com o intuito de auxiliar a escola na resolução dos problemas sociais vividos pelos alunos. É na escola que as crianças e jovens passam a maior parte do seu dia, arrastando para esta instituição a realidade dos contextos em que estão inseridas. Estas realidades passam, na maioria das vezes, por problemas sociais que têm consequências graves e que perduram durante todo o seu desenvolvimento enquanto seres humanos, como é o caso dos maus tratos a crianças e jovens. Assim, o problema de pesquisa aborda o processo de sinalização de casos suspeitos de maus tratos por parte dos diretores de turma nas escolas. Os objetivos passam por apreender os sinais que, para os professores, correspondem a possíveis casos de maus tratos; conhecer a atuação dos professores mediante a suspeição de uma situação de maus tratos; compreender quando é que os professores solicitam a colaboração/intervenção da assistente social da escola, e por fim, compreender a relevância da existência de formação específica relativamente aos maus tratos na formação profissional dos professores. Considerando estes objetivos, foram realizadas catorze entrevistas a professores, num agrupamento de escolas TEIP, que no presente ano letivo ou nos anteriores, já tiveram casos de maus tratos nas direções de turma. Dos resultados obtidos ressalta-se que, apesar das relações entre os professores e a assistente social do agrupamento de escolas onde decorreu a investigação ser muito positiva, os professores não recorrem imediatamente a esta profissional após a perceção da existência de uma hipotética situação de maus tratos e ainda que existe uma lacuna na formação profissional dos professores direcionada para os maus tratos. Estas e outras descobertas, discutidas à luz da literatura, levam a uma reflexão sobre o impacto dos maus tratos na escola e a importância da atuação do assistente social nesta problemática.
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