Os ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia para o reconhecimento, validação e certificação de competências nos Centros Novas Oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Goreti Jorge de, 1984-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/853
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Os ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia para o reconhecimento, validação e certificação de competências nos Centros Novas OportunidadesTICPortefóliosValidação de competênciasTecnologias educativasTrabalhos de projecto de mestradoTrabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoCom o objectivo de perceber de que forma as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) poderão funcionar como suporte do sistema de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) mediante a construção e exploração de uma plataforma Moodle nos Centros Novas Oportunidades (CNO) e ainda se a construção de portefólios digitais será viável para o desenvolvimento do processo de RVCC, concebi o presente projecto. O objectivo deste projecto foi a construção de uma plataforma Moodle que servisse de apoio a todo o processo de RVCC. Sendo este o relatório do mesmo, apresenta um carácter predominantemente descritivo baseado na metodologia de trabalho de projecto. Para o elaborar, procurei conhecer a opinião das entidades directamente relacionadas e envolvidas no processo de RVCC, nomeadamente da Agência Nacional para Qualificação (ANQ) e dos elementos do CNO onde foi desenvolvido o projecto averiguando, assim, a viabilidade da sua implementação neste tipo de processo. Para tal, os instrumentos utilizados na recolha de dados foram entrevistas semiestruturadas, duas individuais e duas de grupo, sendo que as suas respectivas análises foram feitas através de construções interpretativas usando como técnica a análise de conteúdo temática por categorias. Para o desenvolvimento das tarefas propostas e também para o relato fidedigno deste percurso, procurei, sempre que possível, fazer uma ponte entre as teorias relacionadas com as TIC, as TIC em educação, os Portefólios Digitais, o Currículo, o processo de RVCC e os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura, em Ciências da Educação (nomeadamente na área de Desenvolvimento Curricular e das Tecnologias Educativas). Os resultados obtidos sugerem-me que a utilização deste tipo de ferramentas, plataformas Moodle, poderá constituir um meio bastante completo e importante para todos os seus utilizadores (em contexto de RVCC) uma vez que lhes proporcionam novas oportunidades, nomeadamente, no que concerne a um tipo de aprendizagem mais interactiva e a uma maior flexibilidade de tempo e espaço para a realização de todo o processo.This work was designed with the purpose to understand the way Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) might support the Skills Recognition Validation and Certification Process system, by the construction and development of Moodle Platforms, at New Opportunity Center (NOC), and yet if the construction of digital portfolios can be helpful to develop the RVCC system.The main goal of this project was to create a Moodle platform which couldsupport all the RVCC process. This merely descriptive report was based on the workingproject methodology.To accomplish it, I have tried to be acquainted with the opinion of severalgroups related and involved in the RVCC project, particularly the Agência Nacionalpara Qualificação (ANQ) and CNO individuals, where the project had been developed, checking its viability in this kind of process. Therefore, two individual and two grouped semi-structured interviews were built as tools to collect data and its analysis was made by interpretation, using content analysis by categories. To the tasks development, as well as to assure credibility to the information, I have tried to connect theories related to ITC, ITC in Education, Digital Portfolios, Curriculum, the RVCC process and the knowledge acquired at Science of Education Degree, specially at Curricular Development and Educational Technologies issues). The results suggest me that the use of this kind of tool (Moodle platforms) might become a very complete and important mean to all its users (in the RVCC context), in the way that they proportionate new opportunities, particularly as far as interactive learning and time-space flexibility are concerned.Peralta, Maria Helena, 1947-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Maria Goreti Jorge de, 1984-2010-07-21T10:52:46Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/853porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000560020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:35.605780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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