Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2605 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_947b26f58a546e62d4f177f88f6cd9b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção?Formação de adultos - PortugalValidação de competênciasFormação profissionalTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O trabalho de projecto aqui apresentado, insere-se no campo da educação e formação de adultos, e tem como principal foco a aquisição de competências dos Profissionais de Reconhecimento Validação de Competências. Está dividida em três partes que sustentam os principais contributos teóricos, uma narrativa de vida centrada no percurso profissional e uma incursão empírica sobre os técnicos que exercem estas funções. O seu objectivo primordial é a questão das competências destes Profissionais e compreender os contextos privilegiados em que essa aquisição ocorre. Para tal, foi efectuada uma metodologia qualitativa através da técnica de entrevistas semi-estruturadas, e foi encontrado um conjunto de competências/saberes fundamentais para o desempenho dos Profissionais de RVC, assim como se destacou os principais contextos em que essa aquisição de competências ocorre.The project work presented here, is within the education and training of adults filed, and its main focus is the acquisition of skills of Competencies Recognition and Validation Professional. It is divided into three parts which underpin the main theoretical contributions, a narrative about professional experience and a study of these professionals. The primary objective is due to the question of competences of these professionals and understands the contexts that such acquisition occurs. The study held a qualitative methodology approach by using the technique of semi-structured interviews. The founding’s identified a number of fundamental competences/knowledge for the performance of the Competencies Recognition and Validation Professional, as well as highlighted the main contexts in which this acquisition of skills occurs.Canário, Rui, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Natacha Miriam Hilário Vaz, 1974-2011-03-03T10:50:28Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:57.406438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
title |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? Pereira, Natacha Miriam Hilário Vaz, 1974- Formação de adultos - Portugal Validação de competências Formação profissional Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
title_short |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
title_full |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
title_sort |
Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção? |
author |
Pereira, Natacha Miriam Hilário Vaz, 1974- |
author_facet |
Pereira, Natacha Miriam Hilário Vaz, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canário, Rui, 1948- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Natacha Miriam Hilário Vaz, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos - Portugal Validação de competências Formação profissional Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
topic |
Formação de adultos - Portugal Validação de competências Formação profissional Trabalhos de projecto de mestrado - 2010 |
description |
Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-03-03T10:50:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2605 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134173773955072 |