Promoção de inovação narrativa na escrita expressiva: impacto na qualidade de vida, satisfação com a vida e na sintomatologia psicopatológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3159 |
Resumo: | O paradigma de escrita expressiva tem apresentado resultados inconsistentes no que respeita aos seus benefícios para a saúde mental e física dos participantes. Neste sentido, alguns estudos têm vindo a avaliar a eficácia de versões combinadas deste paradigma. No presente estudo procurou-se testar o impacto de uma versão combinada da escrita expressiva integrando uma componente narrativa, promoção de momentos de inovação (MIs), ao nível da qualidade de vida, da satisfação com a vida e da sintomatologia psicopatológica, numa amostra de adultos portugueses. Neste estudo experimental, em formato online, a amostra foi constituída por 39 participantes, divididos aleatoriamente por três grupos: GC (grupo de controlo), GEE (grupo de escrita expressiva tradicional proposta por Pennebaker) e GECMIs (grupo de escrita combinado do paradigma de escrita expressiva com a promoção de MIs). Todos os participantes foram avaliados antes e depois da intervenção, através de questionários de autorrelato, relativamente à sintomatologia psicopatológica (Brief Symptom Inventory), qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life) satisfação com a vida (Satisfaction with Life Scale). Avaliou-se ainda a qualidade da implementação da tarefa de escrita online e a perceção subjetiva de mudança dos participantes através de um questionário desenvolvido para o presente estudo. Os resultados sugerem melhoria na subescala depressão no grupo de EE e no grupo da versão combinada. O GECMIs teve um efeito positivo no impacto da tarefa de escrita na vida dos participantes comparativamente aos restantes grupos. |
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Promoção de inovação narrativa na escrita expressiva: impacto na qualidade de vida, satisfação com a vida e na sintomatologia psicopatológicaEscrita expressivaEscrita combinadaMomentos de inovaçãoQualidade de vidaSintomatologia psicopatológicaSatisfação com a vidaO paradigma de escrita expressiva tem apresentado resultados inconsistentes no que respeita aos seus benefícios para a saúde mental e física dos participantes. Neste sentido, alguns estudos têm vindo a avaliar a eficácia de versões combinadas deste paradigma. No presente estudo procurou-se testar o impacto de uma versão combinada da escrita expressiva integrando uma componente narrativa, promoção de momentos de inovação (MIs), ao nível da qualidade de vida, da satisfação com a vida e da sintomatologia psicopatológica, numa amostra de adultos portugueses. Neste estudo experimental, em formato online, a amostra foi constituída por 39 participantes, divididos aleatoriamente por três grupos: GC (grupo de controlo), GEE (grupo de escrita expressiva tradicional proposta por Pennebaker) e GECMIs (grupo de escrita combinado do paradigma de escrita expressiva com a promoção de MIs). Todos os participantes foram avaliados antes e depois da intervenção, através de questionários de autorrelato, relativamente à sintomatologia psicopatológica (Brief Symptom Inventory), qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life) satisfação com a vida (Satisfaction with Life Scale). Avaliou-se ainda a qualidade da implementação da tarefa de escrita online e a perceção subjetiva de mudança dos participantes através de um questionário desenvolvido para o presente estudo. Os resultados sugerem melhoria na subescala depressão no grupo de EE e no grupo da versão combinada. O GECMIs teve um efeito positivo no impacto da tarefa de escrita na vida dos participantes comparativamente aos restantes grupos.2020-08-17T12:21:31Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3159TID:202507440porMeireles, Sara Florinda Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:36ZPortal AgregadorONG |
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O paradigma de escrita expressiva tem apresentado resultados inconsistentes no que respeita aos seus benefícios para a saúde mental e física dos participantes. Neste sentido, alguns estudos têm vindo a avaliar a eficácia de versões combinadas deste paradigma. No presente estudo procurou-se testar o impacto de uma versão combinada da escrita expressiva integrando uma componente narrativa, promoção de momentos de inovação (MIs), ao nível da qualidade de vida, da satisfação com a vida e da sintomatologia psicopatológica, numa amostra de adultos portugueses. Neste estudo experimental, em formato online, a amostra foi constituída por 39 participantes, divididos aleatoriamente por três grupos: GC (grupo de controlo), GEE (grupo de escrita expressiva tradicional proposta por Pennebaker) e GECMIs (grupo de escrita combinado do paradigma de escrita expressiva com a promoção de MIs). Todos os participantes foram avaliados antes e depois da intervenção, através de questionários de autorrelato, relativamente à sintomatologia psicopatológica (Brief Symptom Inventory), qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life) satisfação com a vida (Satisfaction with Life Scale). Avaliou-se ainda a qualidade da implementação da tarefa de escrita online e a perceção subjetiva de mudança dos participantes através de um questionário desenvolvido para o presente estudo. Os resultados sugerem melhoria na subescala depressão no grupo de EE e no grupo da versão combinada. O GECMIs teve um efeito positivo no impacto da tarefa de escrita na vida dos participantes comparativamente aos restantes grupos. |
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