Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, André Tiago da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78673
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_0ffe748d2341cedd0980ec987bf20aca
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento históricoBetween Manorialism and the Medieval Portuguese Municipality: the role of the narrative on the construction of historical knowledgeConcelhoEducação históricaNarrativa históricaSenhorioHistorical narrativeHistory educationManorialismMunicipalityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório de Estágio insere-se na Unidade Curricular relativa ao Estágio Profissional do 2º ano do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Minho. Este surge inserido na prática letiva, numa escola do centro da cidade de Braga, com estudantes de uma turma do 10º ano de escolaridade. Tendo como referência a Educação Histórica e o modelo da aula-oficina, com os seus três critérios norteadores (ideias prévias, tarefas desafiadoras e metacognição), para a lecionação das nossas aulas, um dos grandes objetivos deste trabalho centra-se na análise das ideias prévias dos estudantes, assim como das ideias resultantes da interpretação (interpretações várias) e construção de uma narrativa pelos estudantes, em momentos distintos, com exercícios diferenciados, tendo como pano de fundo a temática substantiva da realidade senhorial e concelhia do Portugal medievo. Um dos objetivos primordiais deste estudo de investigação consiste em analisar os critérios que os estudantes utilizam para escolher entre narrativas históricas para uma mesma realidade, ou seja, como é que estes interpretam e escolhem a(s) narrativa(s) para um mesmo assunto. O nosso estudo de investigação parece demonstrar que, para uma grande parte destes estudantes do 10º ano de escolaridade, o principal critério de escolha entre narrativas é o da quantidade de informação/detalhe, sendo isso, na ótica destes, o que torna uma narrativa mais válida/melhor para a opção de fazer uso dela. Por outro lado, sendo que um outro objetivo importante se prende com a construção de narrativa histórica, o nosso estudo de investigação aponta que, para a faixa etária dos 15 16 anos, do 10º ano de escolaridade, a prática de construção de narrativa histórica, por estes estudantes, não se encontra satisfatoriamente a ser praticada, em sala de aula, e que estes estudantes, modo geral, demonstram não estar a lidar com noções robustas de como se processa o ofício do historiador na íntegra, nomeadamente através da narrativa histórica, o que se reflete na categorização que emergiu atendendo às ideias dos estudantes.This Internship Report is part of the Curricular Unit on the Professional Internship of the 2nd year of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education of the University of Minho. It is inserted in the teaching practice, in a school in the center of the city of Braga, with students from a 10th grade class. Having as reference the History Education and the model of “aula-oficina”, with its three guiding criteria (previous ideas, challenging tasks and metacognition), for the teaching of our classes, one of the main goals of this work is directed to the analysis of students' previous ideas as well as of the ideas resulting from the interpretation (several interpretations) and construction of a narrative by the students, in different moments, with differential exercises, having as a background the substantive theme of the manorial system and the municipal reality of the medieval Portugal. One of the main goals of this research study is to analyse the criteria that students use in order to choose among historical narratives for the same reality, that is, how they interpret and choose the narrative(s) for the same subject. Our research study seems to show that, for a large part of these 10th grade students, the main criterion for choosing between narratives is the amount of information/detail, this being, in their vision, what makes a narrative more valid/better for the option to make use of it. On the other hand, as another important aim is related to the construction of historical narrative, our research study shows that, for the 15-16 year-old age group of the 10th grade, the practice of constructing historical narrative, by these students, is not being satisfactorily developed in classes, and that in general, these students do not have robust notions of how the historian's craft is carried out in its fullness, namely through historical narrative, which is reflected in the categorization that emerged in response to the students’ ideas.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoLouro, André Tiago da Silva2022-02-282022-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78673por203005791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:44.664474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
Between Manorialism and the Medieval Portuguese Municipality: the role of the narrative on the construction of historical knowledge
title Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
spellingShingle Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
Louro, André Tiago da Silva
Concelho
Educação histórica
Narrativa histórica
Senhorio
Historical narrative
History education
Manorialism
Municipality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
title_full Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
title_fullStr Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
title_full_unstemmed Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
title_sort Entre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento histórico
author Louro, André Tiago da Silva
author_facet Louro, André Tiago da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gago, Marília
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Louro, André Tiago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Concelho
Educação histórica
Narrativa histórica
Senhorio
Historical narrative
History education
Manorialism
Municipality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Concelho
Educação histórica
Narrativa histórica
Senhorio
Historical narrative
History education
Manorialism
Municipality
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-28
2022-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78673
url https://hdl.handle.net/1822/78673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203005791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133134855340032