O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stanciu, Valeriu
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1151
Resumo: Este trabalho propõe uma descodificação do universo musical de Frederic Chopin através da implementação dum sistema imagético – musical aplicado aos seus 24 Prelúdios op. 28. Esta investigação pretende criar e fundamentar uma interpretação nova e bela e, no nosso entender, mais artística e convincente. Pretendemos ainda descodificar o grafismo musical encontrado, relacionando os elementos ponto, linha, plano e cor, elementos que constituem, na visão do pintor Wassily Kandinsky, as bases de qualquer imagem, seja pictórica ou musical, com o universo discursivo e musical imaginado pelo compositor. Utilizando como principal ferramenta de implementação, a analogia e, em última análise, a transferência sensorial, descobriremos que, atrás do grafismo duma partitura existe um universo que abrange uma simbiose afirmada de conceitos imagéticos e conceitos musicais. Este foi denominado como sendo o Universo Divinatório, uma fonte incansável de recursos imagético – musicais, a qual, através de canais mais ou menos visíveis, direcciona mensagens de natureza invisível e inenarrável, as quais serão codificadas através da escrita gráfico – musical. Neste sentido, o intérprete identificará, na escrita gráfico – musical, elementos gráficos codificadores de momentos temporais e espaciais de tensão criativa e musical, e imagens imagético – musicais que se encontram em perpétua recriação e reformulação. É nosso propósito mostrá-los em concerto através da performance da obra. ABSTRACT: This work has as primary objective to decode Chopin´s musical cycle known as 24 Prelúdes op. 28. The basis of the construction is a methodology identified as being related to creation of a process of symbiosis manifested between concepts of imagistic and music. This process will be transposed using musical notation which uses as fundamental elements: the point, the line, the plane, and, on another level, colour. The author was able to create a relation between Frederic Chopin and Wassily Kandinsky by using as connection the graphism of the scores. Kandinsky created a series of books as “Point and Line to Plane” (1926), that tries to analyze the geometrical elements which and compose any kind of image (pictorial or musical), and others. He describes the cause and effect of their usage and elaborates a series of theories about the subjective effect produced. In order to reach the goal, the author used the 24 Preludes op. 28 of Frederic Chopin as the element of transition between the two worlds of interaction: the imagistic world and the musical world. The paradigm formed creates a new universe which the author denominated as being related to one Universe of Divination. It combines musical and imagistic fractions under the materialization of a symbiosis process. The main tools is used to define the materialization of this Universe is related to the implementation of the Kandinsky´s system of thinking, the graphism, which exists in a visible form in scores. It can translate in a correct way the utilization of motion with different directionality, and the creation of different tensions by combining those motions. We show our investigation through a performance, on concert,of the 24 Preludes op. 28.
id RCAP_0ffebf0e77f42a244abcec5a65ff7c4b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic ChopinAnálise musicalInterpretação musicalEstética musicalLinguagem musicalArte abstractaEste trabalho propõe uma descodificação do universo musical de Frederic Chopin através da implementação dum sistema imagético – musical aplicado aos seus 24 Prelúdios op. 28. Esta investigação pretende criar e fundamentar uma interpretação nova e bela e, no nosso entender, mais artística e convincente. Pretendemos ainda descodificar o grafismo musical encontrado, relacionando os elementos ponto, linha, plano e cor, elementos que constituem, na visão do pintor Wassily Kandinsky, as bases de qualquer imagem, seja pictórica ou musical, com o universo discursivo e musical imaginado pelo compositor. Utilizando como principal ferramenta de implementação, a analogia e, em última análise, a transferência sensorial, descobriremos que, atrás do grafismo duma partitura existe um universo que abrange uma simbiose afirmada de conceitos imagéticos e conceitos musicais. Este foi denominado como sendo o Universo Divinatório, uma fonte incansável de recursos imagético – musicais, a qual, através de canais mais ou menos visíveis, direcciona mensagens de natureza invisível e inenarrável, as quais serão codificadas através da escrita gráfico – musical. Neste sentido, o intérprete identificará, na escrita gráfico – musical, elementos gráficos codificadores de momentos temporais e espaciais de tensão criativa e musical, e imagens imagético – musicais que se encontram em perpétua recriação e reformulação. É nosso propósito mostrá-los em concerto através da performance da obra. ABSTRACT: This work has as primary objective to decode Chopin´s musical cycle known as 24 Prelúdes op. 28. The basis of the construction is a methodology identified as being related to creation of a process of symbiosis manifested between concepts of imagistic and music. This process will be transposed using musical notation which uses as fundamental elements: the point, the line, the plane, and, on another level, colour. The author was able to create a relation between Frederic Chopin and Wassily Kandinsky by using as connection the graphism of the scores. Kandinsky created a series of books as “Point and Line to Plane” (1926), that tries to analyze the geometrical elements which and compose any kind of image (pictorial or musical), and others. He describes the cause and effect of their usage and elaborates a series of theories about the subjective effect produced. In order to reach the goal, the author used the 24 Preludes op. 28 of Frederic Chopin as the element of transition between the two worlds of interaction: the imagistic world and the musical world. The paradigm formed creates a new universe which the author denominated as being related to one Universe of Divination. It combines musical and imagistic fractions under the materialization of a symbiosis process. The main tools is used to define the materialization of this Universe is related to the implementation of the Kandinsky´s system of thinking, the graphism, which exists in a visible form in scores. It can translate in a correct way the utilization of motion with different directionality, and the creation of different tensions by combining those motions. We show our investigation through a performance, on concert,of the 24 Preludes op. 28.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:33:26Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1151porStanciu, Valeriuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:39Zoai:ria.ua.pt:10773/1151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:54.107307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
title O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
spellingShingle O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
Stanciu, Valeriu
Análise musical
Interpretação musical
Estética musical
Linguagem musical
Arte abstracta
title_short O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
title_full O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
title_fullStr O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
title_full_unstemmed O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
title_sort O universo divinatório de uma obra musical : a descodificação dos 24 prelúdios, op. 28 de Frederic Chopin
author Stanciu, Valeriu
author_facet Stanciu, Valeriu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stanciu, Valeriu
dc.subject.por.fl_str_mv Análise musical
Interpretação musical
Estética musical
Linguagem musical
Arte abstracta
topic Análise musical
Interpretação musical
Estética musical
Linguagem musical
Arte abstracta
description Este trabalho propõe uma descodificação do universo musical de Frederic Chopin através da implementação dum sistema imagético – musical aplicado aos seus 24 Prelúdios op. 28. Esta investigação pretende criar e fundamentar uma interpretação nova e bela e, no nosso entender, mais artística e convincente. Pretendemos ainda descodificar o grafismo musical encontrado, relacionando os elementos ponto, linha, plano e cor, elementos que constituem, na visão do pintor Wassily Kandinsky, as bases de qualquer imagem, seja pictórica ou musical, com o universo discursivo e musical imaginado pelo compositor. Utilizando como principal ferramenta de implementação, a analogia e, em última análise, a transferência sensorial, descobriremos que, atrás do grafismo duma partitura existe um universo que abrange uma simbiose afirmada de conceitos imagéticos e conceitos musicais. Este foi denominado como sendo o Universo Divinatório, uma fonte incansável de recursos imagético – musicais, a qual, através de canais mais ou menos visíveis, direcciona mensagens de natureza invisível e inenarrável, as quais serão codificadas através da escrita gráfico – musical. Neste sentido, o intérprete identificará, na escrita gráfico – musical, elementos gráficos codificadores de momentos temporais e espaciais de tensão criativa e musical, e imagens imagético – musicais que se encontram em perpétua recriação e reformulação. É nosso propósito mostrá-los em concerto através da performance da obra. ABSTRACT: This work has as primary objective to decode Chopin´s musical cycle known as 24 Prelúdes op. 28. The basis of the construction is a methodology identified as being related to creation of a process of symbiosis manifested between concepts of imagistic and music. This process will be transposed using musical notation which uses as fundamental elements: the point, the line, the plane, and, on another level, colour. The author was able to create a relation between Frederic Chopin and Wassily Kandinsky by using as connection the graphism of the scores. Kandinsky created a series of books as “Point and Line to Plane” (1926), that tries to analyze the geometrical elements which and compose any kind of image (pictorial or musical), and others. He describes the cause and effect of their usage and elaborates a series of theories about the subjective effect produced. In order to reach the goal, the author used the 24 Preludes op. 28 of Frederic Chopin as the element of transition between the two worlds of interaction: the imagistic world and the musical world. The paradigm formed creates a new universe which the author denominated as being related to one Universe of Divination. It combines musical and imagistic fractions under the materialization of a symbiosis process. The main tools is used to define the materialization of this Universe is related to the implementation of the Kandinsky´s system of thinking, the graphism, which exists in a visible form in scores. It can translate in a correct way the utilization of motion with different directionality, and the creation of different tensions by combining those motions. We show our investigation through a performance, on concert,of the 24 Preludes op. 28.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1151
url http://hdl.handle.net/10773/1151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448720072704