A obra para flauta e guitarra de Fernando Lopes-Graça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1242
Resumo: Este estudo incide sobre o repertório para flauta e guitarra do compositor Fernando Lopes-Graça, e justifica a sua interpretação à luz do percurso do autor enquanto compositor, intérprete, crítico e ser humano. Começámos por delinear um perfil estético do compositor, cuja identidade se caracteriza por um comportamento interventivo como resposta às políticas nacionais da época, vincada pelo recurso às fontes rústicas como meio de expressão musical. Seguidamente, delineámos as causas que estiveram na génese das obras para flauta e guitarra, compreendendo-as a partir da relação do compositor com o seu intérprete. Finalmente, analisámos o conteúdo musical e poético presente nas fontes das Melodias Rústicas Portuguesas – IVº caderno, estabelecendo um quadro sonoro e estético para as regiões de origem de cada uma das suas melodias, de maneira a definirmos novas opções interpretativas. Fundamentar um percurso interpretativo, despertar futuras abordagens e investigações que possam contribuir para o aprofundamento da vida e obra de Fernando Lopes-Graça, assim como, dar a conhecer o repertório para flauta e guitarra do compositor, são os principais objectivos deste estudo. ABSTRACT: This study focuses on the repertoire for flute and guitar of the composer Fernando Lopes-Graça and it justifies his interpretation taking into account the author as a composer, an interpreter, a critic and a human being. We have begun by outlining the composer’s aesthetic profile, whose identity is characterised by interventionist behaviour in response to the national policies of the time, and influenced by the use of rustic sources as a means of musical expression. Then, we have outlined the causes which led to the genesis of works for flute and guitar, understanding them by taking into consideration the composer's relationship with his interpreter. Finally, we have examined the musical and poetic contents which are part of the sources of Portuguese Rustic Melodies - IVth book, establishing a resonant and aesthetic framework for the regions of origin of each of these melodies, in order to define new interpretative options. Supporting an interpretative path, raising future approaches and investigations in order to deepen the knowledge of the life and work of Fernando Lopes- Graça, as well as raising awareness of the repertoire for flute and guitar of this composer, are the main objectives of this study.
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