Web 2.0 e recursos educacionais abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Miranda, Luísa, Dias, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4994
Resumo: A sociedade está em permanente mudança, constituindo um dos seus problemas a necessidade de construir conhecimento útil e atualizado para que as pessoas possam dar resposta às suas necessidades e à concretização dos seus projetos. Como contributo para a construção do conhecimento e promoção da aprendizagem, tendo em conta as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC), propõe-se a conceptualização e utilização da Web 2.0 e de recursos educacionais abertos. Com este artigo, utilizando uma metodologia qualitativa, com procedimentos próximos da pesquisa bibliográfica, evidenciam-se a Web 2.0 e os recursos educacionais abertos, bem como a sua importância no ensino e na aprendizagem.
id RCAP_1000a83856e9c9d8831a2664df936095
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Web 2.0 e recursos educacionais abertosWeb 2.0.Recursos educacionais abertosEnsinoAprendizagemOpen educational resources (OER)TeachingLearningA sociedade está em permanente mudança, constituindo um dos seus problemas a necessidade de construir conhecimento útil e atualizado para que as pessoas possam dar resposta às suas necessidades e à concretização dos seus projetos. Como contributo para a construção do conhecimento e promoção da aprendizagem, tendo em conta as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC), propõe-se a conceptualização e utilização da Web 2.0 e de recursos educacionais abertos. Com este artigo, utilizando uma metodologia qualitativa, com procedimentos próximos da pesquisa bibliográfica, evidenciam-se a Web 2.0 e os recursos educacionais abertos, bem como a sua importância no ensino e na aprendizagem.Society is constantly changing and one of its problems is the need to build useful and updated knowledge, so that people can meet their needs and execute their projects. As a contribution to the construction of knowledge and promotion of learning, taking into account the potential of information and communication technologies (ICT), the conceptualization and use of Web 2.0 and open educational resources is proposed. With this article, using a qualitative methodology, with the procedures of literature research, we will highlight Web 2.0 and open educational resources, as well as it their importance in teaching and learning.Repositório AbertoMorais, CarlosMiranda, LuísaDias, Paulo2016-03-11T12:04:32Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4994porMorais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo - Web 2.0 e recursos educacionais abertos. "Revista da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional" [Em linha]. ISSN 0102-5503. (out.- dez. 2014), p. 53-620102-5503info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:49.605142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Web 2.0 e recursos educacionais abertos
title Web 2.0 e recursos educacionais abertos
spellingShingle Web 2.0 e recursos educacionais abertos
Morais, Carlos
Web 2.0.
Recursos educacionais abertos
Ensino
Aprendizagem
Open educational resources (OER)
Teaching
Learning
title_short Web 2.0 e recursos educacionais abertos
title_full Web 2.0 e recursos educacionais abertos
title_fullStr Web 2.0 e recursos educacionais abertos
title_full_unstemmed Web 2.0 e recursos educacionais abertos
title_sort Web 2.0 e recursos educacionais abertos
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Dias, Paulo
author_role author
author2 Miranda, Luísa
Dias, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Dias, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0.
Recursos educacionais abertos
Ensino
Aprendizagem
Open educational resources (OER)
Teaching
Learning
topic Web 2.0.
Recursos educacionais abertos
Ensino
Aprendizagem
Open educational resources (OER)
Teaching
Learning
description A sociedade está em permanente mudança, constituindo um dos seus problemas a necessidade de construir conhecimento útil e atualizado para que as pessoas possam dar resposta às suas necessidades e à concretização dos seus projetos. Como contributo para a construção do conhecimento e promoção da aprendizagem, tendo em conta as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC), propõe-se a conceptualização e utilização da Web 2.0 e de recursos educacionais abertos. Com este artigo, utilizando uma metodologia qualitativa, com procedimentos próximos da pesquisa bibliográfica, evidenciam-se a Web 2.0 e os recursos educacionais abertos, bem como a sua importância no ensino e na aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2016-03-11T12:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4994
url http://hdl.handle.net/10400.2/4994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, Paulo - Web 2.0 e recursos educacionais abertos. "Revista da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional" [Em linha]. ISSN 0102-5503. (out.- dez. 2014), p. 53-62
0102-5503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135030624124928