Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, João
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6631
Resumo: Este estudo teve como foco a compreensão dos princípios e características de um Recurso Educacional Aberto (REA). O objetivo foi identificar quais as caraterísticas que um artefacto digital deve possuir para poder ser considerado um REA. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória e o processo de obtenção de dados teve por base procedimentos empregues no método Delphi. Recorreu-se a um inquérito por questionário, respondido por especialistas internacionais com trabalhos publicados na área dos REA. Apurou-se, desta forma, um conjunto de itens de avaliação que obtiveram consenso entre os peritos. Com base nas respostas obtidas através do questionário foi construída uma ferramenta de avaliação de REA no formato checklist, com 28 itens de avaliação denominado Catálogo de Características para Análise e Avaliação de REA. Com o objetivo de validar a ferramenta de avaliação de REA produzida neste trabalho, foi efetuada a análise de 18 artefactos digitais, depositados em repositórios online. Percebeu-se que, dos recursos apreciados, apenas 7 possuíam todas as caraterísticas elencadas no catálogo de características para análise e avaliação de REA. Também foi constatado que todos aqueles que não foram considerados REA reprovaram em itens do domínio direitos autorais. Como resultado, destaca-se que a aplicação da ferramenta de avaliação de REA no formato checklist permite perceber se determinado artefacto digital pode, ou não, ser considerado aberto. Verificou-se que, perante esta ferramenta, a maioria dos recursos depositados nos variados repositórios não possui as caraterísticas necessárias para ser considerado REA. Observou-se que o tema REA carece, ainda, em toda a comunidade científica, de muito esclarecimento. Os tópicos onde o consenso é verificável ainda são escassos. Portanto, conclui-se que continuar investindo na elaboração e aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação de REA pode ser uma contribuição fundamental para consolidar educação livre e aberta.
id RCAP_bcaadd4bd59507f2a4e360497242fdc5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklistRecursos educacionais abertosREAArtefactos digitaisElearningAvaliação do material didáticoTecnologia da informação e comunicaçãoConjunto de ferramentas (informática)Open Educational ResourcesOEReLearningDigital artifactsEducational technologiesOER evaluationEste estudo teve como foco a compreensão dos princípios e características de um Recurso Educacional Aberto (REA). O objetivo foi identificar quais as caraterísticas que um artefacto digital deve possuir para poder ser considerado um REA. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória e o processo de obtenção de dados teve por base procedimentos empregues no método Delphi. Recorreu-se a um inquérito por questionário, respondido por especialistas internacionais com trabalhos publicados na área dos REA. Apurou-se, desta forma, um conjunto de itens de avaliação que obtiveram consenso entre os peritos. Com base nas respostas obtidas através do questionário foi construída uma ferramenta de avaliação de REA no formato checklist, com 28 itens de avaliação denominado Catálogo de Características para Análise e Avaliação de REA. Com o objetivo de validar a ferramenta de avaliação de REA produzida neste trabalho, foi efetuada a análise de 18 artefactos digitais, depositados em repositórios online. Percebeu-se que, dos recursos apreciados, apenas 7 possuíam todas as caraterísticas elencadas no catálogo de características para análise e avaliação de REA. Também foi constatado que todos aqueles que não foram considerados REA reprovaram em itens do domínio direitos autorais. Como resultado, destaca-se que a aplicação da ferramenta de avaliação de REA no formato checklist permite perceber se determinado artefacto digital pode, ou não, ser considerado aberto. Verificou-se que, perante esta ferramenta, a maioria dos recursos depositados nos variados repositórios não possui as caraterísticas necessárias para ser considerado REA. Observou-se que o tema REA carece, ainda, em toda a comunidade científica, de muito esclarecimento. Os tópicos onde o consenso é verificável ainda são escassos. Portanto, conclui-se que continuar investindo na elaboração e aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação de REA pode ser uma contribuição fundamental para consolidar educação livre e aberta.This study focused on understanding the principles and characteristics of an Open Educational Resource (OER). The objective was to identify the characteristics that a digital artefact must possess in order to be considered an OER. Methodologically, the research was exploratory and the process of obtaining data was based on procedures employed in the Delphi method. A questionnaire survey was used, which was answered by international experts with published works in the OER area. Thus, we obtained a set of evaluation items that reached consensus among the specialists. Based on the answers obtained through the questionnaire, an OER evaluation tool was built in checklist format, with 28 evaluation items, called Characteristics Catalog for OER Analysis and Evaluation. With the objective of validating the OER evaluation tool produced in this study, 18 digital artefacts, deposited in online repositories, were analyzed. It was noticed that of the evaluated resources, only 7 had all the characteristics listed in the characteristics catalog for OER analysis and evaluation. It was also found that all those who were not considered OER have failed in copyright domain items. As a result, it should be noted that the application of the OER evaluation tool in checklist format allows us to understand whether or not a particular digital artefact can be considered open. It was verified that, by this tool, most of the resources deposited in the various repositories do not have the necessary characteristics to be considered OER. It was noted that the OER theme still needs clarification throughout the scientific community. Topics where consensus is verifiable are still scarce. Therefore, it is concluded that continuing to invest in the development and improvement of OER assessment tools can be a key contribution to consolidating free and open education.Mallmann, Elena MariaRepositório AbertoHenriques, João2017-09-12T09:39:49Z2017-05-032017-09-122017-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6631TID:201739348porHenriques, João - Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) [Em linha]: ferramenta de avaliação no formato checklist. [S.l.]: [s.n.], 2016. 262 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:06.454455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
title Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
spellingShingle Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
Henriques, João
Recursos educacionais abertos
REA
Artefactos digitais
Elearning
Avaliação do material didático
Tecnologia da informação e comunicação
Conjunto de ferramentas (informática)
Open Educational Resources
OER
eLearning
Digital artifacts
Educational technologies
OER evaluation
title_short Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
title_full Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
title_fullStr Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
title_full_unstemmed Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
title_sort Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) : ferramenta de avaliação no formato checklist
author Henriques, João
author_facet Henriques, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mallmann, Elena Maria
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, João
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educacionais abertos
REA
Artefactos digitais
Elearning
Avaliação do material didático
Tecnologia da informação e comunicação
Conjunto de ferramentas (informática)
Open Educational Resources
OER
eLearning
Digital artifacts
Educational technologies
OER evaluation
topic Recursos educacionais abertos
REA
Artefactos digitais
Elearning
Avaliação do material didático
Tecnologia da informação e comunicação
Conjunto de ferramentas (informática)
Open Educational Resources
OER
eLearning
Digital artifacts
Educational technologies
OER evaluation
description Este estudo teve como foco a compreensão dos princípios e características de um Recurso Educacional Aberto (REA). O objetivo foi identificar quais as caraterísticas que um artefacto digital deve possuir para poder ser considerado um REA. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória e o processo de obtenção de dados teve por base procedimentos empregues no método Delphi. Recorreu-se a um inquérito por questionário, respondido por especialistas internacionais com trabalhos publicados na área dos REA. Apurou-se, desta forma, um conjunto de itens de avaliação que obtiveram consenso entre os peritos. Com base nas respostas obtidas através do questionário foi construída uma ferramenta de avaliação de REA no formato checklist, com 28 itens de avaliação denominado Catálogo de Características para Análise e Avaliação de REA. Com o objetivo de validar a ferramenta de avaliação de REA produzida neste trabalho, foi efetuada a análise de 18 artefactos digitais, depositados em repositórios online. Percebeu-se que, dos recursos apreciados, apenas 7 possuíam todas as caraterísticas elencadas no catálogo de características para análise e avaliação de REA. Também foi constatado que todos aqueles que não foram considerados REA reprovaram em itens do domínio direitos autorais. Como resultado, destaca-se que a aplicação da ferramenta de avaliação de REA no formato checklist permite perceber se determinado artefacto digital pode, ou não, ser considerado aberto. Verificou-se que, perante esta ferramenta, a maioria dos recursos depositados nos variados repositórios não possui as caraterísticas necessárias para ser considerado REA. Observou-se que o tema REA carece, ainda, em toda a comunidade científica, de muito esclarecimento. Os tópicos onde o consenso é verificável ainda são escassos. Portanto, conclui-se que continuar investindo na elaboração e aperfeiçoamento de ferramentas de avaliação de REA pode ser uma contribuição fundamental para consolidar educação livre e aberta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12T09:39:49Z
2017-05-03
2017-09-12
2017-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6631
TID:201739348
url http://hdl.handle.net/10400.2/6631
identifier_str_mv TID:201739348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, João - Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA) [Em linha]: ferramenta de avaliação no formato checklist. [S.l.]: [s.n.], 2016. 262 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135047141294080