Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Inês da Costa Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1854
Resumo: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta todo o meu percurso vivenciado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado no ano letivo de 2014/2015. Desta forma, o relatório está dividido em duas partes principais, sendo que a primeira diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de creche e a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I está também dividida em dois capítulos: o primeiro refere-se a uma dimensão reflexiva, onde são referidas as experiências mais significativas vivenciadas no contexto de creche; o segundo capítulo é referente a um ensaio investigativo, o qual teve como principal objetivo perceber de que forma os livros contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada, bem como os resultados. Estes revelam que as crianças apresentam comportamentos leitores distintos, sendo que os livros são um importante instrumento pedagógico, o qual estimula as crianças a reproduzirem palavras e a construírem unidades sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto). A Parte II está também dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo engloba a reflexão sobre as experiências vividas em Jardim-de-Infância. O segundo capítulo apresenta a metodologia de trabalho por projeto desenvolvida neste contexto. O projeto desenvolvido tem como título “À Descoberta do Jornal”, e permitiu-nos saber mais sobre este meio de comunicação, através de várias propostas educativas realizadas, como a visita à tipografia, a representação do papel de jornalistas. Estas propostas resultaram na criação do próprio jornal das crianças do Jardim-de-Infância, construído com as suas ideias e com os seus trabalhos.
id RCAP_101122970a1b1d3256faacd815fcb6b3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornaisEducação Pré-escolarLeituraLivrosJornaisDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta todo o meu percurso vivenciado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado no ano letivo de 2014/2015. Desta forma, o relatório está dividido em duas partes principais, sendo que a primeira diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de creche e a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I está também dividida em dois capítulos: o primeiro refere-se a uma dimensão reflexiva, onde são referidas as experiências mais significativas vivenciadas no contexto de creche; o segundo capítulo é referente a um ensaio investigativo, o qual teve como principal objetivo perceber de que forma os livros contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada, bem como os resultados. Estes revelam que as crianças apresentam comportamentos leitores distintos, sendo que os livros são um importante instrumento pedagógico, o qual estimula as crianças a reproduzirem palavras e a construírem unidades sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto). A Parte II está também dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo engloba a reflexão sobre as experiências vividas em Jardim-de-Infância. O segundo capítulo apresenta a metodologia de trabalho por projeto desenvolvida neste contexto. O projeto desenvolvido tem como título “À Descoberta do Jornal”, e permitiu-nos saber mais sobre este meio de comunicação, através de várias propostas educativas realizadas, como a visita à tipografia, a representação do papel de jornalistas. Estas propostas resultaram na criação do próprio jornal das crianças do Jardim-de-Infância, construído com as suas ideias e com os seus trabalhos.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineHorta, Inês da Costa Pereira2016-05-23T15:14:25Z2015-10-202015-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1854TID:201164507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:22.246238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
title Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
spellingShingle Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
Horta, Inês da Costa Pereira
Educação Pré-escolar
Leitura
Livros
Jornais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
title_full Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
title_fullStr Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
title_full_unstemmed Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
title_sort Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornais
author Horta, Inês da Costa Pereira
author_facet Horta, Inês da Costa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Maria José Nascimento Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Inês da Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Leitura
Livros
Jornais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Leitura
Livros
Jornais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta todo o meu percurso vivenciado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado no ano letivo de 2014/2015. Desta forma, o relatório está dividido em duas partes principais, sendo que a primeira diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de creche e a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I está também dividida em dois capítulos: o primeiro refere-se a uma dimensão reflexiva, onde são referidas as experiências mais significativas vivenciadas no contexto de creche; o segundo capítulo é referente a um ensaio investigativo, o qual teve como principal objetivo perceber de que forma os livros contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada, bem como os resultados. Estes revelam que as crianças apresentam comportamentos leitores distintos, sendo que os livros são um importante instrumento pedagógico, o qual estimula as crianças a reproduzirem palavras e a construírem unidades sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto). A Parte II está também dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo engloba a reflexão sobre as experiências vividas em Jardim-de-Infância. O segundo capítulo apresenta a metodologia de trabalho por projeto desenvolvida neste contexto. O projeto desenvolvido tem como título “À Descoberta do Jornal”, e permitiu-nos saber mais sobre este meio de comunicação, através de várias propostas educativas realizadas, como a visita à tipografia, a representação do papel de jornalistas. Estas propostas resultaram na criação do próprio jornal das crianças do Jardim-de-Infância, construído com as suas ideias e com os seus trabalhos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
2015-10-20T00:00:00Z
2016-05-23T15:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1854
TID:201164507
url http://hdl.handle.net/10400.8/1854
identifier_str_mv TID:201164507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136958939660288