Aprender com as crianças: um percurso da creche ao jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3368 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar apresentando-se como reflexo da experiência vivenciada ao longo de três contextos distintos: Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Quando nos deparamos com diferentes contextos, pessoas, formas de estar e diferentes formas de aprender, é certo que também, diferentes dificuldades irão surgir. O desafio está em encarar essas dificuldades, como futuras aprendizagens. Neste sentido, ao longo do presente relatório serão apresentadas diversas dimensões reflexivas provenientes de cada contexto, onde será feita referência às dificuldades sentidas, bem como a outros aspetos considerados mais significativos. Habitualmente, existem temáticas comuns em quase todos os contextos e necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Talvez pela complexidade ou impacto causado, opta-se por não se abordarem alguns assuntos, é o caso da morte. Ao longo do presente relatório será apresentado um projeto desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II, no âmbito da metodologia de trabalho por projeto, intitulado A morte dos animais. A criança desde cedo sofre diversas influências externas, influências culturais. Neste sentido, foi realizado um ensaio investigativo em contexto de Jardim de Infância II, com quatro crianças, de quatro e cinco anos de idade, para se compreender quais são realmente as conceções de género que as crianças têm e como as manifestam. O ensaio investigativo seguiu uma metodologia qualitativa, com um carácter descritivo e interpretativo. Os dados recolhidos e analisados revelam que as quatro crianças participantes no estudo, apresentam conceções estereotipadas, principalmente em relação a brincadeiras, tarefas domésticas e preferências, atribuídas a cada género. |
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