Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12453 |
Resumo: | A base deste relatório foi o estágio curricular desenvolvido na Amorim Cork Composites, uma das empresas do Grupo Amorim. Relativamente ao Grupo Amorim muitas são as afirmações de que este Grupo é dominante no mercado da cortiça mas, não existem estudos realizados que o comprovem. Daqui surgiu, então, a ideia de realizar um estudo para o mercado dos vedantes de cortiça, entre 2008 e 2012, sobre a concentração de mercado e dominância. Neste estudo é utilizada uma medida alternativa ao índice Herfindahl-Hirschman, que é baseada nas quotas de mercado das duas maiores empresas do mercado. Esta situação deriva do facto deste índice não poder, por si só, ser usado para estabelecer o exercício de poder de mercado ou dominância. Os resultados deste estudo mostram que o Grupo Amorim é a empresa dominante durante todo o período em análise, mesmo depois de testada a possibilidade de variação das barreiras à entrada existentes. |
id |
RCAP_1011c5b311c107b521962760ce03f82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12453 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiçaEconomiaCortiça - VedantesMercadosA base deste relatório foi o estágio curricular desenvolvido na Amorim Cork Composites, uma das empresas do Grupo Amorim. Relativamente ao Grupo Amorim muitas são as afirmações de que este Grupo é dominante no mercado da cortiça mas, não existem estudos realizados que o comprovem. Daqui surgiu, então, a ideia de realizar um estudo para o mercado dos vedantes de cortiça, entre 2008 e 2012, sobre a concentração de mercado e dominância. Neste estudo é utilizada uma medida alternativa ao índice Herfindahl-Hirschman, que é baseada nas quotas de mercado das duas maiores empresas do mercado. Esta situação deriva do facto deste índice não poder, por si só, ser usado para estabelecer o exercício de poder de mercado ou dominância. Os resultados deste estudo mostram que o Grupo Amorim é a empresa dominante durante todo o período em análise, mesmo depois de testada a possibilidade de variação das barreiras à entrada existentes.The base of this report was a curricular internship developed in Amorim Cork Composites, one of the Amorim Group companies. Concerning the Amorim Group, there are many claims that this Group is dominant in the cork market, but there are no studies that prove it. That is what gave the idea to realize a study on the cork stoppers market, between 2008 and 2012, about market concentration and dominance. This study used an alternative measure to Herfindahl-Hirschman Index, which is based on the market shares of the two largest companies in the market. This stems from the fact that this index can not, by itself, be used to establish the exercise of market power or dominance. The results show that Amorim Group is the dominant firm throughout the analyzed period, even after tested the variation possibility of the entry barriers.Universidade de Aveiro2014-06-20T15:00:23Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12453TID:201591235porSoares, Rita Carolina Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:42Zoai:ria.ua.pt:10773/12453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:38.172549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
title |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
spellingShingle |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça Soares, Rita Carolina Almeida Economia Cortiça - Vedantes Mercados |
title_short |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
title_full |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
title_fullStr |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
title_full_unstemmed |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
title_sort |
Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça |
author |
Soares, Rita Carolina Almeida |
author_facet |
Soares, Rita Carolina Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rita Carolina Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Cortiça - Vedantes Mercados |
topic |
Economia Cortiça - Vedantes Mercados |
description |
A base deste relatório foi o estágio curricular desenvolvido na Amorim Cork Composites, uma das empresas do Grupo Amorim. Relativamente ao Grupo Amorim muitas são as afirmações de que este Grupo é dominante no mercado da cortiça mas, não existem estudos realizados que o comprovem. Daqui surgiu, então, a ideia de realizar um estudo para o mercado dos vedantes de cortiça, entre 2008 e 2012, sobre a concentração de mercado e dominância. Neste estudo é utilizada uma medida alternativa ao índice Herfindahl-Hirschman, que é baseada nas quotas de mercado das duas maiores empresas do mercado. Esta situação deriva do facto deste índice não poder, por si só, ser usado para estabelecer o exercício de poder de mercado ou dominância. Os resultados deste estudo mostram que o Grupo Amorim é a empresa dominante durante todo o período em análise, mesmo depois de testada a possibilidade de variação das barreiras à entrada existentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-20T15:00:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12453 TID:201591235 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12453 |
identifier_str_mv |
TID:201591235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137537220935680 |