Poder de mercado e dominância no mercado dos vedantes de cortiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rita Carolina Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12453
Resumo: A base deste relatório foi o estágio curricular desenvolvido na Amorim Cork Composites, uma das empresas do Grupo Amorim. Relativamente ao Grupo Amorim muitas são as afirmações de que este Grupo é dominante no mercado da cortiça mas, não existem estudos realizados que o comprovem. Daqui surgiu, então, a ideia de realizar um estudo para o mercado dos vedantes de cortiça, entre 2008 e 2012, sobre a concentração de mercado e dominância. Neste estudo é utilizada uma medida alternativa ao índice Herfindahl-Hirschman, que é baseada nas quotas de mercado das duas maiores empresas do mercado. Esta situação deriva do facto deste índice não poder, por si só, ser usado para estabelecer o exercício de poder de mercado ou dominância. Os resultados deste estudo mostram que o Grupo Amorim é a empresa dominante durante todo o período em análise, mesmo depois de testada a possibilidade de variação das barreiras à entrada existentes.
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