Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, André Cardoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83856
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_10183947fb8be312a3af05d3c21db6c1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.REPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO, NEXT TO THE TURN OF 12º2A IN THE LEADING YEAR OF 2016/2017.Educação Física. Estágio Pedagógico.Intervenção Pedagógica. Reflexões.Disciplina. Ensino Secundário.Aquisição de Competências.Physical Education. Pedagogical Internship.Pedagogical Intervention. Reflections.Discipline. Secondary school.Acquisition of Competences.Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico decorreu ao longo do ano letivo 2016/2017, na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A. No decorrer do mesmo, o objetivo passava por colocar em prática o que havia sido aprendido ao longo de todo o processo de formação académica, mesmo sabendo das dificuldades que uma nova realidade iria impor à nossa intervenção pedagógica junto dos alunos. No presente documento apresentam-se todas as etapas de desenvolvimento do trabalho docente para com a turma com que se desenvolveu o trabalho, bem como as reflexões extraídas de todas as tarefas desenvolvidas por forma a aprimorar a prática pedagógica em ocasiões futuras. Assim, o relatório inicia com o reconhecimento das expetativas iniciais do estagiário e parte para a apresentação e fundamentação do planeamento, realização e avaliação, não descorando a atitude ético-profissional. Também, o tema problema, alvo de estudo ao longo do ano letivo, se encontra aqui retratado evidenciando o conceito de disciplina na visão de alunos e professores do ensino secundário. O estágio pedagógico assumiu a necessidade constante do trabalho reflexivo, acerca das opções tomadas e da prática pedagógica desenvolvida, de modo a permitir uma evolução que se traduz na aquisição de competências pessoais e profissionais inerentes ao desempenho docente.This final report comes under the Curricular Unit of the Report, the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. The teacher training took place during the academic year 2016/2017, in the Secondary School of Avelar Brotero, next to the class of 12º2A. In the course of this, the objective was to put into practice what had been learned throughout the entire process of academic training, even knowing the difficulties that a new reality would impose on our pedagogical intervention among the students. This document presents all the stages of development of the teaching work with the class with which the work is developed, as well as the reflections extracted from all the tasks developed in order to improve the pedagogical practice in future occasions. Thus, the report begins with the recognition of the initial expectations of the trainee and part for the presentation and foundation of the planning, realization and evaluation, not discolouring the ethical-professional attitude. Also, the problem theme, the subject of study throughout the school year, is presented here highlighting the concept of discipline in the vision of students and teachers of secondary education. The teacher training assumes the constant need for reflexive work, about the options taken and the pedagogical practice developed, in order to allow an evolution that translates into the acquisition of personal and professional skills inherent to the teaching performance.2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83856http://hdl.handle.net/10316/83856TID:202145395pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, André Cardosoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:32.839143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
REPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO, NEXT TO THE TURN OF 12º2A IN THE LEADING YEAR OF 2016/2017.
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
Lourenço, André Cardoso
Educação Física. Estágio Pedagógico.
Intervenção Pedagógica. Reflexões.
Disciplina. Ensino Secundário.
Aquisição de Competências.
Physical Education. Pedagogical Internship.
Pedagogical Intervention. Reflections.
Discipline. Secondary school.
Acquisition of Competences.
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma do 12º2A no ano letivo de 2016/2017.
author Lourenço, André Cardoso
author_facet Lourenço, André Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, André Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Estágio Pedagógico.
Intervenção Pedagógica. Reflexões.
Disciplina. Ensino Secundário.
Aquisição de Competências.
Physical Education. Pedagogical Internship.
Pedagogical Intervention. Reflections.
Discipline. Secondary school.
Acquisition of Competences.
topic Educação Física. Estágio Pedagógico.
Intervenção Pedagógica. Reflexões.
Disciplina. Ensino Secundário.
Aquisição de Competências.
Physical Education. Pedagogical Internship.
Pedagogical Intervention. Reflections.
Discipline. Secondary school.
Acquisition of Competences.
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83856
http://hdl.handle.net/10316/83856
TID:202145395
url http://hdl.handle.net/10316/83856
identifier_str_mv TID:202145395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133946947043328