Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozzo, Andrea Luisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Manuel Portugal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5875
Resumo: Abstract In this study we scrutinize a set of the main determinants of low-income consumers’, consumers of peripheral regions, preferences considering the models of the neighborhood and cash and carry (atacarejo) market. Peripheral regions have a strong concentration of lowincome consumers who are customers of supermarket formats. Understanding consumers preference is important for investment decisions in expanding the supermarket networks in Brazil. To understand the selection criteria of low-income consumers regarding the choice of supermarket format, we conducted a survey with customers of different formats of stores, with a sample of 107 respondents. Our findings point to that although the price is an important determinant of consumer satisfaction, easy access to stores (i.e., location proximity) is a crucial determinant on the choice of supermarket for low-income consumers. As managerial implications, this study helps understand consumer decision-making criteria, and provides insights for the expansion of supermarket networks, or chains, targeted at the lowincome market, including for the design of product and service offerings that may help in attracting more consumers.
id RCAP_1018f19b452d2373a0152d29c3156e38
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricasAtacarejoMercado de baixa rendaMercado de baixa rendaPreferência dos consumidoresSupermercadoAbstract In this study we scrutinize a set of the main determinants of low-income consumers’, consumers of peripheral regions, preferences considering the models of the neighborhood and cash and carry (atacarejo) market. Peripheral regions have a strong concentration of lowincome consumers who are customers of supermarket formats. Understanding consumers preference is important for investment decisions in expanding the supermarket networks in Brazil. To understand the selection criteria of low-income consumers regarding the choice of supermarket format, we conducted a survey with customers of different formats of stores, with a sample of 107 respondents. Our findings point to that although the price is an important determinant of consumer satisfaction, easy access to stores (i.e., location proximity) is a crucial determinant on the choice of supermarket for low-income consumers. As managerial implications, this study helps understand consumer decision-making criteria, and provides insights for the expansion of supermarket networks, or chains, targeted at the lowincome market, including for the design of product and service offerings that may help in attracting more consumers.Neste estudo escrutinamos um conjunto dos principais determinantes das preferências dos consumidores de baixa renda, consumidores de regiões periféricas, considerando os formatos de mercado de vizinhança e atacarejo. As regiões periféricas têm forte concentração de consumidores de baixa renda que são clientes dos formatos de supermercado. O entendimento da preferência do consumidor é importante para as decisões de investimento na expansão das redes supermercadistas no Brasil. Para entender os critérios de seleção dos consumidores de baixa renda sobre a escolha do formato de supermercado, conduzimos um survey junto a clientes de lojas de diferentes formatos, com uma amostra de 107 respondentes. Os resultados apontam que embora o preço ser um fator importante da satisfação dos consumidores, o acesso fácil às lojas (isto é, a localização em proximidade) é um fator crucial determinante da escolha do supermercado para consumidores de baixa renda. Como implicações gerenciais, este estudo auxilia a compreender os critérios de decisão dos consumidores, e proporciona insights para a expansão das redes de supermercados direcionadas ao mercado de baixa renda, incluindo a conceção da oferta de produtos e serviços que ajudam a atrair mais consumidores.GeSecIC-OnlineBozzo, Andrea LuisaFerreira, Manuel Portugal2021-07-13T15:26:16Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5875porBozzo, A. L. & Ferreira, M. P. (2020). Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas. Revista de Gestão e Secretariado, 11(1). 126-150. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.9412178-9010http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.941info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:51:55Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:15.750468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
title Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
spellingShingle Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
Bozzo, Andrea Luisa
Atacarejo
Mercado de baixa renda
Mercado de baixa renda
Preferência dos consumidores
Supermercado
title_short Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
title_full Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
title_fullStr Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
title_full_unstemmed Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
title_sort Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas
author Bozzo, Andrea Luisa
author_facet Bozzo, Andrea Luisa
Ferreira, Manuel Portugal
author_role author
author2 Ferreira, Manuel Portugal
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozzo, Andrea Luisa
Ferreira, Manuel Portugal
dc.subject.por.fl_str_mv Atacarejo
Mercado de baixa renda
Mercado de baixa renda
Preferência dos consumidores
Supermercado
topic Atacarejo
Mercado de baixa renda
Mercado de baixa renda
Preferência dos consumidores
Supermercado
description Abstract In this study we scrutinize a set of the main determinants of low-income consumers’, consumers of peripheral regions, preferences considering the models of the neighborhood and cash and carry (atacarejo) market. Peripheral regions have a strong concentration of lowincome consumers who are customers of supermarket formats. Understanding consumers preference is important for investment decisions in expanding the supermarket networks in Brazil. To understand the selection criteria of low-income consumers regarding the choice of supermarket format, we conducted a survey with customers of different formats of stores, with a sample of 107 respondents. Our findings point to that although the price is an important determinant of consumer satisfaction, easy access to stores (i.e., location proximity) is a crucial determinant on the choice of supermarket for low-income consumers. As managerial implications, this study helps understand consumer decision-making criteria, and provides insights for the expansion of supermarket networks, or chains, targeted at the lowincome market, including for the design of product and service offerings that may help in attracting more consumers.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-13T15:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5875
url http://hdl.handle.net/10400.8/5875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bozzo, A. L. & Ferreira, M. P. (2020). Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas. Revista de Gestão e Secretariado, 11(1). 126-150. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.941
2178-9010
http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GeSec
publisher.none.fl_str_mv GeSec
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136985503236096