SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7971 |
Resumo: | De acordo com o modelo do funcionamento cognitivo desenvolvido por Das e colaboradores, a aprendizagem escolar depende do adequado funcionamento de processos cognitivos básicos que são: a Planificação, a Atenção e os processamentos Simultâneo e Sucessivo. Estes 4 processos designados por PASS são avaliados por um instrumento que foi concebido especificamente para este fim e que se designa por Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC), tradução do original Cognitive Assessment System (CAS). Face às limitações apontadas aos testes tradicionais de inteligência, nomeadamente os testes de Q.I., o Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC) apresenta a grande vantagem de se basear numa moderna teoria do funcionamento cognitivo, ligando a teoria à prática. O SAC é um instrumento que permite recolher informação sobre: i) os níveis relativos de processamento (áreas fortes e fracas) da pessoa; ii) a competência do processamento em relação aos seus pares; iii) as estratégias que utiliza na resolução de problemas; iv) a relação entre os resultados e avaliações dos processos do PASS; e, v) a implicação que esta informação tem para a pessoa. Neste estudo aplicámos uma adaptação do SAC a um grupo de 210 alunos do 2º, 4º, 6º e 9º anos do ensino básico com o objetivo de analisar a relação entre os processos PASS e o rendimento escolar em geral, bem como em disciplinas tipicamente associadas com o (in)sucesso global dos alunos (Português e Matemática). Os resultados encontrados mostram que a avaliação psicológica centrada nos processos constitui uma alternativa interessante e prometedora, com implicações importantes ao nível da planificação e da intervenção em contextos educativos. |
id |
RCAP_10237a118786b81cffd6d641b735b5a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de ÉvoraAvaliação PsicológicaSACProcessos CognitivosRendimento EscolarAprendizagemDe acordo com o modelo do funcionamento cognitivo desenvolvido por Das e colaboradores, a aprendizagem escolar depende do adequado funcionamento de processos cognitivos básicos que são: a Planificação, a Atenção e os processamentos Simultâneo e Sucessivo. Estes 4 processos designados por PASS são avaliados por um instrumento que foi concebido especificamente para este fim e que se designa por Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC), tradução do original Cognitive Assessment System (CAS). Face às limitações apontadas aos testes tradicionais de inteligência, nomeadamente os testes de Q.I., o Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC) apresenta a grande vantagem de se basear numa moderna teoria do funcionamento cognitivo, ligando a teoria à prática. O SAC é um instrumento que permite recolher informação sobre: i) os níveis relativos de processamento (áreas fortes e fracas) da pessoa; ii) a competência do processamento em relação aos seus pares; iii) as estratégias que utiliza na resolução de problemas; iv) a relação entre os resultados e avaliações dos processos do PASS; e, v) a implicação que esta informação tem para a pessoa. Neste estudo aplicámos uma adaptação do SAC a um grupo de 210 alunos do 2º, 4º, 6º e 9º anos do ensino básico com o objetivo de analisar a relação entre os processos PASS e o rendimento escolar em geral, bem como em disciplinas tipicamente associadas com o (in)sucesso global dos alunos (Português e Matemática). Os resultados encontrados mostram que a avaliação psicológica centrada nos processos constitui uma alternativa interessante e prometedora, com implicações importantes ao nível da planificação e da intervenção em contextos educativos.Centro de Investigação em Educação e Psicologia2013-01-30T09:39:35Z2013-01-302012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7971http://hdl.handle.net/10174/7971porRosário, A. C., & Candeias, A. (2012). SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP.(ISBN:978-989-8339-14-0).Universidade de Évorahttp://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_SAC_Cristina_Rosario.pdfsimnaonaoanacristinarosario@hotmail.comaac@uevora.pt681Rosário, Ana CristinaCandeias, Adelindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:27.473406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
title |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
spellingShingle |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora Rosário, Ana Cristina Avaliação Psicológica SAC Processos Cognitivos Rendimento Escolar Aprendizagem |
title_short |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
title_full |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
title_fullStr |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
title_full_unstemmed |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
title_sort |
SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora |
author |
Rosário, Ana Cristina |
author_facet |
Rosário, Ana Cristina Candeias, Adelinda |
author_role |
author |
author2 |
Candeias, Adelinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Ana Cristina Candeias, Adelinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Psicológica SAC Processos Cognitivos Rendimento Escolar Aprendizagem |
topic |
Avaliação Psicológica SAC Processos Cognitivos Rendimento Escolar Aprendizagem |
description |
De acordo com o modelo do funcionamento cognitivo desenvolvido por Das e colaboradores, a aprendizagem escolar depende do adequado funcionamento de processos cognitivos básicos que são: a Planificação, a Atenção e os processamentos Simultâneo e Sucessivo. Estes 4 processos designados por PASS são avaliados por um instrumento que foi concebido especificamente para este fim e que se designa por Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC), tradução do original Cognitive Assessment System (CAS). Face às limitações apontadas aos testes tradicionais de inteligência, nomeadamente os testes de Q.I., o Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC) apresenta a grande vantagem de se basear numa moderna teoria do funcionamento cognitivo, ligando a teoria à prática. O SAC é um instrumento que permite recolher informação sobre: i) os níveis relativos de processamento (áreas fortes e fracas) da pessoa; ii) a competência do processamento em relação aos seus pares; iii) as estratégias que utiliza na resolução de problemas; iv) a relação entre os resultados e avaliações dos processos do PASS; e, v) a implicação que esta informação tem para a pessoa. Neste estudo aplicámos uma adaptação do SAC a um grupo de 210 alunos do 2º, 4º, 6º e 9º anos do ensino básico com o objetivo de analisar a relação entre os processos PASS e o rendimento escolar em geral, bem como em disciplinas tipicamente associadas com o (in)sucesso global dos alunos (Português e Matemática). Os resultados encontrados mostram que a avaliação psicológica centrada nos processos constitui uma alternativa interessante e prometedora, com implicações importantes ao nível da planificação e da intervenção em contextos educativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01T00:00:00Z 2013-01-30T09:39:35Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7971 http://hdl.handle.net/10174/7971 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosário, A. C., & Candeias, A. (2012). SAC e Rendimento Escolar: Estudo exploratório com alunos do ensino básico do concelho de Évora. In A. Neto, A. Candeias & C. Pomar (Coords.), Livro de Resumos I Seminário RED. Évora: CIEP.(ISBN:978-989-8339-14-0). Universidade de Évora http://www.projectored.uevora.pt/documentos/Apresentacao_SAC_Cristina_Rosario.pdf sim nao nao anacristinarosario@hotmail.com aac@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136508330901504 |