Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Pedro Filipe Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81463
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_10287d48b754b0f94f923885bc0c0456
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.Clima organizacional e eficácia grupal: O papel mediador dos comportamentos de aprendizagem.EquipasClima organizacionalEficácia grupalComportamentos de aprendizagemTeamsOrganizational climateTeam effectivenessTeam learning behaviorsDissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO clima organizacional é um dos temas mais estudados nas ciências organizacionais. Uma pesquisa abrangente sobre este tema mostrou que o clima organizacional influencia vários outputs individuais, grupais ou organizacionais. O estudo atual visa contribuir para uma melhor compreensão da influência do clima organizacional na eficácia grupal, porque existe uma lacuna no estudo deste fenómeno considerando variáveis ​​mediadoras, como é o caso dos comportamentos de aprendizagem grupal. Considerando a abordagem Input-Process-Output e o modelo Input-Mediator-Outcome-Input, o clima organizacional é visto como um antecedente (input) de eficácia. O seu impacto nos resultados das equipas é devido à sua relação com variáveis ​​intermediárias ou intervenientes. Neste estudo, o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal foi estudado, porque o clima organizacional é visto como um precedente da aprendizagem em equipa, e uma relação positiva entre comportamentos de aprendizagem e eficácia grupal foi encontrada em pesquisas anteriores. Para avaliar a eficácia grupal, foram considerados os seguintes critérios: desempenho da equipa, viabilidade, qualidade da experiência grupal e inovação. A amostra é composta por 535 participantes (445 membros de equipas e 90 líderes de equipas) de 90 equipas, trabalhando em 40 organizações portuguesas distintas, de diferentes setores e áreas de atividade. Os instrumentos para a recolha de dados foram as versões em português de: CLIOR – Organizational Climate Scale; o Team Learning Behaviors’ Instrument; e o Team Effectiveness Measures. Os dados relacionados a três dos quatro critérios de eficácia da equipe (nomeadamente, desempenho, viabilidade e inovação) foram obtidos dos líderes das equipas, enquanto o quarto critério (qualidade da experiência grupal) e dados relacionados com o clima organizacional e aos comportamentos de aprendizagem grupal foram obtidos dos membros das equipas. Para a análise de dados, a regressão múltipla foi maioritariamente utilizada. Os resultados mostraram que o clima organizacional influencia positivamente os comportamentos de aprendizagem grupal. Os comportamentos de aprendizagem, por outro lado, estão positivamente relacionados com os quatro critérios de eficácia das equipas. Por outras palavras, um clima organizacional positivo permite que os comportamentos de aprendizagem grupais surjam, e estes atuam como mediadores entre o clima organizacional e a eficácia grupal, num modelo de mediação total.Climate is one of the most studied topics in the organizational sciences. Extensive research on this subject has shown that organizational climate has an impact on a wide range of individual, group or organizational outcomes. The current research aims to be a contribution to further understanding the influence of organizational climate on team effectiveness, because there is a gap in studying this phenomenon considering mediator variables such as team learning behaviors. Considering the Input–Process–Output approach and the Input-Mediator-Outcome-Input effectiveness model, organizational climate is seen as an antecedent (input) of effectiveness. The impact it has on team results is due to its relationship with mediating or intervening variables. In this study, the mediating role of team learning behaviors was studied, because organizational climate is seen as precedent of team learning, and a positive relation between team learning behaviors and team effectiveness has been found in previous research. In order to evaluate team effectiveness, the following criteria were considered: team performance, viability, quality of group experience, and team process improvement. The sample consists of 535 participants (445 team members and 90 team leaders) from 90 teams, working in 40 distinct Portuguese organizations from different sectors and areas of activity. The instruments for data collecting were the Portuguese versions of: the CLIOR – Organizational Climate Scale; the Team Learning Behaviors’ Instrument; and the Team Effectiveness Measures. Data related to three of the four criteria of team effectiveness (namely, team performance, team viability, and team process improvement) were obtained from team leaders, while the fourth criterion (quality of group experience) and data related with organizational climate and team learning behaviors were from team members. For analyzing data, multiple regression analysis was mainly used. The results showed that organizational climate positively influences team learning behaviors. Team learning behaviors, on the other hand, are positively related to all four criteria of team effectiveness. In other words, a positive organizational climate allows team learning behaviors to arise, and these act as mediators between organizational climate and team effectiveness, in a total mediation manner.2017-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81463http://hdl.handle.net/10316/81463TID:202053270engMaia, Pedro Filipe Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:44:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:32.172132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
Clima organizacional e eficácia grupal: O papel mediador dos comportamentos de aprendizagem.
title Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
spellingShingle Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
Maia, Pedro Filipe Almeida
Equipas
Clima organizacional
Eficácia grupal
Comportamentos de aprendizagem
Teams
Organizational climate
Team effectiveness
Team learning behaviors
title_short Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
title_full Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
title_fullStr Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
title_full_unstemmed Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
title_sort Organizational climate and team effectiveness: The mediating role of team learning behavior.
author Maia, Pedro Filipe Almeida
author_facet Maia, Pedro Filipe Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Pedro Filipe Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Equipas
Clima organizacional
Eficácia grupal
Comportamentos de aprendizagem
Teams
Organizational climate
Team effectiveness
Team learning behaviors
topic Equipas
Clima organizacional
Eficácia grupal
Comportamentos de aprendizagem
Teams
Organizational climate
Team effectiveness
Team learning behaviors
description Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81463
http://hdl.handle.net/10316/81463
TID:202053270
url http://hdl.handle.net/10316/81463
identifier_str_mv TID:202053270
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133929021636608