A educação para a cidadania no primeiro ano do ensino básico: reflexões sobre a implementação da área curricular não disciplinar de formação cívica no primeiro ano nas escolas do Monte e do Chalet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Daniel Gonçalves Lima Nunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/206
Resumo: A presente dissertação de Mestrado aborda a problemática da educação para a cidadania enquanto área e/ou preocupação curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal fim contribuir para a reflexão sobre as finalidades e a natureza da nova área curricular não disciplinar de Formação Cívica criada no âmbito da reorganização curricular do ensino básico de acordo com o Decreto-Lei 6/2001, bem como analisar, por meio de um estudo de caso comparativo, a vivência concreta da referida área curricular por professores e encarregados de educação. Procurando elucidar sobre a importância da área curricular não disciplinar de Formação Cívica no contexto de uma comunidade escolar, adoptou-se um quadro paradigmático de investigação devedor da perspectiva sócio-crítica, privilegiando o uso de instrumentos qualitativos como a análise de documentos e as entrevistas a docentes do Primeiro Ciclo, bem como o emprego de instrumentos quantitativos como os questionários aos pais e encarregados de educação. Através da análise das entrevistas realizadas junto aos professores é possível detectar duas perspectivas diferentes relativamente à área da Formação Cívica. Estas duas perspectivas não são alheias às condicionantes inerentes às diferenças sociais e condições de ensino de uma escola oficial versus privada, bem como dos reflexos que estas condicionantes têm no desenvolvimento social ou pessoal que é necessário trabalhar com os alunos. Quanto aos pais e encarregados de educação, a temática da Formação Cívica é, de uma maneira geral, muito valorizada em ambas as escolas, embora se verifiquem algumas diferenças de posicionamento consoante a escola.
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