O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/193
Resumo: A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas.   Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos.
id RCAP_1a2eb5e196a1d4f5b76c857c7278db22
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.Educação interculturalFormação cívicaComportamentos de riscoTMEA sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas.   Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos.2009-05-12T15:34:43Z2013-08-14T18:00:44Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/193porCota: TME 309Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
title O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
spellingShingle O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos
Educação intercultural
Formação cívica
Comportamentos de risco
TME
title_short O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
title_full O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
title_fullStr O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
title_full_unstemmed O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
title_sort O contributo da formação cívica na prevenção de comportamentos de risco no 2º e 3º ciclo do ensino básico: estudo de caso.
author Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos
author_facet Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Maria da Nazaré Mesquita Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Formação cívica
Comportamentos de risco
TME
topic Educação intercultural
Formação cívica
Comportamentos de risco
TME
description A sociedade contemporânea vive mudanças de certa forma severas que aumentam a exclusão social e o isolamento das populações. Desta forma, cada vez mais temos a necessidade de nos relacionarmos num contexto multicultural. Com isso, sendo Portugal um país que recebe fluxos crescentes de imigrantes, todas as escolas, onde estejam incrementadas as minorias étnicas, se requer a adequação do programa do 1º ciclo do ensino básico à educação intercultural. Neste estudo, dar-se-á importância à educação intercultural tendo em conta a reorganização curricular. Propõe-se, também, analisar os modelos de gestão escolar e, consequentemente, a sua aplicação, as vertentes da gestão escolar e a autonomia e gestão das escolas.   Com este trabalho, propõe-se analisar, também, a especificidade das organizações educativas face à educação intercultural. Para além de se falar da administração educativa, propõe-se analisar a adequação do programa à educação intercultural e também à flexibilidade curricular, tendo em conta a diversidade étnica, social, cultural e religiosa dos alunos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2009-05-12T15:34:43Z
2013-08-14T18:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/193
url http://hdl.handle.net/11328/193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546328584193