Centro de Inteligência Competitiva: fator estratégico para a competitividade das PME: o caso do setor da bijuteria em Limeira – S.P. – Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8287 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Gestão de Pequenas e Médias Empresas |
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Centro de Inteligência Competitiva: fator estratégico para a competitividade das PME: o caso do setor da bijuteria em Limeira – S.P. – BrasilInteligência CompetitivaInteligência OrganizacionalVantagem CompetitivaInformaçãoConhecimentoSistemas de InformaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoCompetitive IntelligenceOrganizational IntelligenceCompetitive AdvantageInformationKnowledgeInformation SystemsInformation and Communication TechnologyDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais – Gestão de Pequenas e Médias EmpresasO crescimento da globalização e o desenvolvimento dos mercados tem vindo a afetar os diversos sectores de atividade económica nos diversos pontos do globo. O lançamento de novos produtos, a inovação tecnológica, os preços competitivos, o desenvolvimento dos transportes e consequentemente a proximidade dos mercados, a filosofia just in time, entre outros fatores recentemente desenvolvidos, têm dado origem a que a concorrência esteja mais próxima apesar das distâncias geográficas registadas. Este incremento da competição à escala mundial aumenta também a incerteza e a volatilidade dos mercados locais, cujos efeitos se fazem sentir de forma permanente nas atividades comerciais desenvolvidas, dificultando as respetivas atividades de gestão. Para esta condição atual da envolvente das organizações económicas, muito têm contribuído os avanços das tecnologias de informação e comunicação que, a diversos níveis têm gerado assimetrias nos mercados. Tecnologia, inovação e diferenciação constituem elementos relevantes a considerar nos modelos de gestão atuais das organizações socioeconómicas, na medida em que impõem escolhas estratégicas mais assertivas. A sociedade atual, designada de informação e de conhecimento, evidencia a informação e o conhecimento como um ativo vital para o desenvolvimento das atividades económicas e das organizações. Assim se compreende que estas privilegiem, cada vez mais, a informação e o conhecimento como fatores críticos de sucesso para o posicionamento e competitividade nos mercados. É a necessidade de perceção e compreensão dos sinais do mercado, cujas alterações põem muitas vezes em causa a competitividade e mesmo a sustentabilidade das organizações, que faz emergir a relevância do conceito de Inteligência Competitiva. Este conceito procura relacionar a informação, enquanto matéria-prima para a decisão, com a capacidade de ação/reação das organizações aos estímulos do mercado. O conceito de inteligência vem, por analogia com a lógica do funcionamento humano, despertar os gestores para a necessidade de uma leitura correta dos sinais do mercado (informação), a sua compreensão e a adequada resposta organizacional às necessidades dos seus clientes. A Inteligência Competitiva, fortemente associada ao conceito de Inteligência Organizacional, ajuda os responsáveis de gestão a compreender a sua organização, para depois poderem captar os sinais do mercado, compreendê-los e tomar as medidas adequadas às exigências identificadas. O presente trabalho visa evidenciar a relevância da criação de um Centro de Inteligência Competitiva para o incremento da competitividade das PME do sector da bijuteria, na cidade de Limeira, S. Paulo-Brasil, partindo da análise da existência de condições para a geração de Inteligência Organizacional como suporte à leitura e reação aos sinais do mercado. Um Centro de Inteligência Competitiva que tenha como principal finalidade a recolha de informação do meio envolvente às organizações, tais como tendências de moda, ações da concorrência e XII monitorização do mercado, informações imprescindíveis ao desenvolvimento de estratégias competitivas e que facilite a compreensão dos sinais do mercado, de modo a que os gestores, de acordo com as respetivas competências, possam preparar as suas organizações e antecipar a evolução dos seus produtos. Para o desenvolvimento deste estudo conta-se com o apoio do SINDIJOIAS - Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo -, sindicato patronal que representa os diversos empresários e organizações deste sector, cuja missão assume o desiderato de alavancar estrategicamente e competitivamente estas organizações económicas. Este trabalho insere-se no âmbito projeto desenvolvido pelo Grupo de Engenharia, Informação e Conhecimento (GEICon) da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Campinas, da responsabilidade do Professor Doutor António Carlos Zambon, no qual a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal participa, e o qual conta com o forte empenho e envolvimento do SINDIJOIAS, parte interessada nesta colaboração numa tentativa de alavancar a competitividade das respetivas organizações do sectorAbstract: The growth of globalization and the market development have been affecting the different sectors of economic activity across the world. The launch of new products, technological innovation, competitive prices, the development in transportation method bringing markets closed and faster, philosophy Just in Time, among other newly developed factors, have made the competition closer despite of the geographical distance. This increase in competition in a worldwide scale also increases the uncertainty and volatility of local markets, the effects of which are felt permanently in commercial activities by organizations, hampering their respective management activities. For this actual condition of the surrounding economic organizations, much has contributed, such as the advances in information and communication technologies, which, at various levels have generated asymmetries in the markets. Technology, innovation and differentiation are important elements to be considered in the current management models of socio-economic organizations, to the extent that they require more assertive strategic choices. The current society, called of information and knowledge, highlights the information and knowledge as a vital asset for the development of organizations economic activities. One can understand why they favor, increasingly, information and knowledge as critical success factors for positioning and market competitiveness. It is the need of perception and understanding of market signals, which changes often put into question the competitiveness and even the sustainability of organizations, which brings out the relevance of the concept of competitive intelligence. This concept seeks to relate the information, as a raw material for decision, with the ability to action / reaction of the organizations to market. The concept of intelligence, by analogy with the human operating logic, come aware managers to the need for a correct reading of market signals (information), their understanding and the appropriate organizational response to customer needs. The Competitive Intelligence strongly associated with the concept of Organizational Intelligence, it minds, first, to help the responsible management to understand your organization, and then be able to capture the market signals, understand them and take appropriate measures to identified requirements. This present study aims to highlight the importance of creating a Competitive Intelligence Centre to increase the competitiveness of the SME in jewelry industry, in Limeira, São Paulo-Brazil, based on the analysis of the existence of conditions for generating organizational intelligence as support for reading and reacting to market signals. A Competitive Intelligence Center that has the main purpose of information gathering from the surrounding environment to organizations such as fashion trends, competition behavior and market monitoring, information which are essential for the development of competitive strategies and to facilitate the understanding the market signs, so that managers, according with their respective competences, can prepare their organizations and anticipate the evolution of their products.For the development of this study, was considered the support of SINDIJOIAS, employer association representing the various businesses and organizations in this sector, whose mission takes desideratum to strategically and competitively leverage these economic organizations. This work is part of the project developed by the Engineering Group, Information and Knowledge of the Faculdade de Tecnologia da Universidade of Campinas, in which the Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal participates, and has the strong commitment and involvement of SINDIJOIAS, interested party in this cooperation in an attempt to boost the competitiveness of the respective sector organizations.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisAnunciação, PedroZambon, António CarlosRepositório ComumSousa, Carla Sofia Sanches2015-04-13T10:27:33Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8287TID:201197693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:26.834882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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