Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8101 |
Resumo: | O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais. |
id |
RCAP_104683db49eb3a1523511f2ab9276a45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8101 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distânciaGamificaçãoMédias sociaisEducação a distânciaGamificationSocial mediaDistance educationO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.O nosso estudo propôs a implementação de Gamificação numa Plataforma Social Académica de uma Universidade Virtual. Gamificação foi definida como o uso de elementos derivados dos jogos em contextos que não são jogos. Adaptando-a ao nosso contexto, quisemos verificar de que forma a sua implementação influenciava a Interação, Colaboração, Cooperação e Aprendizagem Social e ainda as presenças da Comunidade de Investigação, no espaço da Plataforma. Para isso usámos uma Metodologia de Design Based Research numa configuração de Métodos Mistos. Identificámos como foco de análise as formas sociais para a aprendizagem. Começámos por recolher opiniões dos utilizadores, usando entrevistas semi-estruturadas. Os resultados, informaram na construção de um protótipo “gamificado” construído com a ferramenta Elgg. Seguidamente efetuaram-se testes de usabilidade, recolhendo dados da performance e das opiniões dos utilizadores e foi efetuada uma implementação gamificada. Foram depois enviados questionários aos utilizadores e recolhidas estatísticas do uso. Os dados foram descritos, analisados e discutidos, segundo uma ordem cronológica. É discutido o impacto da implementação nas dimensões propostas e possibilidades de investigação futuras.The article reports on the implementation of Gamification in a Social Platform of an Open University. Gamification is the use of game elements in non-game context. We adapted the implementation to context, to inspect the impact on the Interaction, Collaboration, Cooperation, Social Learning and on the Community of Inquiry. We used Design Based Research in a Mixed-Methods configuration. We looked at the Social Forms for Learning as a lens for the Elements. We present our study in a chronological order, explaining how each phase leads to the other. We first gathered information from the users of the academic platform via semi-structured interviews. We then designed a prototype with the Elgg engine, containing Gamification Elements. We made usability tests and gathered data from users´ performance and opinions. After we designed a second implementation, this time for students enrolled in different curricular units. This time we deployed a Survey and gathered information about the use of the platform. Lastly, we present our results discussing the impact on the proposed dimensions, and making suggestions for future research.UID/Multi/04372/2016Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoSaraiva, FernandoMorgado, LinaRocio, Vitor2019-04-15T15:16:13Z2019-032019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8101porSaraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor - Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 120-1532182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp120-153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:34Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:14.972073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
title |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
spellingShingle |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância Saraiva, Fernando Gamificação Médias sociais Educação a distância Gamification Social media Distance education |
title_short |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
title_full |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
title_fullStr |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
title_sort |
Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância |
author |
Saraiva, Fernando |
author_facet |
Saraiva, Fernando Morgado, Lina Rocio, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Lina Rocio, Vitor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Fernando Morgado, Lina Rocio, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Médias sociais Educação a distância Gamification Social media Distance education |
topic |
Gamificação Médias sociais Educação a distância Gamification Social media Distance education |
description |
O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15T15:16:13Z 2019-03 2019-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8101 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor - Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 120-153 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp120-153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817549968419848192 |