Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Arthur Marques de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218001
Resumo: O presente texto é um relato de experiência e apresenta os resultados de uma pesquisa e a viabilidade de estratégias de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na disciplina de Produção de Textos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo principal deste estudo é retomar um construto teórico-metodológico, aplicando-o a um novo contexto –o ensino a distância (EaD) –tendo como base estratégias da Gamificação sob a ótica da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Visando alcançar esse potencial, a metodologia propõe a análise de aulas (presenciais e EaD) de uma turma, realizada no primeiro semestre de 2019. A análise das aulas e o feedback de dezenove alunos por meio de uma pesquisa de satisfação sugerem que mais de 50% dos estudantes classificam a presente experiência de gamificação como algo proveitoso em sua formação. Todavia, ainda existem aspectos a ser melhorados, tais como manter a confidencialidade dos estudantes, repensar o valor das medalhas e definir o perfil dos jogadores.
id UFRGS-2_036b872ccb0eb6e7bd5c73fd76aa23c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218001
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Arthur Marques deSilva, Silvana2021-02-18T04:06:36Z20202237-5864http://hdl.handle.net/10183/218001001121263O presente texto é um relato de experiência e apresenta os resultados de uma pesquisa e a viabilidade de estratégias de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na disciplina de Produção de Textos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo principal deste estudo é retomar um construto teórico-metodológico, aplicando-o a um novo contexto –o ensino a distância (EaD) –tendo como base estratégias da Gamificação sob a ótica da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Visando alcançar esse potencial, a metodologia propõe a análise de aulas (presenciais e EaD) de uma turma, realizada no primeiro semestre de 2019. A análise das aulas e o feedback de dezenove alunos por meio de uma pesquisa de satisfação sugerem que mais de 50% dos estudantes classificam a presente experiência de gamificação como algo proveitoso em sua formação. Todavia, ainda existem aspectos a ser melhorados, tais como manter a confidencialidade dos estudantes, repensar o valor das medalhas e definir o perfil dos jogadores.This text is an experience report and presents the results of a research about the gamification strategies viability in Virtual Learning Environments (VLEs), in the discipline "Text Production" from the Administration course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The main objective of this study is to resume a theoretical-methodological construct, applying it to a new context -distance learning (DE) -based on Gamification strategies from the perspective of Émile Benveniste's Enunciation Theory. Aiming to achieve this potential, the methodology proposes the analysis of specific classes (face-to-face and distance education), held in the first semester of 2019. The classes analysis and the feedback from nineteen students through a satisfaction survey suggest that more than 50% of the students classify the present gamification experience as something useful in their education. However, there are still aspects to be improved, such as maintaining students' confidentiality, rethinking the medals' value and defining the players' profile.Este artículo presenta los resultados de un experimento y la viabilidad de las estrategias de Gamificación en VLE (entornos virtuales de aprendizaje) en la disciplina de producción de texto de una universidad federal. El objetivo principal de este estudio es formular una construcción teórico-metodológica aplicada al aprendizaje a distancia, basada en la aplicación de estrategias de Gamificación desde la perspectiva de la Teoría de la Enunciación de Emile Benveniste. Para alcanzar este potencial, la metodología propone el análisis en el aula (aula y educación a distancia) de una clase, realizada en el primer ciclode 2019. El análisis de las clases y laretroalimentación de diecinueve estudiantes a través de una encuesta de satisfacción, sugieren que más de el 50% de los estudiantes califica la experiencia actual de gamificación como beneficiosa para sus antecedentes. Sin embargo, todavía hay aspectos por mejorar, como mantener la confidencialidad del estudiante, repensar el valor de las medallas y definir el perfil de los jugadores.application/pdfporRevista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 10 (2020), e014942, p. 1-20EnunciaçãoGamificaçãoEnsino a distânciaEnunciationGamificationDistance educationEnunciaciónGamificaciónE-learningUm chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuaisUn chef enla educación superior : una mirada a la gamificación entreciativa en la educación textual de géneroA big boss in higher education : an enunciative look about the gamification in textual genres teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121263.pdf.txt001121263.pdf.txtExtracted Texttext/plain49875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218001/2/001121263.pdf.txta8af91b2aa1a5f9b9808c1733105db38MD52ORIGINAL001121263.pdfTexto completoapplication/pdf1696119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218001/1/001121263.pdfe0a7f8ad37454f74988aedceba0bae06MD5110183/2180012022-07-03 04:54:30.534357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Un chef enla educación superior : una mirada a la gamificación entreciativa en la educación textual de género
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A big boss in higher education : an enunciative look about the gamification in textual genres teaching
title Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
spellingShingle Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
Oliveira, Arthur Marques de
Enunciação
Gamificação
Ensino a distância
Enunciation
Gamification
Distance education
Enunciación
Gamificación
E-learning
title_short Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
title_full Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
title_fullStr Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
title_full_unstemmed Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
title_sort Um chefão no ensino superior : olhar enunciativo sobre a gamificação no ensino de gêneros textuais
author Oliveira, Arthur Marques de
author_facet Oliveira, Arthur Marques de
Silva, Silvana
author_role author
author2 Silva, Silvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Arthur Marques de
Silva, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação
Gamificação
Ensino a distância
topic Enunciação
Gamificação
Ensino a distância
Enunciation
Gamification
Distance education
Enunciación
Gamificación
E-learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Enunciation
Gamification
Distance education
dc.subject.spa.fl_str_mv Enunciación
Gamificación
E-learning
description O presente texto é um relato de experiência e apresenta os resultados de uma pesquisa e a viabilidade de estratégias de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na disciplina de Produção de Textos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo principal deste estudo é retomar um construto teórico-metodológico, aplicando-o a um novo contexto –o ensino a distância (EaD) –tendo como base estratégias da Gamificação sob a ótica da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Visando alcançar esse potencial, a metodologia propõe a análise de aulas (presenciais e EaD) de uma turma, realizada no primeiro semestre de 2019. A análise das aulas e o feedback de dezenove alunos por meio de uma pesquisa de satisfação sugerem que mais de 50% dos estudantes classificam a presente experiência de gamificação como algo proveitoso em sua formação. Todavia, ainda existem aspectos a ser melhorados, tais como manter a confidencialidade dos estudantes, repensar o valor das medalhas e definir o perfil dos jogadores.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-18T04:06:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218001
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-5864
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121263
identifier_str_mv 2237-5864
001121263
url http://hdl.handle.net/10183/218001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 10 (2020), e014942, p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218001/2/001121263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218001/1/001121263.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8af91b2aa1a5f9b9808c1733105db38
e0a7f8ad37454f74988aedceba0bae06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008309075968