Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Nuno Maria Caeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20582
Resumo: Este trabalho tem por base o relato de um ano lectivo 2009/201O de Prática de Ensino Supervisionada (PES) para a especialidade do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, leccionado na Universidade de Évora e contribui para a avaliação do mesmo. O estágio foi realizado no agrupamento de Escolas n° 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva; EB1 Jardim de Infância e Escola Secundária Gabriel Pereira, abrangendo os três ciclos de aprendizagem dando assim cumprimento à exigência curricular. Relata de forma sucinta a preparação científica, pedagógica e didáctica desde o conhecimento do currículo, do conteúdo e dos alunos. Desenvolve de forma fundamentada a planificação, condução de aulas e avaliação das aprendizagens. Faz uma análise das actividades desenvolvidas como professor de uma disciplina e como participante activo na escola e na comunidade escolar. Tenta fundamentar as estratégias, metodologias e decisões tomadas. Por último, realiza uma análise da prática de ensino. O que foi constatado nesta pequena experiência foi uma prática mais consciente e um respeito maior, por nós mesmo, enquanto profissional da educação, e pelos alunos, enquanto sujeitos activos no processo de ensino/aprendizagem. ABSTRACT: This work is based on the report of an academic year 2009/2010 Supervised Teaching Practice (PES) for the specialty Master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, taught at the University of Évora and contribute to the evaluation the same. The group stage was held at school n8 4 EB 2,3 Conde Vilalva e Kindergarten and Secondary school Gabriel Pereira, covering the three cycles of learning thus fulfilling the curricular requirement. Reports briefly the scientific training and didactic knowledge from the curriculum the content and pupils. Develop and informed opinion to planning, conducting classes and learning assessment. Makes and analyses of the activities as a teacher of a discipline and as an active participant in school and school community. Try the strategies, methodologies and decisions. Finally makes an analysis of teaching practice. What was found on this little experiment was a more conscious practice and a greater respect for ourselves as professional education, and students as active participants in the teaching /learning.
id RCAP_104a715824dd3f664b6fc4a7c0a46155
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do BaceloPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEscola secundário Gabriel PereiraPhysical educationInternshipMaster in teachingEste trabalho tem por base o relato de um ano lectivo 2009/201O de Prática de Ensino Supervisionada (PES) para a especialidade do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, leccionado na Universidade de Évora e contribui para a avaliação do mesmo. O estágio foi realizado no agrupamento de Escolas n° 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva; EB1 Jardim de Infância e Escola Secundária Gabriel Pereira, abrangendo os três ciclos de aprendizagem dando assim cumprimento à exigência curricular. Relata de forma sucinta a preparação científica, pedagógica e didáctica desde o conhecimento do currículo, do conteúdo e dos alunos. Desenvolve de forma fundamentada a planificação, condução de aulas e avaliação das aprendizagens. Faz uma análise das actividades desenvolvidas como professor de uma disciplina e como participante activo na escola e na comunidade escolar. Tenta fundamentar as estratégias, metodologias e decisões tomadas. Por último, realiza uma análise da prática de ensino. O que foi constatado nesta pequena experiência foi uma prática mais consciente e um respeito maior, por nós mesmo, enquanto profissional da educação, e pelos alunos, enquanto sujeitos activos no processo de ensino/aprendizagem. ABSTRACT: This work is based on the report of an academic year 2009/2010 Supervised Teaching Practice (PES) for the specialty Master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, taught at the University of Évora and contribute to the evaluation the same. The group stage was held at school n8 4 EB 2,3 Conde Vilalva e Kindergarten and Secondary school Gabriel Pereira, covering the three cycles of learning thus fulfilling the curricular requirement. Reports briefly the scientific training and didactic knowledge from the curriculum the content and pupils. Develop and informed opinion to planning, conducting classes and learning assessment. Makes and analyses of the activities as a teacher of a discipline and as an active participant in school and school community. Try the strategies, methodologies and decisions. Finally makes an analysis of teaching practice. What was found on this little experiment was a more conscious practice and a greater respect for ourselves as professional education, and students as active participants in the teaching /learning.Universidade de Évora2017-02-02T14:59:41Z2017-02-022010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20582http://hdl.handle.net/10174/20582porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Lobo, Nuno Maria Caeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:01.551369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
Lobo, Nuno Maria Caeiro
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Escola secundário Gabriel Pereira
Physical education
Internship
Master in teaching
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Gabriel Pereira, agrupamento de escolas n,º 4 de Évora EB 2,3 conde de Vilalva e EB1 Jardim de Infância do Bacelo
author Lobo, Nuno Maria Caeiro
author_facet Lobo, Nuno Maria Caeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Nuno Maria Caeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Escola secundário Gabriel Pereira
Physical education
Internship
Master in teaching
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Escola secundário Gabriel Pereira
Physical education
Internship
Master in teaching
description Este trabalho tem por base o relato de um ano lectivo 2009/201O de Prática de Ensino Supervisionada (PES) para a especialidade do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, leccionado na Universidade de Évora e contribui para a avaliação do mesmo. O estágio foi realizado no agrupamento de Escolas n° 4 de Évora - EB 2,3 Conde de Vilalva; EB1 Jardim de Infância e Escola Secundária Gabriel Pereira, abrangendo os três ciclos de aprendizagem dando assim cumprimento à exigência curricular. Relata de forma sucinta a preparação científica, pedagógica e didáctica desde o conhecimento do currículo, do conteúdo e dos alunos. Desenvolve de forma fundamentada a planificação, condução de aulas e avaliação das aprendizagens. Faz uma análise das actividades desenvolvidas como professor de uma disciplina e como participante activo na escola e na comunidade escolar. Tenta fundamentar as estratégias, metodologias e decisões tomadas. Por último, realiza uma análise da prática de ensino. O que foi constatado nesta pequena experiência foi uma prática mais consciente e um respeito maior, por nós mesmo, enquanto profissional da educação, e pelos alunos, enquanto sujeitos activos no processo de ensino/aprendizagem. ABSTRACT: This work is based on the report of an academic year 2009/2010 Supervised Teaching Practice (PES) for the specialty Master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, taught at the University of Évora and contribute to the evaluation the same. The group stage was held at school n8 4 EB 2,3 Conde Vilalva e Kindergarten and Secondary school Gabriel Pereira, covering the three cycles of learning thus fulfilling the curricular requirement. Reports briefly the scientific training and didactic knowledge from the curriculum the content and pupils. Develop and informed opinion to planning, conducting classes and learning assessment. Makes and analyses of the activities as a teacher of a discipline and as an active participant in school and school community. Try the strategies, methodologies and decisions. Finally makes an analysis of teaching practice. What was found on this little experiment was a more conscious practice and a greater respect for ourselves as professional education, and students as active participants in the teaching /learning.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01T00:00:00Z
2017-02-02T14:59:41Z
2017-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20582
http://hdl.handle.net/10174/20582
url http://hdl.handle.net/10174/20582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136601743294464