A avaliação da formação : uma questão motivacional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4285
Resumo: Mestrado Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_104ccb543cfa25c65cefb501b3511b15
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação da formação : uma questão motivacional?Formação ProfissionalModelo de avaliação da formação de KirkpatrickMotivação intrínseca e extrínsecaTrainingKirkpatrick Model for training evaluationintrinsic and extrinsic motivationMestrado Gestão de Recursos HumanosNuma sociedade marcada pela crise, inúmeras empresas continuam a apostar fortemente na formação profissional para os seus trabalhadores. A formação profissional assume-se como um factor estratégico de desenvolvimento organizacional, dotando os trabalhadores de competências de forma a efectuar de forma eficaz e eficiente o seu trabalho. Para a Gestão de Recursos Humanos, o desafio é o de perceber porque a aquisição de informação e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos na formação não ocorre do mesmo modo em todos os trabalhadores. O presente trabalho de investigação centra-se na avaliação da formação efectuada pelos formandos e na sua motivação. Em particular, este trabalho incide sobre o modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick, nomeadamente o nível 1 (avaliação da satisfação/reacção dos formandos) e a sua relação com a motivação intrínseca e extrínseca dos formandos. De forma a cumprir o objectivo deste trabalho, efectuou-se uma revisão do estado da arte, a partir da qual foi possível a formulação de várias hipóteses empíricas. Como método de recolha de dados foi utilizado o método quantitativo, através da técnica do questionário aplicado a 80 formandos. O questionário utilizado combinava dois instrumentos: a avaliação da satisfação/reacção dos formandos (modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick) e o WPI (que avalia a motivação intrínseca e extrínseca dos formandos). As principais conclusões obtidas evidenciam a existência de uma correlação estatisticamente significativa entre os resultados obtidos na avaliação da formação e na motivação dos participantes, uma vez que os formandos mais satisfeitos com a formação revelam estar mais motivados intrinsecamente do que extrinsecamente.In a society marked by the economic crisis, many companies continue to invest strongly in training for their employees. The training takes itself as a strategic factor for organizational development, giving workers skills in order to perform effectively and efficiently their work. For Human Resource Management, the challenge is to understand why the acquisition of information and practical applicability of knowledge acquired in training does not occur in the same way in all workers. This research focuses on training evaluation held by the trainees and their motivation. In particular, this work focuses on the Kirkpatrick’s Model for Evaluating Effectiveness of Training Programs, in specifically level 1 (assessment of satisfaction evaluation / trainees reaction) and their relationship with intrinsic and extrinsic trainees motivation. In order to achieve the goal of this work, a review of the state of the art was carried out, from which it was possible to formulate various empirical hypotheses. As a method of data collection was used the quantitative method, using the technique of questionnaire applied to 80 trainees. This questionnaire used a combination of two instruments: satisfaction evaluation / trainees reaction (training evaluation model of Kirkpatrick) and WPI (which evaluates the intrinsic and extrinsic trainee’s motivation). The main conclusions show that there is a significant statistically correlation between the results obtained in the training evaluation and participants motivation, since the trainees that are more satisfied with the course seem to be more intrinsically motivated than extrinsically.Instituto Superior de Economia e GestãoCerdeira, Maria da ConceiçãoRepositório da Universidade de LisboaCosta, Ana Rita Nobre Lourinho da2012-04-26T11:51:09Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4285porCosta, Ana Rita Nobre Lourinho da. 2011. "A avaliação da formação : uma questão motivacional?". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:17Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:58.905176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da formação : uma questão motivacional?
title A avaliação da formação : uma questão motivacional?
spellingShingle A avaliação da formação : uma questão motivacional?
Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da
Formação Profissional
Modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick
Motivação intrínseca e extrínseca
Training
Kirkpatrick Model for training evaluation
intrinsic and extrinsic motivation
title_short A avaliação da formação : uma questão motivacional?
title_full A avaliação da formação : uma questão motivacional?
title_fullStr A avaliação da formação : uma questão motivacional?
title_full_unstemmed A avaliação da formação : uma questão motivacional?
title_sort A avaliação da formação : uma questão motivacional?
author Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da
author_facet Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Maria da Conceição
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick
Motivação intrínseca e extrínseca
Training
Kirkpatrick Model for training evaluation
intrinsic and extrinsic motivation
topic Formação Profissional
Modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick
Motivação intrínseca e extrínseca
Training
Kirkpatrick Model for training evaluation
intrinsic and extrinsic motivation
description Mestrado Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-26T11:51:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4285
url http://hdl.handle.net/10400.5/4285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Ana Rita Nobre Lourinho da. 2011. "A avaliação da formação : uma questão motivacional?". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130996068581376