Validação do team building

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mano, Ana Filipa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4370
Resumo: O objectivo deste estudo é validar uma actividade de Team Building utilizando o modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick. No estudo, foram recolhidos os dados de 25 colaboradores de uma Empresa da Industria Farmacêutica, 9 do sexo feminino e 17 do sexo masculino. A média de idades está entre os 36 anos e os 40 anos e o nível de escolaridade predominante é o ensino secundário, 10 desempenham a função de Chefes de Equipa e 15 a função de Delegados de Informação Médica. Foi avaliado o impacto da acção de Team Building no nível 1 (reacção), nível 3 (comportamento) e nível 4 (reacção) do modelo de Kirkpatrick. O impacto no primeiro nível foi avaliado através de um questionário de avaliação da satisfação dos participantes relativamente à acção; no que diz respeito ao impacto da formação no terceiro nível, foram comparadas as médias das competências comportamentais e técnicas no ano de 2003 e 2004; por último, o impacto no quarto nível foi operacionalizado através do número de vendas de produtos, vendas da companhia, média dos KPI, percentagem de objectivos individuais atingidos, média final competências Core e performance global dos dois anos. Os resultados do estudo demonstraram que os participantes se sentiram bastante satisfeitos com a acção de Team Building e que as competências comportamentais, as vendas por colaborador e performance global, aumentaram significativamente de 2003 para 2004. Por outro lado, as competências técnicas, competências core, média dos KPI e percentagem de objectivos individuais atingida não aumentaram de 2003 para 2004.
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description O objectivo deste estudo é validar uma actividade de Team Building utilizando o modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick. No estudo, foram recolhidos os dados de 25 colaboradores de uma Empresa da Industria Farmacêutica, 9 do sexo feminino e 17 do sexo masculino. A média de idades está entre os 36 anos e os 40 anos e o nível de escolaridade predominante é o ensino secundário, 10 desempenham a função de Chefes de Equipa e 15 a função de Delegados de Informação Médica. Foi avaliado o impacto da acção de Team Building no nível 1 (reacção), nível 3 (comportamento) e nível 4 (reacção) do modelo de Kirkpatrick. O impacto no primeiro nível foi avaliado através de um questionário de avaliação da satisfação dos participantes relativamente à acção; no que diz respeito ao impacto da formação no terceiro nível, foram comparadas as médias das competências comportamentais e técnicas no ano de 2003 e 2004; por último, o impacto no quarto nível foi operacionalizado através do número de vendas de produtos, vendas da companhia, média dos KPI, percentagem de objectivos individuais atingidos, média final competências Core e performance global dos dois anos. Os resultados do estudo demonstraram que os participantes se sentiram bastante satisfeitos com a acção de Team Building e que as competências comportamentais, as vendas por colaborador e performance global, aumentaram significativamente de 2003 para 2004. Por outro lado, as competências técnicas, competências core, média dos KPI e percentagem de objectivos individuais atingida não aumentaram de 2003 para 2004.
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