Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7580 |
Resumo: | Na temática do empreendedorismo estão a ser discutidos quais os fatores que podem ser relevantes na formação de intenções empreendedoras. A investigação sobre intenções empreendedoras revela-se pertinente pois a formação das referidas intenções é, possivelmente, o primeiro passo no processo empreendedor. A investigação que suporta esta dissertação pretende examinar a ligação entre a espiritualidade, a inteligência emocional, a criatividade, as atitudes pessoais para o empreendedorismo, o controlo comportamental percebido e a formação de intenções empreendedoras numa amostra formada por estudantes universitários portugueses. Foram redigidas hipóteses que relacionam os construtos anteriores, na soma de todas as hipóteses está um modelo empírico original. Esta dissertação realizou um estudo quantitativo de corte transversal. Os dados empíricos foram obtidos através de 345 questionários aplicados a estudantes do 3º ano da licenciatura e a alunos de mestrado. Para analisar os referidos dados foi utilizada a técnica de análise de caminhos, a qual nos permitiu verificar a validade estatística das hipóteses expressas no modelo empírico. Os principais resultados indicam que a inteligência emocional tem um efeito positivo na criatividade. As hipóteses que pressupõem a influência das atitudes pessoais para o empreendedorismo e o controlo comportamental percebido sobre as intenções empreendedoras também foram validadas. Verifica-se ainda o papel mediador das atitudes pessoais para o empreendedorismo e do controlo comportamental percebido na relação entre a inteligência emocional e as intenções empreendedoras. Contudo, a espiritualidade mostra uma influência residual ou inexistente sobre os outros conceitos. À luz dos resultados anteriores é possível tirar conclusões que beneficiem a promoção do empreendedorismo tanto em instituições de ensino superior como em outros contextos. Deste modo, para potenciar a formação de intenções empreendedoras recomenda-se que sejam levadas em conta características psicológicas bem como atitudes e comportamentos. |
id |
RCAP_10504ce69d9e67350bbe33285205a10f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de PortugalEmpreendedorismoAspetos psicológicosEmpresáriosNa temática do empreendedorismo estão a ser discutidos quais os fatores que podem ser relevantes na formação de intenções empreendedoras. A investigação sobre intenções empreendedoras revela-se pertinente pois a formação das referidas intenções é, possivelmente, o primeiro passo no processo empreendedor. A investigação que suporta esta dissertação pretende examinar a ligação entre a espiritualidade, a inteligência emocional, a criatividade, as atitudes pessoais para o empreendedorismo, o controlo comportamental percebido e a formação de intenções empreendedoras numa amostra formada por estudantes universitários portugueses. Foram redigidas hipóteses que relacionam os construtos anteriores, na soma de todas as hipóteses está um modelo empírico original. Esta dissertação realizou um estudo quantitativo de corte transversal. Os dados empíricos foram obtidos através de 345 questionários aplicados a estudantes do 3º ano da licenciatura e a alunos de mestrado. Para analisar os referidos dados foi utilizada a técnica de análise de caminhos, a qual nos permitiu verificar a validade estatística das hipóteses expressas no modelo empírico. Os principais resultados indicam que a inteligência emocional tem um efeito positivo na criatividade. As hipóteses que pressupõem a influência das atitudes pessoais para o empreendedorismo e o controlo comportamental percebido sobre as intenções empreendedoras também foram validadas. Verifica-se ainda o papel mediador das atitudes pessoais para o empreendedorismo e do controlo comportamental percebido na relação entre a inteligência emocional e as intenções empreendedoras. Contudo, a espiritualidade mostra uma influência residual ou inexistente sobre os outros conceitos. À luz dos resultados anteriores é possível tirar conclusões que beneficiem a promoção do empreendedorismo tanto em instituições de ensino superior como em outros contextos. Deste modo, para potenciar a formação de intenções empreendedoras recomenda-se que sejam levadas em conta características psicológicas bem como atitudes e comportamentos.In the Entrepreneurship thematic are being discussed which factors might be relevant in the formation of entrepreneurial intentions. The investigation on entrepreneurial intentions reveals itself pertinent for the formation of those intentions. Entrepreneurial intentions is possibly the first step in the entrepreneurial process. The research that supports this dissertation aims to examine the link between spirituality, emotional intelligence, creativity, personal attitudes towards entrepreneurship, perceived behavioral control and the formation of entrepreneurial intentions in a sample composed by Portuguese university students. Hypotheses were written relating the previous constructs, the sum of all hypotheses is an original empirical model. This dissertation conducted a quantitative cross-sectional study. Empirical data were obtained through 345 questionnaires applied to undergraduate students and master's students. To analyse those data was used to path analysis technique, which allow us to verify the statistical validity of its hypotheses expressed in the empirical model. The main results indicate that emotional intelligence has a positive effect on creativity. The hypotheses that assume the influence of personal attitudes towards entrepreneurship and behavioral control realized on the entrepreneurial intentions were also validated. It also notes the mediating role of personal attitudes towards entrepreneurship and behavioral control perceived the relationship between emotional intelligence and entrepreneurial intentions. However, spirituality shows a residual or no influence on other concepts. In the light of previous results can take elations that benefit the promotion of entrepreneurship higher education institutions and in other contexts. Thus, to enhance the training of entrepreneurial intentions are recommended to be taken into consideration psychological characteristics and attitudes and behaviors.2017-05-05T14:53:24Z2017-05-05T00:00:00Z2017-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7580TID:201979241porJorge, Filipa Margarida Eirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:01:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:19.284194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
title |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
spellingShingle |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal Jorge, Filipa Margarida Eira Empreendedorismo Aspetos psicológicos Empresários |
title_short |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
title_full |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
title_fullStr |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
title_full_unstemmed |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
title_sort |
Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal |
author |
Jorge, Filipa Margarida Eira |
author_facet |
Jorge, Filipa Margarida Eira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Filipa Margarida Eira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Aspetos psicológicos Empresários |
topic |
Empreendedorismo Aspetos psicológicos Empresários |
description |
Na temática do empreendedorismo estão a ser discutidos quais os fatores que podem ser relevantes na formação de intenções empreendedoras. A investigação sobre intenções empreendedoras revela-se pertinente pois a formação das referidas intenções é, possivelmente, o primeiro passo no processo empreendedor. A investigação que suporta esta dissertação pretende examinar a ligação entre a espiritualidade, a inteligência emocional, a criatividade, as atitudes pessoais para o empreendedorismo, o controlo comportamental percebido e a formação de intenções empreendedoras numa amostra formada por estudantes universitários portugueses. Foram redigidas hipóteses que relacionam os construtos anteriores, na soma de todas as hipóteses está um modelo empírico original. Esta dissertação realizou um estudo quantitativo de corte transversal. Os dados empíricos foram obtidos através de 345 questionários aplicados a estudantes do 3º ano da licenciatura e a alunos de mestrado. Para analisar os referidos dados foi utilizada a técnica de análise de caminhos, a qual nos permitiu verificar a validade estatística das hipóteses expressas no modelo empírico. Os principais resultados indicam que a inteligência emocional tem um efeito positivo na criatividade. As hipóteses que pressupõem a influência das atitudes pessoais para o empreendedorismo e o controlo comportamental percebido sobre as intenções empreendedoras também foram validadas. Verifica-se ainda o papel mediador das atitudes pessoais para o empreendedorismo e do controlo comportamental percebido na relação entre a inteligência emocional e as intenções empreendedoras. Contudo, a espiritualidade mostra uma influência residual ou inexistente sobre os outros conceitos. À luz dos resultados anteriores é possível tirar conclusões que beneficiem a promoção do empreendedorismo tanto em instituições de ensino superior como em outros contextos. Deste modo, para potenciar a formação de intenções empreendedoras recomenda-se que sejam levadas em conta características psicológicas bem como atitudes e comportamentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-05T14:53:24Z 2017-05-05T00:00:00Z 2017-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7580 TID:201979241 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7580 |
identifier_str_mv |
TID:201979241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137161814999040 |