Antecedentes da intenção empreendedora: aplicação a estudantes de uma instituição de ensino superior de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Filipa Margarida Eira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7580
Resumo: Na temática do empreendedorismo estão a ser discutidos quais os fatores que podem ser relevantes na formação de intenções empreendedoras. A investigação sobre intenções empreendedoras revela-se pertinente pois a formação das referidas intenções é, possivelmente, o primeiro passo no processo empreendedor. A investigação que suporta esta dissertação pretende examinar a ligação entre a espiritualidade, a inteligência emocional, a criatividade, as atitudes pessoais para o empreendedorismo, o controlo comportamental percebido e a formação de intenções empreendedoras numa amostra formada por estudantes universitários portugueses. Foram redigidas hipóteses que relacionam os construtos anteriores, na soma de todas as hipóteses está um modelo empírico original. Esta dissertação realizou um estudo quantitativo de corte transversal. Os dados empíricos foram obtidos através de 345 questionários aplicados a estudantes do 3º ano da licenciatura e a alunos de mestrado. Para analisar os referidos dados foi utilizada a técnica de análise de caminhos, a qual nos permitiu verificar a validade estatística das hipóteses expressas no modelo empírico. Os principais resultados indicam que a inteligência emocional tem um efeito positivo na criatividade. As hipóteses que pressupõem a influência das atitudes pessoais para o empreendedorismo e o controlo comportamental percebido sobre as intenções empreendedoras também foram validadas. Verifica-se ainda o papel mediador das atitudes pessoais para o empreendedorismo e do controlo comportamental percebido na relação entre a inteligência emocional e as intenções empreendedoras. Contudo, a espiritualidade mostra uma influência residual ou inexistente sobre os outros conceitos. À luz dos resultados anteriores é possível tirar conclusões que beneficiem a promoção do empreendedorismo tanto em instituições de ensino superior como em outros contextos. Deste modo, para potenciar a formação de intenções empreendedoras recomenda-se que sejam levadas em conta características psicológicas bem como atitudes e comportamentos.
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