Pedagogia social em âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10259
Resumo: Este trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
id RCAP_1057429aa4dd50f022b3e46e3d493f4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia social em âmbito escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional.This work is in the format of a Reflective Report presenting my personal and professional course as a teacher of the second and third cycles. The preface section targets the importance of the teacher’s reflective act, and mentions the authors that elaborated studies on the subject. The core of this work, in the first part, is a description of my personal, social and axiologic course, and the perception of educational questions, and the encounter with the today’s pedagogues; in the second part, the importance of school in the construction of the “self” (of pupils), addressing the meaning of the school’s origins and its role on the pupil’s character construction; the third part, focuses on the development of the teaching-learning process, the work with the pupils, the teacher’s role and the pupils participation; at last, in the fourth part, I describe my life long professional development, addressing the teacher training and the Master of Education contribution to the teacher profession. The need for life long training is evident in the course of preparing this Report. It is now necessary to be aware that it is a right and a duty of a teacher, to keep its training updated, continuously and in accordance with the requirements of his time. His training and updating of concepts and practices, will be reflected on its intervention in terms of working with pupils, as well as to the level of its personal and professional development.Azevedo, JoaquimGonçalves, José LuísVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMelo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e2013-03-22T14:11:29Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:52.430921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia social em âmbito escolar
title Pedagogia social em âmbito escolar
spellingShingle Pedagogia social em âmbito escolar
Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pedagogia social em âmbito escolar
title_full Pedagogia social em âmbito escolar
title_fullStr Pedagogia social em âmbito escolar
title_full_unstemmed Pedagogia social em âmbito escolar
title_sort Pedagogia social em âmbito escolar
author Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e
author_facet Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Joaquim
Gonçalves, José Luís
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-22T14:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/10259
url http://hdl.handle.net/10400.14/10259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131758830026752