Pedagogia social em âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/10259 |
Resumo: | Este trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional. |
id |
RCAP_1057429aa4dd50f022b3e46e3d493f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia social em âmbito escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional.This work is in the format of a Reflective Report presenting my personal and professional course as a teacher of the second and third cycles. The preface section targets the importance of the teacher’s reflective act, and mentions the authors that elaborated studies on the subject. The core of this work, in the first part, is a description of my personal, social and axiologic course, and the perception of educational questions, and the encounter with the today’s pedagogues; in the second part, the importance of school in the construction of the “self” (of pupils), addressing the meaning of the school’s origins and its role on the pupil’s character construction; the third part, focuses on the development of the teaching-learning process, the work with the pupils, the teacher’s role and the pupils participation; at last, in the fourth part, I describe my life long professional development, addressing the teacher training and the Master of Education contribution to the teacher profession. The need for life long training is evident in the course of preparing this Report. It is now necessary to be aware that it is a right and a duty of a teacher, to keep its training updated, continuously and in accordance with the requirements of his time. His training and updating of concepts and practices, will be reflected on its intervention in terms of working with pupils, as well as to the level of its personal and professional development.Azevedo, JoaquimGonçalves, José LuísVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMelo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e2013-03-22T14:11:29Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:52.430921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia social em âmbito escolar |
title |
Pedagogia social em âmbito escolar |
spellingShingle |
Pedagogia social em âmbito escolar Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pedagogia social em âmbito escolar |
title_full |
Pedagogia social em âmbito escolar |
title_fullStr |
Pedagogia social em âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
Pedagogia social em âmbito escolar |
title_sort |
Pedagogia social em âmbito escolar |
author |
Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e |
author_facet |
Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Joaquim Gonçalves, José Luís Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria de Fátima Quintela Moreira Sampaio e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho em forma de Relatório Reflexivo apresenta o meu percurso pessoal e profissional de professora no ensino do segundo e terceiro ciclos. A introdução trata da importância do acto reflexivo na actividade de professora, bem como faz menção aos autores que elaboraram estudos sobre a “reflexão”. O cerne do trabalho, na primeira parte, consiste na descrição do meu percurso pessoal, social e axiológico, a percepção das questões educativas actuais, o encontro com os novos pedagogos; na segunda parte, a importância da escola na construção do “Eu” (dos alunos), abordando o sentido da origem da escola, e o seu papel na construção do carácter do aluno; na terceira parte, abordo o percurso do desenvolvimento ensino-aprendizagem, com o trabalho com os alunos, o papel do professor e a participação dos mesmos; por fim, na quarta parte, descrevo o percurso do desenvolvimento profissional ao longo da vida, abordando a formação de professores e o contributo do mestrado na profissão. A necessidade de formação ao longo da vida fica evidenciada no decurso da elaboração deste Relatório. Hoje é necessário ter consciência que é um direito mas também um dever do professor, ter uma formação actualizada, contínua e de acordo com as exigências do nosso tempo. A sua formação e actualização ao nível de conceitos e das práticas, reflectir-se-á na sua intervenção ao nível do trabalho com a comunidade escolar, bem como ao nível do seu desenvolvimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-03-22T14:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/10259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/10259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131758830026752 |