Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Francisca Maria da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3230
Resumo: INTRODUÇÃO: O gestor escolar é um profissional que deve buscar atitudes que tenham como base detectar os problemas no âmbito escolar, observar quais são os desafios e diante deles ou dos mesmos levar os impactos sofridos pelos seus alunos e subordinados no decorrer de suas atribuições e funções dentro da escola em prol de traçar perspectivas e soluções empreendedoras; pois todo profissional irá encontrar dificuldade para alcança objectivos positivos em busca de cumprir o seu papel dentro da sociedade. OBJECTIVOS: Conhecer a gestão escolar e como acontece todo o processo nesse ambiente organizacional. METODOLOGIA /MÉTODOS: Estudo exploratório-descritivo, numa amostra de 20 participantes, compostos por director, coordenadores pedagógicos, educadores, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais, numa escola pública de Taquarana, Alagoas, Brasil. A Pesquisa de Campo foi realizada por meio de entrevista e aplicação de questionários. RESULTADOS: Obtivemos 70% de respostas positivas por parte dos educadores, em relação à actuação do gestor e apenas 30% responderam que muitas vezes à gestora entra em assuntos que não de sua responsabilidade. Sobre a gestão escolar as respostas foram unanimes, afirmado que está sendo liderada. CONCLUSÕES: Constamos que a gestão escolar é realizada por um profissional graduado em graduação e que está cursando pós-graduação a qual é uma profissional responsável no seu direccionamento como gestor e que segundo relatos não é autoritária, trabalha em equipe, é responsável e disciplinada. Esteve sempre disposta a aprender e a construir novos conhecimentos para que seja possível um crescimento profissional e pessoal, dentro e fora da escola. PALAVRAS-CHAVE: gestão escolar, organização, ambiente, desafios.
id RCAP_4717fa13b4b240dff604534e76f96995
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolarGestão em educaçãoEducational managementBrasilDomínio/Área Científica::Ciências SociaisINTRODUÇÃO: O gestor escolar é um profissional que deve buscar atitudes que tenham como base detectar os problemas no âmbito escolar, observar quais são os desafios e diante deles ou dos mesmos levar os impactos sofridos pelos seus alunos e subordinados no decorrer de suas atribuições e funções dentro da escola em prol de traçar perspectivas e soluções empreendedoras; pois todo profissional irá encontrar dificuldade para alcança objectivos positivos em busca de cumprir o seu papel dentro da sociedade. OBJECTIVOS: Conhecer a gestão escolar e como acontece todo o processo nesse ambiente organizacional. METODOLOGIA /MÉTODOS: Estudo exploratório-descritivo, numa amostra de 20 participantes, compostos por director, coordenadores pedagógicos, educadores, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais, numa escola pública de Taquarana, Alagoas, Brasil. A Pesquisa de Campo foi realizada por meio de entrevista e aplicação de questionários. RESULTADOS: Obtivemos 70% de respostas positivas por parte dos educadores, em relação à actuação do gestor e apenas 30% responderam que muitas vezes à gestora entra em assuntos que não de sua responsabilidade. Sobre a gestão escolar as respostas foram unanimes, afirmado que está sendo liderada. CONCLUSÕES: Constamos que a gestão escolar é realizada por um profissional graduado em graduação e que está cursando pós-graduação a qual é uma profissional responsável no seu direccionamento como gestor e que segundo relatos não é autoritária, trabalha em equipe, é responsável e disciplinada. Esteve sempre disposta a aprender e a construir novos conhecimentos para que seja possível um crescimento profissional e pessoal, dentro e fora da escola. PALAVRAS-CHAVE: gestão escolar, organização, ambiente, desafios.ABSTRACT INTRODUCTION: A school manager is a professional that should search attitudes that are based on detecting school problems and observing which are the challenges and before them or they take the impacts suffered by their students and subordinates in the course of their duties and functions within the school for the sake of drawing entrepreneurial perspectives and solutions, because every professional will find it difficult to achieve positives goals seeking to fulfill their role inside the society. OBJETIVES: to know the school management and how happens all the organizational process in this environment. METHODOLOGY: Exploratory and descriptive, study on a sample of 20 participants, consisting of director, educational coordinators, educators, general services assistants, in a public school at Taquarana, Alagoas, Brazil. The field research was conducted through interviews and questionnaires. RESULTS: We obtained 70% of positive responses from the educators, regarding manager’s situation only 30% said no and that it often comes into matters that are not their responsibility. In another part of the research on school management the response was unanimous, by being led . CONCLUSIONS: We noticed that school management is conducted by a graduated professional attending graduate who is studying which is a professional responsible about targeting as a manager and reportedly is not authoritarian, working as a team, is responsible and disciplined . Always willing to learn and to build new knowledge for a possible professional and personal growth, inside and outside the school. KEYWORDS: School management; Organization; Environment; Challenges.Cunha, MadalenaAndré, Suzana Maria Fernandes SerranoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarbosa, Francisca Maria da Silva2018-10-15T00:30:10Z2015-10-152015-07-222015-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3230TID:201179709porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:17.439626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
title Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
spellingShingle Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
Barbosa, Francisca Maria da Silva
Gestão em educação
Educational management
Brasil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
title_full Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
title_fullStr Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
title_full_unstemmed Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
title_sort Gestão escolar : O processo organizacional no âmbito escolar
author Barbosa, Francisca Maria da Silva
author_facet Barbosa, Francisca Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Madalena
André, Suzana Maria Fernandes Serrano
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Francisca Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em educação
Educational management
Brasil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Gestão em educação
Educational management
Brasil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description INTRODUÇÃO: O gestor escolar é um profissional que deve buscar atitudes que tenham como base detectar os problemas no âmbito escolar, observar quais são os desafios e diante deles ou dos mesmos levar os impactos sofridos pelos seus alunos e subordinados no decorrer de suas atribuições e funções dentro da escola em prol de traçar perspectivas e soluções empreendedoras; pois todo profissional irá encontrar dificuldade para alcança objectivos positivos em busca de cumprir o seu papel dentro da sociedade. OBJECTIVOS: Conhecer a gestão escolar e como acontece todo o processo nesse ambiente organizacional. METODOLOGIA /MÉTODOS: Estudo exploratório-descritivo, numa amostra de 20 participantes, compostos por director, coordenadores pedagógicos, educadores, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais, numa escola pública de Taquarana, Alagoas, Brasil. A Pesquisa de Campo foi realizada por meio de entrevista e aplicação de questionários. RESULTADOS: Obtivemos 70% de respostas positivas por parte dos educadores, em relação à actuação do gestor e apenas 30% responderam que muitas vezes à gestora entra em assuntos que não de sua responsabilidade. Sobre a gestão escolar as respostas foram unanimes, afirmado que está sendo liderada. CONCLUSÕES: Constamos que a gestão escolar é realizada por um profissional graduado em graduação e que está cursando pós-graduação a qual é uma profissional responsável no seu direccionamento como gestor e que segundo relatos não é autoritária, trabalha em equipe, é responsável e disciplinada. Esteve sempre disposta a aprender e a construir novos conhecimentos para que seja possível um crescimento profissional e pessoal, dentro e fora da escola. PALAVRAS-CHAVE: gestão escolar, organização, ambiente, desafios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
2015-07-22
2015-10-15T00:00:00Z
2018-10-15T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3230
TID:201179709
url http://hdl.handle.net/10400.19/3230
identifier_str_mv TID:201179709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130890047062016