Os erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: Percurso de investigação-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Inês Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15773
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Os erros de base fonológica no início da escolaridade obrigatória: Percurso de investigação-açãoDesvios ortográficosConsciência fonológicaCompetência ortográficaSubstituição de fonemasConsoantes fricativasSpelling deviationsPhonological awarenessSpelling competencePhoneme substitutionFricative consonantsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta uma descrição e análise reflexiva da intervenção realizada em dois contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas escolas localizadas na região de Lisboa. A segunda parte do relatório contempla o estudo empírico realizado intitulado Os desvios ortográficos de base fonológica mais frequentes no início da escolaridade obrigatória: Percurso de investigação-ação. A investigação-ação realizada tem como principal finalidade identificar os tipos de desvios ortográficos mais frequentes no início da escolaridade, bem como as suas possíveis causas e estratégias adequadas para apoiar os alunos no desenvolvimento da competência ortográfica. De modo a guiar o estudo realizado foram delineados os seguintes objetivos gerais: (i) Identificar os tipos de desvios ortográficos de base fonológica mais frequentes num 3.º ano de escolaridade; (ii) Equacionar as causas de desvios ortográficos assentes na substituição de consoantes fricativas (f/v; ʃ/ ʒ); e, (iii) Verificar a influência do desenvolvimento da consciência fonológica na grafia de consoantes fricativas (f/v; ʃ/ ʒ). Para recolher e analisar os dados obtidos ao longo do processo investigativo optei por uma metodologia predominantemente qualitativa, recorrendo a técnicas e procedimentos de recolha, registo e análise de dados como a observação direta participante, a elaboração de notas de campo e a análise documental. Consequentemente, a técnica de análise de dados privilegiada para interpretar os resultados obtidos foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos com a realização do projeto de investigação-ação permitiram perceber que os erros de base fonológica (Vale & Sousa, 2022), mais concretamente, decorrentes da substituição de fonemas, são mais frequentes na turma com a qual se desenvolveu o estudo. Além disso, verificou-se principal incidência em desvios causados pela substituição dos fonemas [v] e [f]. Possivelmente, estas ocorrências prendem-se com a dificuldade em distinguir auditivamente os sons.This report is written for the unit of Supervised Teaching Practice II, of the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. The report is divided in two parts. The first one presents a description and reflexive analysis of the observation and intervention in 1st and 2nd CEB, that happened in two schools located in the Lisbon area. The second part of this report contemplates an investigation about the most frequent phonologically based orthographic deviations at the beginning of mandatory education. The process of research-action has the objective of finding the most frequent type of orthographic mistakes that students make in the beginning of their education, but also, the possible causes for those deviations. In order to guide the following investigation specific objectives were defined: (i) Identify the most frequent types of phonologically based orthographic mistakes in a 3rd year class; (ii) Equate the causes of orthographic deviations based on the substitution of fricative consonants (f/v; ʃ/ ʒ); and (iii) Verify the influence of the development of phonological awareness in the spelling of fricative consonants (f/v; ʃ/ ʒ). To gather and analyze the data throughout the investigation process I chose the qualitative methodology, using data collection techniques as participant observation, document analysis and field notes. Therefore, the data analysis technique that made more sense, in the present investigation, was content analysis. The results of this study allowed me to realize that the most common orthographic deviations, in the class on which the study was implanted, are phonological mistakes, more specifically, in result of phonemes substitution. Furthermore, there was a main incidence in deviations caused by the substitution of phonemes [v] and [f]. Possibly, these occurrences are related to the difficulty in auditory distinguishing sounds. However, it was possible to verify that through phonological development and phonological awareness, these difficulties can be overcome.Ferreira, PatríciaRCIPLRamos, Inês Filipa Rodrigues2023-03-08T11:34:21Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15773TID:203187466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.315191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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