Erros de base fonológica ao nível dos dígrafos no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Raquel da Mota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16927
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Erros de base fonológica ao nível dos dígrafos no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-açãoDesvios ortográficosDígrafosDesenvolvimento fonológicoConsciência fonológicaCompetência ortográficaSpelling deviationsDigraphsPhonological developmentSpelling competenceRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO desenvolvimento e o conhecimento fonológicos são competências fundamentais na aprendizagem da leitura e da escrita, devendo tarefas que os impulsionem, ser anteriores e concomitantes relativamente à introdução das unidades do código alfabético como medida de prevenção para o insucesso e de dificuldades. O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, para obter o grau de mestre no curso Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à intervenção desenvolvida em dois contextos de estágio e a segunda relativa ao estudo desenvolvido com uma turma de 1.º ciclo, subordinado ao título “Os erros de base fonológica ao nível dos dígrafos, no início da escolaridade obrigatória”. Tendo sido esta a temática selecionada, o presente estudo tem como objetivos (i) Categorizar os desvios ortográficos de base fonológica; (ii) verificar a influência de uma sequência didática sobre a representação ortográfica de dígrafos; (iii) aferir a capacidade de mobilização de conhecimento ortográfico sobre os dígrafos em situações de escrita. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se uma investigação-ação, envolvendo uma turma de 2.º ano, estando a instituição localizada na região de Lisboa. Como processos de recolha de dados, recorreu-se à observação direta e participante em sala de aula, tendo sido privilegiada a análise do conteúdo de modo a interpretar e tirar conclusões sobre os resultados obtidos. Os resultados desta investigação mostram que muitos dos desvios ortográficos apresentados pelos alunos são de origem fonológica, incluindo ao nível da substituição e omissão de dígrafos. Estas ocorrências podem dever-se ao facto de a consciência fonológica não estar totalmente desenvolvida, levando à dificuldade em distinguir auditivamente os sons, mas também devido ao desconhecimento de normas ortográficas.Phonological development is a fundamental competence in learning to read and write, and tasks of this nature must be preceded by the introduction of alphabetic code units as a prevention measure for failure and difficulties. This report was prepared within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, in order to obtain a master's degree in the course Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Teaching Basic. It is organized in two parts, the first one referring to the intervention developed in two internship contexts, and the second part, which contemplates the study applied in a 1st cycle class whose theme to be developed were “Basic errors phonology at the level of digraphs, at the beginning of compulsory schooling”. As this was the theme selected, the present study aims to (i) categorize phonologically based spelling deviations; (ii) verify the influence of a didactic sequence on the orthographic representation of digraphs; (iii) assess the ability to mobilize spelling knowledge about digraphs in writing situations. To respond to the defined objectives, an action-research was carried out, involving a 2nd year class, with the institution located in the Lisbon region. As data collection processes, direct and participant observation was used in the classroom, with emphasis on content analysis in order to interpret and draw conclusions about the results obtained. The results of this investigation show that the spelling deviations presented by the students, many are of phonological origin, including the substitution and omission of digraphs. These occurrences are due to the fact that phonological awareness is not fully developed, leading to difficulty in auditory distinguishing sounds, but also due to lack of knowledge of orthographic norms.Ferreira, PatríciaRCIPLGaspar, Raquel da Mota2024-01-19T12:29:37Z2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16927TID:203445643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.303435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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