Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25069 |
Resumo: | As tarefas apresentadas neste relatório de estágio visaram simplificar a operação de marketing da centroProduto. A centroProduto é um site de negócios digitais que visa promover marcas e empresas e estabelecer ligações comerciais entre entidades de negócios. As tarefas que os funcionários executam na centroProduto centram-se em torno de extração e análise de informações e, em seguida, aplicá-las corretamente. As tarefas que desenvolvi consistiram principalmente em criar ou melhorar programas para ajudar as atividades da empresa. A maioria dos programas aqui apresentados tiveram o objetivo de automatizar o processamento de grandes volumes de dados. Alguns desses dados tiveram de passar por processos de tratamento e normalização antes de serem processados. Além disso, os programas tiveram de ser de fácil utilização e feitos à medida dos gostos dos utilizadores que os operam. Sempre que possível, tentei reduzir a carga de trabalho do utilizador por meio de soluções mais práticas e, ocasionalmente, automatizá-lo completamente. Quanto aos programas que interagem com ativos importantes da empresa, dediquei especial atenção aos mecanismos de prevenção e manipulação de erros. Alguns dos temas abordados em todas as tarefas incluem: extração de dados da web, análise de dados, base de dados e, tangencialmente, processamento de linguagem natural e interfaces / melhoramento da experiência do utilizador |
id |
RCAP_105afeeffe51af6bff9443297352b20a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25069 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProdutoAnálise de dadosNormalização de dadosBase de dadosConcordância de sequênciasExtração de dados da webAs tarefas apresentadas neste relatório de estágio visaram simplificar a operação de marketing da centroProduto. A centroProduto é um site de negócios digitais que visa promover marcas e empresas e estabelecer ligações comerciais entre entidades de negócios. As tarefas que os funcionários executam na centroProduto centram-se em torno de extração e análise de informações e, em seguida, aplicá-las corretamente. As tarefas que desenvolvi consistiram principalmente em criar ou melhorar programas para ajudar as atividades da empresa. A maioria dos programas aqui apresentados tiveram o objetivo de automatizar o processamento de grandes volumes de dados. Alguns desses dados tiveram de passar por processos de tratamento e normalização antes de serem processados. Além disso, os programas tiveram de ser de fácil utilização e feitos à medida dos gostos dos utilizadores que os operam. Sempre que possível, tentei reduzir a carga de trabalho do utilizador por meio de soluções mais práticas e, ocasionalmente, automatizá-lo completamente. Quanto aos programas que interagem com ativos importantes da empresa, dediquei especial atenção aos mecanismos de prevenção e manipulação de erros. Alguns dos temas abordados em todas as tarefas incluem: extração de dados da web, análise de dados, base de dados e, tangencialmente, processamento de linguagem natural e interfaces / melhoramento da experiência do utilizadorThe tasks presented in this internship report were aimed at streamlining centroProduto’s marketing operation. centroProduto is a digital-business website which aims at promoting brands and companies and establishing commercial connections between business entities. The tasks employees do at centroProduto center around extraction and analysis of information and then applying it correctly. My assignments consisted mostly in creating or improving programs to aid the company’s activities. Most of programs here presented had the objective of automatizing the processing of large volumes of input data. Some of this data had to undergo treatment and normalization before becoming processable. Additionally, the programs had to be user-friendly and tailor-made to the users who operate them. Whenever possible, I tried to reduce the user’s workload via more practical solutions and occasionally, automatize it completely. As for the programs which interact with important company assets, I have dedicated special attention in error prevention and handling mechanisms. Some of the themes covered throughout the tasks include: web scraping, data analysis, databases and, tangentially, natural language processing and interfaces/user-experience2020-07-26T00:00:00Z2018-07-26T00:00:00Z2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25069porBettencourt, Rui Daniel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:55Zoai:ria.ua.pt:10773/25069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:31.168516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
title |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
spellingShingle |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto Bettencourt, Rui Daniel Soares Análise de dados Normalização de dados Base de dados Concordância de sequências Extração de dados da web |
title_short |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
title_full |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
title_fullStr |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
title_full_unstemmed |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
title_sort |
Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto |
author |
Bettencourt, Rui Daniel Soares |
author_facet |
Bettencourt, Rui Daniel Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bettencourt, Rui Daniel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de dados Normalização de dados Base de dados Concordância de sequências Extração de dados da web |
topic |
Análise de dados Normalização de dados Base de dados Concordância de sequências Extração de dados da web |
description |
As tarefas apresentadas neste relatório de estágio visaram simplificar a operação de marketing da centroProduto. A centroProduto é um site de negócios digitais que visa promover marcas e empresas e estabelecer ligações comerciais entre entidades de negócios. As tarefas que os funcionários executam na centroProduto centram-se em torno de extração e análise de informações e, em seguida, aplicá-las corretamente. As tarefas que desenvolvi consistiram principalmente em criar ou melhorar programas para ajudar as atividades da empresa. A maioria dos programas aqui apresentados tiveram o objetivo de automatizar o processamento de grandes volumes de dados. Alguns desses dados tiveram de passar por processos de tratamento e normalização antes de serem processados. Além disso, os programas tiveram de ser de fácil utilização e feitos à medida dos gostos dos utilizadores que os operam. Sempre que possível, tentei reduzir a carga de trabalho do utilizador por meio de soluções mais práticas e, ocasionalmente, automatizá-lo completamente. Quanto aos programas que interagem com ativos importantes da empresa, dediquei especial atenção aos mecanismos de prevenção e manipulação de erros. Alguns dos temas abordados em todas as tarefas incluem: extração de dados da web, análise de dados, base de dados e, tangencialmente, processamento de linguagem natural e interfaces / melhoramento da experiência do utilizador |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26T00:00:00Z 2018-07-26 2020-07-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25069 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137639577681920 |