Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettencourt, Rui Daniel Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25069
Resumo: As tarefas apresentadas neste relatório de estágio visaram simplificar a operação de marketing da centroProduto. A centroProduto é um site de negócios digitais que visa promover marcas e empresas e estabelecer ligações comerciais entre entidades de negócios. As tarefas que os funcionários executam na centroProduto centram-se em torno de extração e análise de informações e, em seguida, aplicá-las corretamente. As tarefas que desenvolvi consistiram principalmente em criar ou melhorar programas para ajudar as atividades da empresa. A maioria dos programas aqui apresentados tiveram o objetivo de automatizar o processamento de grandes volumes de dados. Alguns desses dados tiveram de passar por processos de tratamento e normalização antes de serem processados. Além disso, os programas tiveram de ser de fácil utilização e feitos à medida dos gostos dos utilizadores que os operam. Sempre que possível, tentei reduzir a carga de trabalho do utilizador por meio de soluções mais práticas e, ocasionalmente, automatizá-lo completamente. Quanto aos programas que interagem com ativos importantes da empresa, dediquei especial atenção aos mecanismos de prevenção e manipulação de erros. Alguns dos temas abordados em todas as tarefas incluem: extração de dados da web, análise de dados, base de dados e, tangencialmente, processamento de linguagem natural e interfaces / melhoramento da experiência do utilizador
id RCAP_105afeeffe51af6bff9443297352b20a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProdutoAnálise de dadosNormalização de dadosBase de dadosConcordância de sequênciasExtração de dados da webAs tarefas apresentadas neste relatório de estágio visaram simplificar a operação de marketing da centroProduto. A centroProduto é um site de negócios digitais que visa promover marcas e empresas e estabelecer ligações comerciais entre entidades de negócios. As tarefas que os funcionários executam na centroProduto centram-se em torno de extração e análise de informações e, em seguida, aplicá-las corretamente. As tarefas que desenvolvi consistiram principalmente em criar ou melhorar programas para ajudar as atividades da empresa. A maioria dos programas aqui apresentados tiveram o objetivo de automatizar o processamento de grandes volumes de dados. Alguns desses dados tiveram de passar por processos de tratamento e normalização antes de serem processados. Além disso, os programas tiveram de ser de fácil utilização e feitos à medida dos gostos dos utilizadores que os operam. Sempre que possível, tentei reduzir a carga de trabalho do utilizador por meio de soluções mais práticas e, ocasionalmente, automatizá-lo completamente. Quanto aos programas que interagem com ativos importantes da empresa, dediquei especial atenção aos mecanismos de prevenção e manipulação de erros. Alguns dos temas abordados em todas as tarefas incluem: extração de dados da web, análise de dados, base de dados e, tangencialmente, processamento de linguagem natural e interfaces / melhoramento da experiência do utilizadorThe tasks presented in this internship report were aimed at streamlining centroProduto’s marketing operation. centroProduto is a digital-business website which aims at promoting brands and companies and establishing commercial connections between business entities. The tasks employees do at centroProduto center around extraction and analysis of information and then applying it correctly. My assignments consisted mostly in creating or improving programs to aid the company’s activities. Most of programs here presented had the objective of automatizing the processing of large volumes of input data. Some of this data had to undergo treatment and normalization before becoming processable. Additionally, the programs had to be user-friendly and tailor-made to the users who operate them. Whenever possible, I tried to reduce the user’s workload via more practical solutions and occasionally, automatize it completely. As for the programs which interact with important company assets, I have dedicated special attention in error prevention and handling mechanisms. Some of the themes covered throughout the tasks include: web scraping, data analysis, databases and, tangentially, natural language processing and interfaces/user-experience2020-07-26T00:00:00Z2018-07-26T00:00:00Z2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25069porBettencourt, Rui Daniel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:55Zoai:ria.ua.pt:10773/25069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:31.168516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
title Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
spellingShingle Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
Bettencourt, Rui Daniel Soares
Análise de dados
Normalização de dados
Base de dados
Concordância de sequências
Extração de dados da web
title_short Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
title_full Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
title_fullStr Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
title_full_unstemmed Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
title_sort Automatização de tarefas no contexto da operação de marketing da centroProduto
author Bettencourt, Rui Daniel Soares
author_facet Bettencourt, Rui Daniel Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettencourt, Rui Daniel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de dados
Normalização de dados
Base de dados
Concordância de sequências
Extração de dados da web
topic Análise de dados
Normalização de dados
Base de dados
Concordância de sequências
Extração de dados da web
description As tarefas apresentadas neste relatório de estágio visaram simplificar a operação de marketing da centroProduto. A centroProduto é um site de negócios digitais que visa promover marcas e empresas e estabelecer ligações comerciais entre entidades de negócios. As tarefas que os funcionários executam na centroProduto centram-se em torno de extração e análise de informações e, em seguida, aplicá-las corretamente. As tarefas que desenvolvi consistiram principalmente em criar ou melhorar programas para ajudar as atividades da empresa. A maioria dos programas aqui apresentados tiveram o objetivo de automatizar o processamento de grandes volumes de dados. Alguns desses dados tiveram de passar por processos de tratamento e normalização antes de serem processados. Além disso, os programas tiveram de ser de fácil utilização e feitos à medida dos gostos dos utilizadores que os operam. Sempre que possível, tentei reduzir a carga de trabalho do utilizador por meio de soluções mais práticas e, ocasionalmente, automatizá-lo completamente. Quanto aos programas que interagem com ativos importantes da empresa, dediquei especial atenção aos mecanismos de prevenção e manipulação de erros. Alguns dos temas abordados em todas as tarefas incluem: extração de dados da web, análise de dados, base de dados e, tangencialmente, processamento de linguagem natural e interfaces / melhoramento da experiência do utilizador
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26T00:00:00Z
2018-07-26
2020-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25069
url http://hdl.handle.net/10773/25069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137639577681920