Práticas inclusivas no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso junto de alunos com multideficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9541 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Especial – Especialidade em Problemas de Cognição e Multideficiência |
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Práticas inclusivas no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso junto de alunos com multideficiênciaInclusãoMultideficiênciaPráticas pedagógicasEstratégiasInteraçãoInclusionMultiple disabilitiesTeaching practisesStrategiesInteractionDissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Especial – Especialidade em Problemas de Cognição e MultideficiênciaA presente investigação pretende conhecer as práticas desenvolvidas pelos docentes de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com multideficiência (MD) no contexto de ER. Nomeadamente procurou: (i) caracterizar as práticas pedagógicas que promovem a inclusão de alunos com MD no ensino regular, (ii) identificar os contextos e as atividades nos quais os alunos com MD participam e (iii) conhecer a perceção de professores e de alunos com desenvolvimento típico (DT) sobre a participação dos alunos com MD nos contextos regulares de ensino. Em termos metodológicos optámos pela realização de um estudo de caso, desenvolvido num estabelecimento do 1.º ciclo do ensino básico com uma Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência (UAEAM) e envolveu cinco alunos com MD, 18 alunos com DT e nove docentes: dois de EE e sete do ER. Recolhemos dados através de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações não participantes, sendo que os dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. De acordo com a nossa investigação, para promoção da inclusão de alunos com MD no contexto de ER, os professores recorrem a estratégias relacionadas com: (i) dinâmica pedagógica, (ii) organização do currículo, (iii) recursos materiais, (iv) trabalho em equipa e (v) princípios e valores. Os professores salientaram com maior ênfase a realização de trabalho colaborativo entre alunos, a adequação das atividades às capacidades dos alunos, o recurso a materiais manipuláveis e a colaboração entre professores de EE e ER. Com respeito à participação dos alunos com MD, os resultados do nosso estudo apontam para que os alunos com problemáticas mais graves manifestem uma reduzida ou ausência participação em atividades em contexto de sala de ER, existindo principalmente participação nos contextos de espaço de recreio e espaço de refeitório. De acordo com os dados recolhidos, quando existe participação no contexto de sala de ER, é privilegiada a participação de alunos com MD em atividades de Expressão Artística e Físico-Motora, sendo estas atividades consideradas pelos professores de ER e EE como potencialmente mais inclusivas destes alunos, principalmente associadas à comemoração de dias temáticos e festivos, desenvolvidas conjuntamente com os pares com DT. Os resultados da investigação evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD no ER, nomeadamente na compreensão e respeito pelas pessoas diferentes por parte de alunos com DT e na socialização dos alunos com MD com os pares com DT. Os alunos com DT manifestam sentimentos favoráveis perante a diferença e de bem-estar face à interação com o colega com MD, sendo referida a concordância com a frequência da escola e turma por parte dos colegas com MD.ABSTRACT The following research intends to know the practices developed by teachers of Regular Education (ER) and Special Education (EE) to promote the inclusion of students with multiple disabilities (MD) in the context of ER. In particular, it sought to: (i) characterize pedagogical practices that promote the inclusion of students with MD in regular education, (ii) identify the contexts and activities in which students with MD participate and (iii) identify the perception of teachers and students with typical development (DT) on the participation of students with MD in the regular teaching contexts. In methodological terms, we chose to carry out a case study, developed at a primary school, with a Specialized Unit for Multi Disability Students (UAEAM) and involved five students with MD, eighteen students with DT and nine teachers: two from EE and seven from ER. We collected data through documentary research, semi-structured interviews and non-participant observations, being that the data analysis was performed using content analysis. According to our research, in order to promote the inclusion of students with MD in the context of ER, teachers use strategies related with: (i) pedagogical dynamics, (ii) curriculum organization, (iii) material resources, (iv) teamwork, and (v) principles and values. The teachers laid strong emphasis on the accomplishment of collaborative work among students, the adaptation of the activities to the students' capacities, the use of manipulable materials and the collaboration between EE and ER teachers. In regard to the participation of students with MD, the results of our study point out that students with more serious problems show a reduced or absent participation in activities in the context of ER room, existing mainly participation in the contexts of playground and cafeteria. According to the collected data, whenever there is participation by students with MD in the environment of the ER room, it mainly occurs in activities such as Artistic and Physical-Motor Expression, where both ER and EE teachers consider them as potentially more inclusive of these students, and they are mainly associated with the celebration of themed and festive days, undertaken jointly with DT pairs. The results of the investigation show that the teachers agree with the inclusion of students with MD in the ER, namely the understanding and respect for different people by students with DT and the socialization of MD students with DT pairs. The students with DT show favourable feelings regarding the difference and well-being when interacting with the colleague with MD, being mentioned the acceptance of the colleagues with MD frequenting the school and the class.Nunes, ClarisseRCIPLPêgo, António Joaquim Costa2019-02-20T12:05:25Z2018-12-122018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9541TID:202106004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.803851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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