Inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico: práticas usadas num caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6247 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino Especial – ramo de Problemas de Cognição e Multideficiência |
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Inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico: práticas usadas num casoInclusãoMultideficiênciaPráticas pedagógicasEstratégiasInclusionMultiple disabilitiesTeaching practisesStrategiesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino Especial – ramo de Problemas de Cognição e MultideficiênciaO presente trabalho pretende conhecer as práticas desenvolvidas pelos docentes de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com multideficiência (MD) no ensino regular. Especificando, procurou: i) conhecer as perceções dos professores do ER e da EE sobre a inclusão de alunos com MD; ii) caracterizar as atividades em que os alunos com MD são envolvidos no contexto regular de ensino; iii) identificar as estratégias utilizadas pelos docentes nas suas práticas educativas com alunos com MD; e iv) identificar os meios e os recursos utilizados para promover a inclusão desses alunos. Metodologicamente optámos pela realização de um estudo de caso, desenvolvido num estabelecimento do 1º ciclo do ensino básico com uma Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM) e envolveu três alunos com MD e três docentes: dois de EE e um do ER. Recolhemos dados através de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações (naturalista e sistemática). Os dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD no ensino regular e que se preocupam em desenvolver atividades que promovam a inclusão social, ainda que frequentemente essas atividades se realizem no contexto da UAAM. Prevalece o envolvimento dos alunos com MD em «atividades da vida diária»; «atividades de tempos livres»; e «atividades socioculturais». Parece ser dada menor atenção às «atividades académicas». Os resultados apontam para uma maior preocupação na inclusão social e não tanto na inclusão académica. Para promover a inclusão de alunos com MD recorrem a estratégias dirigidas à comunidade escolar, a estratégias focadas nos alunos com desenvolvimento típico e a estratégias centradas nos alunos com MD. No que diz respeito às estratégias centradas nos alunos com MD, para auxiliar estes alunos a serem o mais participativos possível nas atividades, a ter sucesso nas suas aprendizagens e a ter oportunidades de interação com os pares sem NEE recorrem a: (i) estratégias comunicativas, dirigidas a alunos com e sem NEE; (ii) estratégias promotoras da participação dos alunos com MD; (iii) estratégias relacionadas com o bem-estar dos alunos com MD, e (iv) estratégias relacionadas com os recursos utilizados. Os docentes afirmam ainda utilizar recursos tecnológicos, todavia os materiais comuns são os mais usados, seguindo-se os materiais específicos. A qualidade do contexto da UAAM estudada parece ser boa, mas existem alguns constrangimentos.ABSTRACT This investigation pretends to know the practises developed by Regular (ER) and Special Education (EE) Teachers to promote the inclusion of multiple disabilities studentes (MD) in reguar education. Specifying it intends to: i) know the perceptions of Regular (ER) and Special Education (EE) Teachers on the inclusion of multiple disabilities studentes (MD); ii) characterize the activities in which students with MD are involved on regular education; iii) identify the tools and resources used to promote this students inclusion. Methodologically speaking we opted for a case study, developed on a Support Unit Students with multiple disabilities (UAAM) inserted on a 1 st cycle regular education school. This study involved three students with MD and three teachers: two from EE and one from ER. Our data were collected by documentary research, semi-structured interviews and naturalista and systematic observation. To analize data we used analysis content. The results show that teachers agree with MD inclusion students on regular education and concerne about developing activities that promote social inclusion in spite of these activities, most of the times, occured in UAAM context. The main concerne appears to be the commitment of MD students in “activities of daily life”; “leisure activities” and “socio-cultural activities”. It seems to be given less attention to “academic activities”. The results show a bigger concern to social inclusion instead of an academic inclusion. To promote the inclusion of MD students, teachers appeal to strategies that involve school community, typical behavior and MD students. The focus on MD students strategies exists to help them to be more participative in activities, to be more successfully on there learnings and to help them to interact with pairs that don’t have special needs, namely on: (i) communication strategies addressed to students with and without special needs; (ii) strategies that promote the participation of MD students (iii) strategies that promote the well-being of MD students and (iv) strategies related to used resources. Teachers also related the use of technological resources, but stress the use of common materials, followed the specific materials. The quality of UAAM context studied seems to be good, but there are some constraints.Nunes, ClarisseRCIPLFuentes, Marisa Miguel Assis2016-06-28T10:34:35Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6247TID:201349841porFuentes, M. M. A.. (2015). Inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico: práticas usadas num caso [Dissertação de mestrado não publicada] Escola Superior de Educação de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:50:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:24.845933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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