O impacto de uma intervenção na motivação na qualidade da aprendizagem : uma experiência de caso único
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2127 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação - Núcleo de Psicologia Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2009 |
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O impacto de uma intervenção na motivação na qualidade da aprendizagem : uma experiência de caso únicoPsicologia educacionalQualidade da aprendizagemMotivação (Psicologia)Teses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação - Núcleo de Psicologia Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2009O presente estudo, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado integrado em psicologia na área das modificações das concepções e das abordagens à aprendizagem, teve como objectivo testar, através de uma experiência de caso único, a influência de uma intervenção na motivação, na qualidade da aprendizagem. Mais concretamente, tendo por base um programa de apoio à aprendizagem, tentou verificar-se em que medida o estímulo (através da técnica de reestruturação cognitiva) a uma orientação motivacional de carácter mais intrínseco melhora a qualidade da aprendizagem (medido através da taxonomia SOLO). Os resultados apoiam as hipóteses iniciais demonstrando que ocorreram alterações de carácter quantitativo (na melhoria do produto da qualidade da aprendizagem) e de carácter qualitativo (ao nível de processos motivacionais, cognitivos e comportamentais).The present study, was conducted in the context of a master dissertation in a Psychology degree that focuses on modification of conceptions and of an approaches to learning. It's goal was to test, through a single case experiment, the influence of an intervention in motivation in the quality of learning. On the basis of a support to learning program, it has been tried to verify in what way the stimulus (through the cognitive restructuring technique) to an intrinsic motivation enhances the qualitity of learning (measured by the SOLO taxonomy). The results support the initial hypothesis demonstrating that changes did occur when it came to quantitative measures (quality of learning) and when it came to qualitative measures (motivational, cognitive and behavioral processes).Duarte, António Manuel Simões Pereira, 1961-Repositório da Universidade de LisboaTrindade, Ana Filipa Marques2010-12-09T13:14:01Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/ms-exceltext/xmlapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2127porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580403info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:35.712295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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