Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tânia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/746
Resumo: O presente estudo teve como objectivos conhecer a percepção dos professores do ensino básico acerca da postura corporal dos alunos na sala de aula e analisar a postura de alunos do 1º ano do ensino básico. Este estudo foi realizado numa escola do 1º Ciclo, com 6 professores voluntários e 40 alunos do 1º ano. Na I parte referente ao estudo qualitativo, realizou-se uma discussão por grupo focal, com um roteiro de perguntas que os professores foram discutindo livremente expondo as suas opiniões. Concluiu-se que há por parte dos professores noção de como é a postura corporal dos alunos na sala de aula, como essa postura corporal, pode influenciar de forma, positiva ou negativa o estado de saúde do aluno na sala de aula e comprometer a qualidade de vida dos alunos. Na II parte quantitativa os alunos foram avaliados através do registo fotográfico, num programa de avaliação postural, demonstrando os resultados que na amostra em estudo não foi encontrado desvio vertical significativo entre a cintura escapular e a cintura pélvica. No entanto, foi encontrado desvio horizontal significativo do alinhamento das omoplatas entre si e das espinhas ilíacas postero-superiores entre si, já indicando um início de desvio postural com carácter escoliótico. Conclui-se pois que os alunos avaliados apresentavam problemas posturais com necessidade de serem acompanhados por Fisioterapeutas.
id RCAP_10664bccf40881c3903c9125859894ea
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolarEducação posturalPrevençãoPromoção da saúdeCriançasPostural educationPreventionHealth promotionO presente estudo teve como objectivos conhecer a percepção dos professores do ensino básico acerca da postura corporal dos alunos na sala de aula e analisar a postura de alunos do 1º ano do ensino básico. Este estudo foi realizado numa escola do 1º Ciclo, com 6 professores voluntários e 40 alunos do 1º ano. Na I parte referente ao estudo qualitativo, realizou-se uma discussão por grupo focal, com um roteiro de perguntas que os professores foram discutindo livremente expondo as suas opiniões. Concluiu-se que há por parte dos professores noção de como é a postura corporal dos alunos na sala de aula, como essa postura corporal, pode influenciar de forma, positiva ou negativa o estado de saúde do aluno na sala de aula e comprometer a qualidade de vida dos alunos. Na II parte quantitativa os alunos foram avaliados através do registo fotográfico, num programa de avaliação postural, demonstrando os resultados que na amostra em estudo não foi encontrado desvio vertical significativo entre a cintura escapular e a cintura pélvica. No entanto, foi encontrado desvio horizontal significativo do alinhamento das omoplatas entre si e das espinhas ilíacas postero-superiores entre si, já indicando um início de desvio postural com carácter escoliótico. Conclui-se pois que os alunos avaliados apresentavam problemas posturais com necessidade de serem acompanhados por Fisioterapeutas.This study aims at assessing the perception of elementary school teachers about the posture of the students in the classroom and to analyze the attitude of students in 1st year of primary school. This research was conducted in a school from the 1st cycle, with six volunteer teachers and 40 students of 1 year. In part I concerning the qualitative study, there was a discussion by focus groups with a script of questions that teachers were discussing freely stating their opinions. It is there by the notion of teachers as the body posture of the students in the classroom, such as body posture may influence how positive or negative health status of students in the classroom and compromise the quality of students' lives. In part II students were assessed by photographic record, a program of postural assessment, the results showed that in the sample was not found significant vertical deviation between the shoulder girdle and pelvic girdle. However, we found significant deviation from the horizontal alignment of the shoulder blades together and the posterior-superior iliac spines between them, already indicating a beginning of scoliosis deviation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do PortoMelo, Cristina ArgelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Tânia2012-10-08T12:28:00Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:40:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:11.800162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
title Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
spellingShingle Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
Lima, Tânia
Educação postural
Prevenção
Promoção da saúde
Crianças
Postural education
Prevention
Health promotion
title_short Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
title_full Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
title_fullStr Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
title_full_unstemmed Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
title_sort Crescer com saúde. Perspectiva dos professores do 1.º ciclo acerca da postura dos alunos e análise postural de crianças com 6 a 7 anos inseridas na comunidade escolar
author Lima, Tânia
author_facet Lima, Tânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Cristina Argel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação postural
Prevenção
Promoção da saúde
Crianças
Postural education
Prevention
Health promotion
topic Educação postural
Prevenção
Promoção da saúde
Crianças
Postural education
Prevention
Health promotion
description O presente estudo teve como objectivos conhecer a percepção dos professores do ensino básico acerca da postura corporal dos alunos na sala de aula e analisar a postura de alunos do 1º ano do ensino básico. Este estudo foi realizado numa escola do 1º Ciclo, com 6 professores voluntários e 40 alunos do 1º ano. Na I parte referente ao estudo qualitativo, realizou-se uma discussão por grupo focal, com um roteiro de perguntas que os professores foram discutindo livremente expondo as suas opiniões. Concluiu-se que há por parte dos professores noção de como é a postura corporal dos alunos na sala de aula, como essa postura corporal, pode influenciar de forma, positiva ou negativa o estado de saúde do aluno na sala de aula e comprometer a qualidade de vida dos alunos. Na II parte quantitativa os alunos foram avaliados através do registo fotográfico, num programa de avaliação postural, demonstrando os resultados que na amostra em estudo não foi encontrado desvio vertical significativo entre a cintura escapular e a cintura pélvica. No entanto, foi encontrado desvio horizontal significativo do alinhamento das omoplatas entre si e das espinhas ilíacas postero-superiores entre si, já indicando um início de desvio postural com carácter escoliótico. Conclui-se pois que os alunos avaliados apresentavam problemas posturais com necessidade de serem acompanhados por Fisioterapeutas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-10-08T12:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/746
url http://hdl.handle.net/10400.22/746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131316899282944